Raio

símbolo raioO Raio possui mais de uma simbologia. Inicialmente, pode se dizer que, juntamente do trovão e do relâmpago, são fenômenos da natureza. Simboliza contextos relacionados ao tempo, como a chuva, por exemplo.

Outra simbologia pode se referir diretamente à energia elétrica, como, por exemplo, numa placa indicando que uma cerca está eletrificada, evitando, assim, que pessoas encostem nela por acidente ou propositalmente.

O simbolismo do raio também possui significado espiritual, como o esclarecimento de uma questão. Representa a iluminação acerca de determinado assunto, como assuntos espirituais.

Veja também os significados dos símbolos Trovão e Relâmpago.

Na tradição cristã, por exemplo, o raio sempre vem junto do trovão e significa a escrita das palavras de Deus no céu, enquanto o trovão representa sua voz, forte e potente.

O significado do raio também está diretamente relacionado ao poder de um deus supremo, um poder criador e destruidor que pode aniquilar os espíritos malignos. Representa vida e morte. É uma síntese do poder de uma entidade superior.

Outro significado para o raio é ele saindo de um epicentro como um desenho do sol, por exemplo, representado uma emanação de calor, de energia, ou de algum poder que se propaga a partir do centro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fada

Na mitologia romana, o raio representa o deus maior Júpiter.

Veja também o significado do símbolo Sol.

Raio na Mitologia Grega

Na mitologia grega, o raio representa o rei dos deuses, Zeus, o último filho de Cronos. O titã, com medo de ser destronado por um de seus filhos, a cada um que nascia, ele o engolia.

Reia, esposa de Cronos, cansada de tanta crueldade, escondeu Zeus em uma caverna e entregou a Cronos uma pedra para que ele engolisse em seu lugar.

raio símbolo

Quando se tornou adulto, Zeus, com a ajuda da deusa Métis, fez com que o pai regurgitasse seus irmãos antes devorados, entre eles Poseidon e Hades.

Veja também o significado dos símbolos Cronos, Zeus e Hades.

Os três se uniram e entraram em guerra contra Cronos e seus aliados. Os gigantes e os ciclopes entregaram para os deuses armas para enfrentar Cronos.

  • Para Hades, um capacete da invisibilidade;
  • Para Poseidon, um tridente;
  • Para Zeus, o raio.

Desde então, o raio tem simbolizado Zeus na mitologia grega.

Veja também o significado do símbolo Tridente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bruxas

Raio, Trovão e Relâmpago

Juntos, o raio, trovão e o relâmpago representam a uma força violenta e fulminante vindo dos céus, seja por um deus, ou por uma força da natureza. Para os celtas, por exemplo, os três associados seria a raiva dos elementos naturais que estariam descontentes com a ação humana por algum motivo. Teria então um caráter de punição.

Porém, por vezes, a combinação desses três é benéfica, representando a criação de tudo, como na Bíblia, no trecho “Que se faça a Luz”. Dizem os estudiosos que essa luz foi criada por meio de um raio. Um raio criador.

O Raio e a Chuva

O raio e a chuva, quando associados, representam a força criadora e restauradora da natureza. Uma força transformadora e purificadora pelo fogo apocalíptico.

O Raio e a Estrela

Apesar de serem duas manifestações luminosas advindas do céu, ambos possuem significados distintos. O raio é uma força violenta luminosa criadora e súbita. Numa fração de segundos, a luminosidade de um raio destrói ou constrói.

Já a estrela, é um ponto de energia acumulada. Uma luminosidade concentrada num só ponto. Seria como a eternização de um raio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triângulo

Veja também o significado do símbolo Estrela.