Triângulo

triângulo símbolo

O Triângulo é um dos símbolos geométricos mais místicos da humanidade. São tantos mistérios e conceitos que, muitas vezes, não fazemos nem ideia do motivo, mas sempre o associamos a grupos secretos, como os Illuminatis, ou a locais misteriosos que são indecifráveis para humanidade até os dias atuais, como o Triângulo das Bermudas. Mas, assim como está envolto em diversos significados enigmáticos, ele também representa muitas coisas positivas que poucos conhecem!

Simbologia do triângulo

Formado por três lados, a história simbólica do triângulo sempre esteve presente em religiões e culturas ao redor do mundo, onde era usado para retratar uma santíssima Trindade.

No Cristianismo, por exemplo, era: Deus Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo, onde temos seres distintos, mas que são a mesma essência, um só.

No Hinduísmo, eram Brahma (Criador), Vishnu (o preservador) e Shiva (o destruidor); o mesmo se repetia no Egito, com Ísis, Osíris e Hórus; no espiritismo víamos Deus, princípio espiritual e princípio material. Já nos Celtas, tínhamos o triângulo representado nos aspectos da mãe terra: virgem, mãe e anciã.

Até na Filosofia víamos a simbologia do triângulo associada a uma trindade, Platão, definia: ser (modelo perfeito), devir (cópia do modelo) e receptáculo (espaço, lugar).

Para compreendermos melhor todos esses significados, podemos pegar como base o que as escolas esotéricas dizem do significado do triângulo. Visto como a trindade divina, podemos compreender todas as religiões como um lado a harmonia, o outro a sabedoria e, por fim, a perfeição, como no Cristianismo, por exemplo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ametista

Se prestarmos atenção em todos os significados de cada cultura e religião, perceberemos que o triângulo é um símbolo da soma, que necessita de dois elementos complementares para dar origem a um terceiro, assim como a soma da vida e da morte, que dá resultado à evolução do homem, ou luz e trevas, que resultam em conhecimento, dentre outros.

triângulo

Triângulo maçônico

A maçonaria, uma famosa sociedade secreta que utiliza a filosofia e a filantropia como base, utiliza o triângulo como símbolo do desenvolvimento e amadurecimento espiritual. Seus lados representam luz e trevas, enquanto sua base significava a duração.

Através da influência do Grão-Mestre Benjamin Franklin, o triângulo se tornou uma imagem muito famosa na nota de um dólar, onde vemos a ponta de uma pirâmide com um olho, sendo iluminada pelo sol: o chamado Olho que Tudo Vê.

Veja mais sobre o significado do símbolo Olho que Tudo Vê e Pirâmide.

Outra curiosidade é que a sociedade chama de Triângulo Maçônico, um núcleo formado por três a seis mestres maçons com intuito de formar uma Loja Maçônica – que é a estrutura onde os maçons se reúnem para trabalhar de maneira ritualística segundo os ritos que adotarem.

Veja também. Significado do símbolo ->  Golfinho

Para eles, os triângulos têm três significados relacionados aos elementos terrestres: o triângulo retângulo, que simboliza a água; o triângulo isóscele (dois lados idênticos), que simboliza o fogo; e o triângulo escaleno (três lados desiguais) que simboliza o ar.

Triângulo e alquimia

Na Alquimia, o triângulo equilátero (ou seja, um triângulo com todos os seus lados iguais) é utilizado para representar os quatro elementos, de forma que o triângulo que aponta para cima simboliza o fogo; o triângulo que também aponta para cima, mas traz um corte de uma linha horizontal, simboliza o ar; enquanto o triângulo apontando para baixo representa a água e o outro que também aponta para baixo, mas com um corte de uma linha horizontal, simboliza a terra. Assim, esses quatro tipos são organizados e formam o pentagrama, famoso símbolo da Alquimia.

Uma curiosidade interessante é que, nas culturas romanas, gregas e indianas, o triângulo equilátero para baixo simboliza a mulher, por representar o púbis ou órgão sexual feminino. Em outras culturas, dois triângulos equiláteros unificados pela sua base representam as fases crescente e minguante da lua, ao mesmo tempo em que são unidos pelas pontas, representam a união do masculino e feminino.

Tatuagem de Triângulo

Diante desses diversos significados, muitos ainda ficam confusos quando o assunto é fazer uma tattoo de triângulo, mas, ao mesmo tempo, é um dos símbolos que mais fazem sucesso no mundo da tatuagem, para ambos os sexos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Labirinto

Se, por exemplo, você optar por um desenho com um triângulo virado para cima, você pode estar querendo passar o significado de fluidez, mudança ou, para os homens, virilidade. Já quando a forma está virada para baixo, ela pode representar o feminino ou a passividade.

Há quem também tatue o famoso triângulo com um olho dentro, que pode significar um símbolo cristão, o “Olho da Providência”, que representa conhecimento ou onisciência espiritual. Assim, como dissemos acima, ele também pode representar algo misterioso, como a maçonaria.

Mas há quem só use por simpatizar com a forma geométrica ou, para as pessoas que gostam de muitas tatuagens, ele é uma ótima opção para encaixar em pequenos espaços vazios.

Veja também o significado do símbolo Delta.