Ébano

O ébano é uma árvore muito resistente, que faz parte da família das herbáceas. A madeira de ébano é considerada madeira de lei, que é um tipo de madeira nobre, e tem por característica principal a cor negra lustrosa e sua resistência contra as intempéries do tempo e do desgaste, que em outra madeira seria natural, porém no ébano é muito mais demorado. O ébano também é uma madeira muito pesada, sendo utilizada para construção de mobília da realeza durante muito anos.

Sendo assim, o símbolo e a simbologia do ébano têm relação com realeza, a nobreza e, principalmente, a resistência. O simbolismo do ébano também está relacionado a cor negra. Logo, foi utilizado para simbolizar também o movimento negro ao redor do mundo e sua resistência contra o preconceito e o racismo.

O nome científico da árvore de ébano significa Diospyros Tesselaria. Ele é encontrado principalmente na África e na América, e em poucas regiões da Ásia.

O ébano é utilizado, além da fabricação de móveis, na fabricação de objetos de decoração e instrumentos musicais, como flauta, violinos, violões, e outras cuja madeira tem de ser nobre e de preferência de cor negra e lustrosa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Balança

símbolo ébano

Nas Idades Antiga e Média, acreditava-se que o ébano possuía poderes mágicos capazes de afastar o medo das pessoas, e os espíritos ruins. Por isso, tantos objetos de casa eram construídos de ébano, principalmente as portas, bem como os berços das crianças, para que espíritos mal-intencionados se afastassem delas durante o sono. Também era comum as pessoas andarem com um pedaço da madeira de ébano no bolso ou pendurada no pescoço, justamente para se protegerem dos espíritos ruins.

Na Modernidade, o significado de ébano está relacionado com a cor negra e lustrosa para seres humanos e animais, como por exemplo: “aquele cachorro é uma cor de ébano linda”.

O ébano relacionado às pessoas de cor negra também diz sobre o valor dessas pessoas, uma vez que a madeira de ébano é muito nobre e cara, por isso demonstra a nobreza dessas pessoas e seu valor perante aos que as tratam com racismo e preconceito.

É muito comum a expressão “Ébano e Marfim” sendo utilizada para representar a relação de convivência entre as pessoas de cor negra e de cor branca, pois o ébano possui a cor negra e o marfim a cor branca. Existem até manifestações culturais, musicais e literatas acerca do Ébano e Marfim demonstrando a necessidade da convivência saudável a harmoniosa entre todos os povos do mundo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Celta

Existe uma canção, composta por Stevie Wonder e Paul McCartney e lançada em 1982 chamada “Ebony and Ivory” (Ébano e Marfim), cuja letra reforça a integração e harmonia racial fazendo um paralelo com as cores das teclas do piano.

Ébano para os deuses

A simbologia do ébano está relacionada também a deuses do submundo. Na tradição romana, Plutão, que era o rei dos infernos e do submundo, tinha um trono de ébano de onde governava o mundo dos mortos e das sombras. Logo, para aquela cultura, o ébano também significava mau agouro, espíritos ruins, inferno e trevas.

O correspondente para Plutão, na tradição da Mitologia Grega, é o deus do submundo Hades. Ele e o ébano também têm uma relação, mas, no caso desse deus, ele utilizava uma coroa de ébano enquanto estava no submundo governando as almas condenadas. Na Mitologia Grega, faz-se muita referência ao ébano como algo relacionado ao mundo de Hades.

Príncipe de ébano

A beleza das pessoas de cor negra também é simbolizada pelo ébano, uma vez que é de uma cor negra linda e brilhante. Logo, é muito comum mulheres, ao elogiarem um homem negro usarem a expressão “Príncipe de Ébano”. Ou no caso masculino, o homem se referir a mulher negra linda como sendo “uma Deusa de Ébano”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bode