Caveira Mexicana

A caveira mexicana é chamada também de caveira de açúcar. Ela é usada no Dia dos Mortos e representa uma celebração à vida e proteção.

Sua origem remonta aos imigrantes italianos (missionários) que vieram para o Novo Mundo no século XVII. Provavelmente, tiveram a ideia de fazer caveiras de açúcar a partir do costume da arte cristã registrada em Palermo (Itália), na Páscoa, em que se faziam anjos ou cordeiros de açúcar para adornar os altares da igreja católica.

Significado de caveira mexicana

As caveiras mexicanas representam uma pessoa que se foi. A caveira costuma ter o nome dessa pessoa escrita na testa e é colocado na casa da família ou na tumba para honrar o morto. Elas são utilizadas no período do Dia de los Muertos, celebrado entre 31 de outubro e 2 de novembro, no México.

As cores em que as caveiras são pintadas são também importantes. O vermelho é usado para simbolizar o sangue que une as famílias; laranja representa o sol; amarelo representa a calêndula mexicana; roxo é a representação da dor ou da nobreza; rosa e branco são símbolos de esperança e celebração; preto representa a Terra dos Mortos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abelha

Símbolo da caveira mexicana

A caveira mexicana remonta à produção abundante de açúcar desse país da América Central e à falta de recursos para se comprar decoração para as igrejas locais. Moldes para caveiras de açúcar foram encontrados datando do século XVIII no México. Também se acredita que o símbolo da caveira faça referência às culturas Maias, Incas e Astecas que habitavam o México no passado.

Simbolismo da caveira mexicana

A caveira mexicana é um símbolo da arte folclórica do país e é pintada com grandes sorrisos, adornos e desenhos coloridos e com brilhos. São feitas por artesãos experientes. As cores fortes utilizadas para pintar as caveiras se dão porque a ideia é celebrar a vida daqueles que se foram.

A caveira mexicana é um símbolo de um modo de lembrar a vida dos que faleceram e o impacto que tiveram em nossa existência. Também é um modo de mostrar que, apesar de eles terem partido, ainda estão com as pessoas que lhes amam por meio de seus sentimentos e memórias.

Veja também. Significado do símbolo ->  Perséfone

Simbologia da caveira mexicana

As caveiras mexicanas são feitas de uma pasta de açúcar chamada alfeñique, que mistura o açúcar à água quente e ao limão, entre outros ingredientes. Assim, é possível criar uma matéria-prima similar a caramelos, aptas a serem moldadas. As caveiras pequenas costumam representar crianças e as caveiras grandes representam adultos.

Além de dedicar as caveiras aos mortos, também é possível presentear com uma caveira alguém que está vivo. O significado desse presente é que aquela pessoa é importante para quem lhe entrega a caveira. O nome dessa pessoa será escrito então na testa da caveira, exatamente como é feito com os mortos.

Tatuagem da caveira mexicana

A caveira mexicana como tatuagem carrega a simbologia de proteção contra espíritos malignos e homenagem à vida. Pode ser feita em uma variedade ampla de coloridos, dependendo do gosto de quem a tatua. Normalmente, são escolhidas até quatro cores por tatuagem. Desenhos de rosas são, por vezes, associados às caveiras mexicanas.