Ferrari

O famoso símbolo com o Cavallino Rampante é a marca registrada da Ferrari, companhia italiana de carros de corrida e esportivos de luxo que foi fundada por Enzo Ferrari em 1939.

O símbolo da Ferrari consiste em um cavalo negro erguido sobre as patas traseiras, inserto em um fundo amarelado com três listras nas cores vermelha, branca e verde (de baixo para cima) no topo da imagem e traz também as letras S e F ladeando o cavalo na parte inferior.

ferrari símbolo

Origem do símbolo da Ferrari

Segundo a história, a origem do símbolo da Ferrari se deu a pedido da mãe do jovem conde Francesco Baracca, que foi um lendário piloto de caça da força aérea italiana e acabou sendo abatido em missão na Primeira Guerra Mundial depois de muitas vitórias em combate.

Algumas histórias dizem que Baracca usava o cavalo rampante nos seus aviões porque a sua esquadra, os “Battaglione Aviatori“, havia sido inscrita em um regimento da Cavalaria (as forças aéreas se encontravam nos seus primeiros anos e não dispunham de uma administração separada), além de ele mesmo ter a imagem de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

Houve também a suposição de que a escolha do cavalo teria tido a ver com o fato de que a família de Baracca era conhecida por possuir muitos cavalos entre seus bens.

Em 15 de Junho de 1920, após ser vencedor em uma corrida no circuito de Silvio em Ravena, Enzo teve a oportunidade de conhecer Condessa Palina, mãe do herói de guerra. A Condessa fez, então, o pedido para que Enzo adotasse o emblema como sua marca, com o argumento de que o mesmo “traria boa sorte” aos corredores da Ferrari.

No entanto, a primeira corrida na qual a Alfa Romeo concedeu o uso do cavalo nos carros da scuderia foi apenas 11 anos depois, na corrida 24 Horas de Spa em 1932, na qual a Ferrari foi a vencedora.

Significado do símbolo Ferrari

Ao longo dos anos, a marca teve algumas alterações em seu logotipo, mas sempre preservou suas características essenciais. O escudo amarelo canário foi acrescentado ao cavalo rampante em homenagem à província de Modena, cidade natal de Enzo Ferrari. As três listras nas cores verde, branco e vermelho, presentes no topo do emblema, representam a bandeira italiana e as letras S e F localizados na parte inferior da imagem são as inicias para Scuderia Ferrari.

Toda a composição da imagem da Ferrari assemelha-se muito aos brasões utilizados pelas famílias aristocratas, remetendo a características como elegância e autoridade. Além disso, o cavalo traz uma noção de força e poder, fazendo alusão às qualidades dos esportivos da marca.

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

A tonalidade vermelha, mais conhecida como vermelho ferrari, também ficou conhecida como um dos símbolos da marca de carro. Essa cor começou a ser utilizada nos anos 1920 a pedido da entidade que viria a ser chamada de FIA (Federação Internacional do Automóvel). Esse organização impunha que, nas corridas, as marcas italianas deveriam apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs prateada, as holandesas laranja, as belgas amarela, as inglesas verde e as norte-americanas branca.