Quadrado

Se olharmos em volta, nosso cotidiano está rodeado de símbolos, com os mais variados significados e ensinamentos: são sinais religiosos, científicos, matemáticos. Muitos deles têm origem na Antiguidade e perduram até hoje. O que não é de se estranhar, visto que uma das funções do símbolo é unificar pensamentos e valores e ser facilmente transmitido ao longo de gerações. Por isso, é importante entender a origem e significado dos símbolos.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o símbolo de Quadrado, sua origem e significados.

símbolo quadrado

O que é Quadrado?

Denominamos quadrado uma figura geométrica plana que possui quatro lados iguais unidos por quatro ângulos retos (90º). Também conhecido como quadrilátero, pertence ao universo dos paralelogramos, cujos lados opostos são paralelos, assim como os retângulos e losangos.

Considerado um dos principais símbolos do universo (os demais são o ponto, o círculo e a cruz), não é só na matemática e geometria que o quadrado é popular. Ele possui em suas formas mais mistérios e ensinamentos do que você imagina.

Descubra agora alguns dos principais significados, utilidade e simbolismo do quadrado em nossa vida.

A simbologia do Quadrado

Visualize em sua mente um quadrado. Analise suas linhas, formato e ângulos. Perceba que ele é feito de lados iguais, não há distorções em sua forma fechada. É esse o ponto de partida para entendermos a simbologia do quadrado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Karma

Considerado um símbolo de proteção, propriedade e limites, o quadrado representa solidez, estabilidade e ordem.  Fechado em seus quatro lados, pode simbolizar estagnação, interrupção e limites.

Também está associado à masculinidade (Yin) em oposição à feminilidade (Yang) representada pelo círculo. Enquanto o círculo representa o tempo em movimento, o quadrado representa a inércia e o limite. O círculo seria o incorpóreo, a alma. Já o quadrado seria o corpo físico e o mundo material.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang e Círculo.

O Quadrado na espiritualidade

No mundo espiritual, o quadrado é carregado de simbolismo. É um dos principais elementos usados em rituais sagrados, juntamente com o círculo, o triângulo, a estrela e a lua. No contato com o universo cósmico, enquanto o círculo representa o céu, o quadrado representa a Terra. Também simboliza os quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água; as quatro fases da lua; os quatro pontos cardeais e as quatro estações do ano. No cristianismo, o quadrado representa ainda os quatro apóstolos: João, Mateus, Marcos e Lucas.

Veja também os significados dos símbolos Triângulo, Estrela e Lua.

O Quadrado para Pitágoras

Pitágoras (569 aC – 475 aC), o grande matemático grego, via no quadrado a unificação dos quatro elementos do Universo. Constituíam, assim, um símbolo da perfeição.

Outra associação direta do quadrado a Pitágoras é o seu famoso Teorema para medir triângulos e retângulos, que diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Mas, nesse caso, o quadrado não representa figura geométrica e sim um número multiplicado por si mesmo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

O Quadrado Mágico

O quadrado mágico é um jogo matemático que serve para testar nosso raciocínio lógico e habilidade com números. Não há certeza de sua origem, mas existem registros de sua aparição em um manuscrito árabe de fins do século VII.

Esse jogo de raciocínio constitui-se de uma tabela quadrada composta de nove casas numéricas (3×3). Os números são dispostos em progressão aritmética, sendo que a soma de cada coluna, linha e as duas diagonais devem ter sempre o mesmo resultado.

Tipos de quadrados mágicos:

  • Quadrado imperfeito ou defeituoso: A soma das linhas não necessita ser igual à das colunas ou das diagonais.
  • Quadrado hipermágico: Obedece às regras do quadrado mágico e possui outras regras. Por exemplo: trocando-se 2 colunas de lugar, forma-se outro quadrado mágico.
  • Quadrado diabólico: Trata-se de um quadrado hipermágico com propriedades bem mais complexas e maior nível de dificuldade.

O Quadrado no Islamismo

No Islamismo, o quadrado representa o coração dos homens, composto por quatro inspirações (caminhos) possíveis: a divina, a angelical, a humana e a diabólica. Já o coração dos deuses teria a forma triangular, pois está livre da influência do demônio.

Também aparece em outro forte símbolo do Islamismo, a Estrela de Oito Pontas, encontrada em mesquitas, bandeiras e no Alcorão. Ele é formado pela sobreposição de dois quadrados, sendo que cada ângulo aponta para um lado, formando a estrela.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Tau

O Quadrado na Astrologia

Durante a leitura de um Mapa Astral, ao dividirmos os 360° pelo número 4, obtemos 90, que é o valor da distância em graus entre dois planetas. A isso chamamos quadratura. O resultado dessa divisão é um quadrado, que simboliza um conflito, uma zona de tensão no mapa dessa pessoa, que resulta em um aspecto importante de sua personalidade.

Também na Astrologia, o quadrado simboliza os quatro elementos que influenciam nossa vida e definem parte de nossa personalidade: a Terra (onde pisamos), o Ar (que evoca as informações), o Fogo (que representa ações e vontades) e a Água (nossas emoções).

Quadrado elemental ou quadrado dos elementos: os elementos Terra, Água, Fogo e Ar podem apresentar duas qualidades opostas: quente/frio ou seco/úmido. Quando possuem a mesma qualidade, são chamados adjacentes e quando opostos, são chamados diagonais.

Veja também o significado do símbolo Pirâmide.