Cronos

Cronos, na mitologia grega, simboliza a personificação do tempo. Ele é o mais jovem dos titãs e filho de Urano, que representa o céu estrelado, e Gaia, que representa a terra. Nos dias de hoje, o símbolo de Cronos define o tempo cronológico e físico entendido como os anos, meses, dias, horas, segundos e suas frações.

Na mitologia romana, Cronos é representado como Saturno e é o deus do milho e da agricultura.

Conforme a lenda descrita por Hesíodo em sua obra Teogonia, Urano tinha muito medo de perder seu poder para um dos titãs seus filhos e, por essa razão, sempre que uma nova criança era concebida, ela era devolvida para o útero da mãe Gaia.

cronos titã

Em razão disso, e cansada dos impropérios, Gaia resolveu esconder seu filho mais novo, Cronos. Quando Cronos cresceu, Gaia construiu e lhe entregou uma foice e pediu que atacasse seu pai Urano.

Cronos, por sua vez, acabou por castrar Urano e jogou seus testículos no oceano. Do sangue que se derramou sob a terra, surgiram os gigantes, as erínias e as melíades. E dos testículos surgiu Afrodite, a deusa do amor para os gregos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fada

Logo, Cronos começou a governar, tomando por esposa sua irmã Reia. Seu tempo de reinado ficou conhecido como a Idade do Ouro.

Os filhos de Cronos

Esposo de Rea, Cronos teve com ela seis filhos, cada qual com sua simbologia:

  • Hera, deusa das bodas, das mulheres e da maternidade;
  • Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano;
  • Héstia, deusa do lar e da família;
  • Hades, deus dos mortos e do mundo inferior (inferno);
  • Poseidon, deus supremo do mar e dos terremotos;
  • Zeus, deus do céu, do trovão e do relâmpago.

Cronos, desde o início de seu reinado, estava preocupado com uma maldição lançada por Urano, de que um de seus filhos iria destroná-lo e lançá-lo ao submundo para ser esquecido. Assim, temendo e, para evitar a maldição, Cronos devorava todos os seus filhos quando estes nasciam.

Veja também os significados dos símbolos Zeus e Hades.

Ele engoliu todos os filhos, menos Zeus, pois Reia havia escondido Zeus e entregado a Cronos uma pedra enrolada em um pano, e Cronos a engoliu pensando ser a criança.

Veja também. Significado do símbolo ->  Beija-flor

Reia escondeu Zeus numa caverna em Creta, e o deus cresceu sob a proteção das ninfas.

A Titanomaquia

Quando Zeus enfim se tornou um adulto, ele aliou forças com Métis, filha do titã do oceano, e resolveu se vingar de Cronos. Métis ofereceu a Cronos uma poção que o fez regurgitar todos os filhos engolidos.

Então, junto de seus irmãos, Zeus conseguiu vencer Cronos numa guerra de uma década que ficou conhecida como Titanomaquia.

Segundo Homero, Zeus acorrentou Cronos no tártaro, onde foi encontrado depois de outra década por seus irmãos titãs que queriam retomar o poder de Zeus e dos outros deuses irmãos dele.

titanomaquia

Existem diversas outras versões das lendas de Cronos e Zeus. Em uma delas, Zeus teria concedido a misericórdia a Cronos e aos titãs que tentaram lhe roubar o poder. Os titãs, incluindo Cronos, foram soltos do submundo e assumiram suas funções universais.

Cronos então pediria a permissão de seu filho Hades, deus dos mortos e do submundo, para se tornar o governante dos Campos Elísios, onde os homens bons mortos descansavam.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ébano

Geralmente, a imagem de Cronos, seja desenhado ou em estátua, é de um homem velho carregando uma grande foice, representando a passagem de poder dos titãs para os deuses do Olimpo.