Zeus

tattoo zeusZeus, na mitologia grega, é o deus dos deuses, simboliza o deus maior, o soberano do Monte Olimpo. Seu correspondente na mitologia romana é Júpiter.

Deus tem, por símbolo e simbolismo, o raio e o trovão, em razão da simbologia descrita nas histórias de sua criação e da luta com seu pai Cronos.

Existem também outros significados para Zeus, como a águia, o touro e o carvalho.

Veja também os significados dos símbolos Raio, Trovão e Águia.

Zeus é filho do titã Cronos e da titãnide Reia, sendo o filho mais novo. Com medo de ser destronado por um de seus filhos, todas as crianças que nasciam, Cronos as engoliam. Reia, cansada desses impropérios e das maldades de Cronos, escondeu Zeus quando este nasceu e entregou a Cronos uma pedra enrolada em um pano que ele engoliu pensando ser a criança.

Reia, então, escondeu Zeus numa caverna em Creta. Existem diversas lendas acerca de como ele teria sido criado:

  • pela Mãe-Terra Gaia;
  • por uma cabra de nome Amalteia;
  • por uma ninfa de nome Adamanteia;
  • por uma ninfa de nome Cinosura;
  • por uma ninfa de nome Melissa.
Veja também. Significado do símbolo ->  Mãos dadas

Quando Zeus chegou à vida adulta, junto de Métis, elaborou um plano para derrotar seu pai. Métis preparou uma poção mágica e entregou a Cronos para que ele bebesse. Bebendo, Cronos regurgitou todos os filhos engolidos irmãos de Zeus, entre eles Hades e Poseidon, que posteriormente entraram em batalha contra o pai.

Em seguida, Zeus libertou os gigantes, os hecatônquiros e os ciclopes que estavam presos no Tártaro.

Depois da luta contra seu pai, Zeus, junto de seus irmãos, dividiu a governança do mundo. Hades passaria a governar o mundo inferior e dos mortos. Poseidon seria o deus dos terremotos e dos oceanos e mares. Zeus teria ficado sendo o deus do céu e do ar. A Terra, ou Gaia, não podia ser dividida, então teria ficado sob responsabilidade dos três.

Zeus foi casado por duas vezes, com Métis e com Hera, da qual teve inúmeros descendentes entre deuses, semideuses e mortais. Mas também é bem conhecido por suas aventuras sexuais, tendo inúmeros casos extraconjugais dos quais nasciam grandes lendas ou heróis, como seus filhos com sua irmã Deméter (Apolo, Ártemis, Hermes e Perséfone).

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

zeus símbolo

Suas conquistas amorosas são referências às conquistas da Grécia e muitas regiões remotas e outros povos e povoados, e a absorção dos seus cultos em torno das deusas amantes de Zeus. Mas é bom ressaltar que Zeus não teve aventuras amorosas apenas com deusas.

Para realizar suas aventuras, Zeus se disfarçava de muitas coisas, como uma serpente para amar Perséfone, águia para amar Leda e até mesmo uma chuva de moedas de ouro para enganar Danae.

Veja também os significados dos símbolos Cronos, Hades e Perséfone.

Trovão e Raio de Zeus

Quando resolveu enfrentar seu pai junto de seus irmãos, Zeus foi apoiado pelos gigantes e ciclopes para se verem livres das maldades de Cronos. Por isso, entregaram a cada um dos deuses uma arma específica.

  • Para Poseidon, entregaram um tridente;
  • Para Hades, entregaram um capacete que o tornava invisível
  • Para Zeus, entregaram o raio, por isso seu símbolo principal até hoje é o raio.

Veja também o significado do símbolo Tridente.

Quando Zeus está insatisfeito com os humanos ou enraivecido por qualquer motivo, ele faz justiça lançando seus raios, cujo barulho, chamado de trovão, representa sua voz divina e sua ira naquele momento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Invertida

A luminosidade do raio de Zeus simboliza também esclarecimento e verdade, iluminação por ele ser considerado o Rei dos Deuses.

Em razão de sua luminosidade, Zeus também se tornou o deus da verdade e da justiça.

A estátua de Zeus em Olímpia fazia parte das sete maravilhas do mundo e os Jogos Olímpicos, no início na Grécia, eram realizados em sua homenagem.

Tatuagem de Zeus

A tattoo de Zeus é bem comum, sendo representado sempre com barba e cabelos longos e encaracolados, com uma coroa de louros sobre a cabeça e com o raio em uma das mãos.