Lírio

O Lírio é um dos tipos de flores mais vendidos do mundo e também uma das plantas mais antigas conhecidas pelo homem. Espalhada por diversas partes ao redor do mundo, essas flores são as mais populares entre os mitos e lendas sendo, em algumas histórias fantásticas, consideradas mágicas.

Seu perfume inebriante e seu formato curioso e diferenciado faz do lírio uma das flores mais usadas em eventos e na decoração. O símbolo de lírio é um item muito presente em brasões de famílias reais na Europa.

simbolismo do lírio

Simbolismo do Lírio

Para o senso comum, o significado dessa flor está ligado à inocência, pureza celestial e à virgindade. Porém, existem diversas simbologias para elas.

Lírio no Amor

O lírio tem muitos significados, e um deles está relacionado à paixão e ao erotismo. Essa interpretação é favorecida devida ao formato da planta, que possui pistilo que se sobressai e muito se assemelha ao órgão reprodutor masculino. Em algumas literaturas, a flor é usada para fazer alusão aos momentos de intimidade entre as pessoas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

Quanto ao amor, o lírio é usado para destacar um amor impossível ou aparentemente irrealizável. Ele levanta várias reflexões ao que é chamado de glória do amor.

Lírio na Cultura Egípcia

Para os egípcios, os lírios brancos simbolizavam Isis, deusa da sabedoria e fertilidade.

Lírio no Catolicismo

Para os católicos, a flor de lírio é símbolo da Virgem Maria, refletindo a pureza e a castidade daquela que é imaculada desde sua concepção. Por esse motivo, elas aparecem frequentemente nas cerimônias de casamento, nos buquês e nas grinaldas das noivas.

Lírio na Bíblia e Religião

O lírio é considerado uma flor sagrada e, por isso, é mencionado em livros sagrados como a Bíblia. Uma das passagens do evangelho de Mateus em que Jesus faz menção a eles: “Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles”.

Em algumas religiões afro-brasileiras, o lírio é a flor oferecida à divindade feminina Oxum, deusa dos rios, cachoeiras e águas doces.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coelho

Lírio na Realeza

O lírio em flor também é muito associado à realeza e à nobreza, uma vez que é símbolo de prosperidade, soberania, poder, honra e lealdade. É comum encontrar essa planta no desenho estilizado da flor de lis, nos brasões das casas de famílias reais desde a época medieval.

Lírio na cultura chinesa

Para os chineses, os lírios simbolizam o verão e a fartura. Ainda nessa corrente de pensamento, essa flor também representa o amor eterno e a pureza do corpo e da alma.

lírio tatto

Tipos e significado do lírio

Considerada a flor da alegria e da prosperidade, a simbologia do lírio pode variar de acordo com suas cores:

  • Lírios de pétalas brancas: Simbolizam pureza e inocência.
  • Lírios de pétalas laranjas: Representam fascínio e atração imensuráveis.
  • Lírios de pétalas lilás: Indicam matrimônio e maternidade.
  • Lírios de pétalas azul: Significam segurança e bons sentimentos.
  • Lírios de pétalas amarelas: Representam amizade ou também a vontade de retomar um romance.
  • Lírios rosa e vermelho: Significam amor e sensualidade.