Rinoceronte

O Rinoceronte é um grande mamífero de origem africana que vive isolado em florestas e savanas. O animal é símbolo de poder, liderança, proteção, soberania, firmeza e ferocidade. No entanto, sua simbologia, dependendo da forma como está retratado, também pode indicar passividade, não violência e solidão.

Por ser o segundo maior mamífero do mundo, o rinoceronte também é símbolo de grandeza e força, sendo um dos animais mais fortes que existem. Existem cinco espécies diferentes de rinoceronte, sendo que, dessas, três estão correndo o risco de extinção.

rinoceronte símbolo O rinoceronte também simboliza a África, assim como as girafas e os leões. Apesar de contraditória, sua simbologia está presente em muitos desenhos e estátuas mundo afora. Apesar de apresentar sempre um comportamento muito agressivo, é comum também ver o rinoceronte descansando passivamente. É um animal herbívoro.

Como escudo em brasões de famílias, o rinoceronte por vezes também é muito retratado, podendo simbolizar tenacidade, vigor e harmonia. Já para os pigmeus e demais tribos da África, o rinoceronte representa coragem e fertilidade.

Chifre do rinoceronte

O chifre do rinoceronte, por ser um objeto fálico, simboliza virilidade, sexualidade, poder e fertilidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pentagrama

São bem utilizados para remédios e soluções afrodisíacas para homens que enfrentam problemas na vida sexual. Por isso, o comércio do chifre do rinoceronte é muito difundido, principalmente no Oriente. Isso tem levado a caças desenfreadas contra o rinoceronte. Tais atividades já estão colocando em extinção três das cinco espécies de rinoceronte existentes.

Essa tradição do chifre do rinoceronte ser afrodisíaco é bem antiga, e os estudiosos acreditam que ela teve início nas tribos africanas, que acreditavam que o pó do chifre do rinoceronte, quando ingerido, possuía poderes mágicos de fertilizar o homem para que ele engravidasse as mulheres.

Era dada principalmente aos grandes guerreiros, que também representavam para as tribos virilidade e poder, pois eram os homens mais fortes que havia naquela época.

Antigamente, na Europa, os místicos caçavam rinocerontes, lhes arrancavam os chifres e vendiam como se fossem de unicórnios para as pessoas menos desavisadas da época, alertando sobre o poder mágico que aqueles chifres possuíam.

Veja também os significados dos símbolos Unicórnio e Touro.

Rinoceronte no Espiritualismo

O rinoceronte também é um animal muito representado no mundo espiritual, e por muitas vezes simboliza solitude e reflexão, pois passam a maior parte do tempo sozinhos. Em razão disso, são considerados animais pacíficos e reflexivos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coelho

símbolo rinoceronte

O rinoceronte pode ser considerado seu animal totem no espiritualismo, e isso indica que você é uma pessoa solitária e sábia na maior parte do tempo. Sempre está bem com você mesmo e não há nenhum problema em ficar sozinho, com sua própria companhia por longos períodos de tempo.

Pode ser também que, tendo esse animal como símbolo espiritual, você seja viciado em trabalho, tendo sucesso principalmente em áreas que se relacionam com a mente, como psicologia, psicanálise e neurologia.

Sonhar com rinoceronte

Sonhar com um rinoceronte tem relação com equilíbrio e confiança. Significa que você está carregado de uma forte energia que poderá lhe auxiliar a realizar o que você desejar e em um curto período de tempo. Essa energia é mental, pois o rinoceronte é ligado à sabedoria e às destrezas mentais.

Agora, se o rinoceronte está em seu habitat deitado, pode ter relação com algo que você está procrastinando e não cumprindo com seus deveres. Portanto, a ideia é você ter consciência disso e passar a se mover para realizar suas obrigações.

Veja também. Significado do símbolo ->  Elfo

Se o rinoceronte estiver dentro de uma jaula, pode significar êxito social ou profissional na vitória de uma empreitada.

Tatuagem de rinoceronte

Como o rinoceronte simboliza poder, solidão e reflexão, as tattoos de rinoceronte são feitas grandiosas para enfatizar o enorme poder desse animal e toda sua magnitude.

Também é bastante comum que a tatuagem de rinoceronte seja representada de uma maneira tribal, justamente pela origem africana do animal e sua relação com os tribais e nativos africanos. Alguns budistas também se utilizam de tatuagens de rinocerontes, pois eles também representam meditação e reflexão.