Vinho

vinhoDesde as civilizações antigas até os dias atuais, o Vinho é repleto de simbolismos.

O simbolismo do vinho já foi correlacionado com a religião e a sexualidade, por exemplo. No que se refere à representatividade, é fundamental considerar o contexto social e cultural que originou esses símbolos.

A presença do resveratrol é um dos benefícios do vinho para a saúde. Ele é um forte antioxidante que se encontra na casca das uvas, elemento do vinho tinto.

Simbolismo do Vinho

O vinho simboliza fertilidade, conhecimento, prazer, sagrado e o amor divino. Além disso, devido à coloração do vinho tinto, ele representa o sangue e a imortalidade. Devido a isso, ela é considerada a bebida sagrada dos deuses.

Na Idade Média, o vinho era tido como símbolo da cultura europeia. Nesse sentido, ela era uma bebida muito consumida, visto que, nesse período, a produção era largamente incentivada.

O vinho era visto com finalidades religiosas, entretenimento e diversão. Vale mencionar que, em alguns casos, ela substituía a água, visto que a proliferação de muitas doenças era ocasionada pela ingestão de água contaminada.

símbolo do vinho

Vinho no Cristianismo

No que se refere ao cristianismo, o vinho simboliza o sangue de Cristo e, por isso, é visto como uma bebida sagrada.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabeça

Desse modo, na Eucaristia, por exemplo, o vinho é tomado no “Cálice do Sangue de Cristo”. Nesse caso, essa comunhão é digerida pelo padre, que partilha, também, o pão que, por sua vez, é visto como símbolo do corpo de Cristo. Uma vez que eles estejam juntos, simbolizam a existência de Cristo.

Na “Última Ceia”, Jesus elege o vinho como símbolo do seu sangue. Algumas religiões, como a católica e protestante, por exemplo, adotaram o vinho como bebida santificada.

Vinho e Dionísio

Dionísio, na mitologia grega, era o deus do vinho. Ele possuía conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Além disso, era detentor dos segredos da produção do vinho.

O filho de Zeus com a princesa Sêmele também era associado às festas e atividades relacionadas ao prazer material.

Ele era um dos doze deuses olímpicos que habitava o Monte Olimpo. Logo, era um dos mais importantes na mitologia grega.

Veja também o significado do símbolo Zeus.

Dionísio é representado nas pinturas e esculturas como um jovem belo, de cabelos longos e, na maior parte das vezes, alegre. Historiadores dizem que essa é uma marca da embriaguez causada pelo vinho. Ainda nessa perspectiva, ele aparece segurando um cacho de uva ou uma taça de vinho. Quando não está nu, está coberto por um manto feito de pele de leopardo ou leão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coruja Maori

No que se refere ao culto a Dionísio, ele ocorreu em várias regiões da Grécia Antiga, atingindo Creta. Isso consistia em festas grandiosas ou encenações teatrais. É importante mencionar que a alegria, os prazeres da vida e os efeitos do vinho eram temas recorrentes das festividades dionisíacas. Além disso, era comum a oferenda de animais, como coelhos, por exemplo.

vinho símbolo

Cabe mencionar que Dionísio também era conhecido como Baco na mitologia romana e, de acordo com a mitologia grega, foi casado com Ariadne. Além do vinho e da videira, outros símbolos também associados ao deus Dionísio são a planta trepadeira, Hera, e o Tirso.

É importante notar que, em muitas ocasiões, o vinho era considerado uma bebida perigosa, visto que, além de causar embriaguez, estava intrinsecamente ligado aos cultos pagãos. Ainda nessa perspectiva, chamavam de “bacanais” as festas de cunho religioso destinadas ao culto de Baco (Dionísio). Atualmente, essa expressão é sinônimo de orgia.

Benefícios do Vinho

Os principais benefícios do vinho para a saúde são:

  • Melhoria na digestão: Aumenta a produção do suco gástrico, estimula a vesícula e melhora a digestão do carboidrato.
  • Diminui o risco de problemas cardíacos: Combate o colesterol.
  • Previne tromboses: Como é antioxidante, previne, também derrames e acidentes vasculares.
  • Aumenta o colesterol bom.
  • Diminui o risco de aterosclerose.
Veja também. Significado do símbolo ->  Elefante

É fundamental destacar que esses benefícios são obtidos com base em um consumo regular de vinho tinto. Indica-se que seja consumido de um a duas taças de 125 ml por dia.

Cabe acrescentar que o suco de uva também oferece diversos benefícios para a saúde, entretanto, o álcool do vinho amplia a absorção dos componentes benéficos das frutas.