INRI

INRI é um acrônimo para a expressão derivada do Latim Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, que traduzida ao português resulta em “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”.

O INRI está presente na religião cristã por ter sido a inscrição que Pilatos mandou afixar na cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. Embora não tenha sido escrita na placa original, a sigla INRI é utilizada em imagens da crucificação com o intuito, bem provável, de poupar espaço.

inri símbolo

Na realidade, os relatos dos quatro evangelhos demonstram uma pequena diferença nas palavras na placa na cruz, porém o mais aceito hoje é o de João 19:19, exatamente a que forma INRI.

Veja também o significado do símbolo Crucifixo.

Significado de INRI

O símbolo INRI foi escrito como ordem de Pilatos em três línguas que eram comuns da região, em latim, grego e aramaico. O significado do acrônimo era uma forma de indicar qual foi a acusação feita contra Jesus, afinal uma pessoa, quando crucificada, recebia o motivo desta execução escrita em uma placa – assim toda a população seria capaz de descobrir o que ela fizera.

A placa na cruz de Jesus Cristo indicava o “crime” que supostamente ele havia feito.

A acusação era que Jesus era o rei dos judeus, o que causou desgosto em muitos líderes religiosos, porque ela dava a entender que Jesus havia sido aceito como rei pelos judeus. Um pedido de troca na frase da placa foi solicitado – para “ele dizia ser o rei dos judeus’ –, mas Pilatos não realizou a mudança.

Veja também. Significado do símbolo ->  Vinho

A condenação inicial contra Jesus, por parte dos líderes dos judeus, era de blasfêmia contra a lei de Deus. Entretanto, era necessária outra acusação para condenar Jesus à morte, pois os judeus naquela época estavam sob domínio romano e eles não seguiam a religião judaica.

símbolo inriA nova acusação foi de rebelião contra o Império Romano. Era sem fundamento, de acordo com Pilatos, que interrogou Jesus Cristo.

Entretanto, os líderes dos judeus continuaram insistindo que Jesus estava se autoproclamando “rei dos judeus”, o que teoricamente era um desafio ao poderio do imperador. Defender Jesus naquele momento era rebelar-se contra o império.

Infelizmente, Pilatos sabia que tudo isso não passava de um engano e que a acusação era um perigo imenso. De toda forma, ele permitiu a crucificação de Jesus, sendo que este tipo de condenação era reservada somente para criminosos da pior índole ou pessoas rebeldes.

INRI no Cristianismo

Jesus Cristo foi perseguido pelos romanos por acreditarem que ele era uma ameaça ao império, em especial por se afirmar como “rei dos judeus”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Real

Atendendo ao pedido do povo, que exigia a morte de Jesus, Pilatos mandou afixar a inscrição no alto da cruz, causando uma boa discórdia. Na Bíblia (João 19:19-21), está descrito:

E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus.

E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.

Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.”

INRI na simbologia Rosa-Cruz

No simbolismo Rosacruz, o INRI é um tetragrama misterioso cuja origem precede a era cristã. Entre os hebreus esta sigla recebe as iniciais dos quatro elementos primitivo da antiga física, provenientes dos antigos filósofos e que ainda passam por ritos maçônicos.

Nesse caso, INRI é o acrônimo para:

  • Iammin, que significa “água”,
  • Nour, que significa “fogo”,
  • Rowahh, que significa “ar”, e
  • Iabesch, que significa “terra”.

Estes são os quatro elementos primordiais.

Lembrando que o Rosacrucianismo foi um movimento filosófico que ficou bastante popular na Europa no começo do século XVII.

Veja também. Significado do símbolo ->  Águia

Na tradição alquímica, INRI se configura como as iniciais para Igni natura renovatur integra, que quer dizer “A natureza é completamente renovada pelo fogo”, que simboliza a ressurreição ou a renovação espiritual.

INRI no antigo Egito também era encontrado, mas era mais tratado como um mantra usado de maneira secreta. Com os persas acontecia o mesmo – era um termo secreto e usado como mantra, fazendo parte da conhecida língua de “ouro”, falada somente por “deuses e anjos”.

Para as civilizações maia, asteca e inca, o deus Sol era chamado de INTI – uma variação de INRI.

Para os judeus, antes do período de Jesus, o INRI era entoado também como mantra durante determinados rituais.

Veja também os significados dos símbolos: