Símbolo da Pedagogia

Significado do Símbolo da Pedagogia

Símbolo da Pedagogia muitas vezes é representado pela coruja, que é um símbolo de sabedoria e conhecimento, e por isso muitas vezes é associada com a atividade do pedagogo. Contudo, oficialmente o símbolo da Pedagogia é o Caduceu de Hermes dourado colocado a frente do símbolo da flor de lis representado na cor verde.

O Caduceu de Hermes é representado por um bastão ou cedro disposto verticalmente e com asas, que tem em torno de si duas serpentes que se enrolam de forma espiralada.

O Caduceu de Hermes ou Caduceu de Mercúrio (Hermes para os gregos e Mercúrio para os Romanos) faz referência ao caduceu que carregava Hermes, o mensageiro dos deuses da mitologia grega, que era um símbolo de um mundo dual, dividido em duas partes opostas e complementares, homem e mulher, noite e dia, quente e frio, alto e baixo e assim por diante. No símbolo da Pedagogia ele aparece em dourado representando a luz do conhecimento. O Caduceu de Hermes é também o símbolo da Contabilidade e algumas vezes aparece erroneamente como símbolo da Medicina.

Veja também. Significado do símbolo ->  Papai Noel

As duas serpentes que aparecem no símbolo são uma representação da busca pelo conhecimento e pela sabedoria, e são ainda um símbolo da kundalini, representando assim também autoconhecimento e busca espiritual. Já a flor de
lis é um símbolo tradicionalmente ligado a nobreza, lealdade, honra, virtude e soberania.

A pedra, que tradicionalmente é usada como símbolo da Pedagogia, é a safira azul. Representando pureza, expressão, conhecimento, comunicação e a luz do entendimento, sendo a pedra que aparece no anel de formatura usado pelos
novos pedagogos. 

Veja também os significados dos símbolos: