Trevo de Quatro Folhas

O Trevo de quatro folhas é uma planta herbácea que cresce em regiões temperadas. É conhecida nos quatro cantos do mundo como amuleto, sobretudo devido à sua raridade. Entretanto, o tipo de trevo mais comum e mais fácil de ser encontrado é o que possui apenas três folhas.

Sendo assim, devido à raridade, encontrar um trevo de quatro folhas tornou-se um símbolo e um sinal de êxito. Ademais, as pessoas gostam de carregar consigo a imagem do trevo de quatro folhas, seja em roupas, acessórios, como brincos e colares, por exemplo, e até mesmo tatuagens.

trevo de quatro folhas símbolo

Lenda do Trevo de Quatro Folhas

Segundo a lenda relatada por historiadores, no ano 200 a.C, juízes e sacerdotes na Inglaterra e Irlanda julgavam que o trevo de quatro folhas era sagrado. Isso acontecia porque o trevo formava a imagem de uma cruz, que por sua vez representava unidade e equilíbrio. Diante disso, para essas pessoas, encontrar um trevo de quatro folhas significava ter sorte e sucesso na vida.

As pessoas que eram responsáveis pelas tarefas de aconselhamento jurídico e filosófico dentro da sociedade celta, os chamados Druidas, julgavam que o trevo de quatro folhas trazia boa fortuna. Sendo assim, aqueles que dispusessem de um, tornariam-se capazes de absorver os poderes da natureza e, até mesmo, boa sorte celeste.

Veja também. Significado do símbolo ->  Crucifixo

Cruz de trevo

Vale mencionar que cada folha também possui um significado, além da imagem da Cruz. O trevo de quatro folhas pode ser interpretado, também, como as quatro estações do ano, os quatro elementos da natureza e as quatro fases da Lua.

Faz-se importante apontar que cada folha do trevo tem um significado especial:

  • 1ª folha: remete à esperança;
  • 2ª folha: remete à fé;
  • 3ª folha: remete ao amor;
  • 4ª folha: remete à sorte.

Veja também o significado do símbolo Lua.

Simbologia do trevo

O Dia do Trevo é comemorado no dia 17 de março pelos países falantes da língua inglesa. Essa celebração corresponde ao dia de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda.

Neste dia, as pessoas colocam trajes verdes e saem pelas ruas fazendo uma longa caminhada festiva.

Pode-se dizer que o dia de São Patrício é, provavelmente, o dia de santo mais celebrado ao redor do mundo. Entretanto, faz-se importante destacar que, nessa festa, o trevo utilizado é o de três folhas. Isso se dá porque São Patrício escolheu esse símbolo para simbolizar a força do cristianismo quando ele teve sucesso ao tentar converter alguns druidas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fauno

De acordo com a tradição, quando encontramos um trevo de quatro folhas, sugere-se que seja presenteado principalmente a uma pessoa próxima e/ou que tenha muita estima. Essa prática sugere que ambos serão bem-aventurados.

Tatuagem de trevo de quatro folhas

No que tange às tatuagens de trevos de quatro folhas, elas usualmente possuem o mesmo significado da planta.

Outras sugestões para essa tatuagem podem incluir o trevo com inscrições das palavras esperança, fé, amor e sorte sob o trevo.

É importante destacar que o duende é um personagem popular na Irlanda, bem como em todo o mundo. Sendo assim, o duende irlandês tende a ser associado ao trevo de quatro folhas e, simultaneamente, as pessoas unificam os dois desenhos no momento de fazer a tatuagem.

A tatuagem de trevo de quatro folhas pode ser feita de diversos modelos e tamanhos e os locais preferidos são tornozelos, ombros e pulsos.

trevo de quatro folhas desenho

Trevo de quatro folhas na mitologia celta

Há alguns séculos, o trevo foi considerado pela maioria das culturas celtas antigas como algo sagrado. Como o trevo sempre foi popular, acabou se tornando o símbolo da Irlanda e representou a cultura celta e do país por muitos séculos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lobo