Flamingo

Elegância e exotismo são duas características que nos vêm à mente quando falamos do flamingo. Afinal, como ficar indiferente a essa ave de pescoço curvo, pernas longas e uma bela plumagem em tons de rosa e escarlate?

Nos dias de hoje, o flamingo ganhou um status importante na moda e decoração, aparecendo em estampas de roupas, quadros e acessórios.

simbolismo do flamingo

Mas, além das características da espécie, hábitos e curiosidades, o flamingo é uma ave cheia de simbolismos, e sua presença transmite uma forte carga espiritual. Conheça mais sobre o flamingo, origem e peculiaridades.

O que é flamingo?

O flamingo é uma ave de grande porte, da família Phoenicopteridae, originária das florestas tropicais da América e África.

Ave gregária, vive em bandos, e seu habitat natural são as áreas próximas a lagos e lagoas, pois sua alimentação é basicamente a fauna e flora aquática.

Mas a principal e mais intrigante característica do flamingo é a fantástica plumagem em tons de rosa, que oferece aos olhos um espetáculo de cores.

Por serem espécies migratórias, os flamingos estão sempre se movendo em direção a novas regiões, em busca de alimento.

Com altura entre 90 cm e 1,5 m, costumam voar em bandos formados por centenas ou milhares de aves e se alimentam em grupos, curvando seu longo pescoço em águas rasas. Entre as espécies mais conhecidas, a mais comum é o flamingo-menor, mais encontrado no sul da África e na Índia.

As regiões onde mais encontramos flamingos são:

  • Bahamas
  • Deserto do Atacama, no Chile.
  • Cordilheira dos Andes
  • Península de Yucatán, no México.
  • Ilhas do Caribe
  • Flórida, especialmente no Parque Nacional de Everglades.
Veja também. Significado do símbolo ->  Duende

Como vivem sempre próximos a lagos, a paisagem formada por flamingos róseos, em contraste com águas azuladas, resulta em um belo cartão postal natural.

Os flamingos no Brasil

No Brasil, a região onde encontramos mais flamingos é no estado do Amapá, onde foi criada uma colônia de reprodução da ave. São os flamingos vermelhos.  Os flamingos encontrados na Amazônia migram do Chile para a região todos os anos, à procura de descanso e alimento.

Também há flamingos migratórios no Acre (flamingo-da-puna), em Santa Catarina (flamingo -andino) e Rio Grande do Sul (flamingo-chileno).

Todos os tons de rosa

O que mais chama a atenção no flamingo é a sua cor diferente, entre o rosa e o avermelhado. Mas você sabia que esta cor está relacionada diretamente à sua alimentação? Eles ganham esse tom róseo quando consomem alimentos que contém uma substância chamada caroteno, como o camarão.

Para facilitar a alimentação, o flamingo tem no bico placas, que funcionam como filtros, com os quais apanha alimentos nas águas. A principal alimentação do flamingo são algas e pequenos animais aquáticos, como camarões e caracóis.

Por conta de sua alimentação, formada por animais e plantas aquáticas, o habitat dos flamingos são os manguezais, lagos e lagoas, onde a água é mais rasa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Esfinge

Símbolos nacionais do flamingo

Com sua aparência exótica e intrigante, o flamingo foi “adotado” como símbolo por diversos países e localidades.

É considerado a ave oficial das Bahamas, onde figura, junto com o marlim azul, no brasão de armas do país. É no Parque Nacional de Inagua, Bahamas, que encontramos uma das maiores populações de flamingos do mundo.

Também é reconhecido como símbolo da Flórida, mesmo não sendo nativo da região. Consta que, após a Grande Depressão de 1929, quando os EUA começaram a se recuperar da crise, foi construído na Flórida um grande Resort e Casino, para o qual foram importados centenas de flamingos. Desde então, o flamingo passou a ser visto como símbolo de requinte e ostentação.

No Brasil, o flamingo é a ave símbolo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, uma unidade de conservação localizada no município de Tavares, a 230 km de Porto Alegre, com mais de 270 espécies de aves registradas.

Simbologia do flamingo entre as culturas

Essa bela ave tem um significado especial de acordo com o povo ou região. Na Flórida, o flamingo simboliza prestígio e status.

Já nas Bahamas, onde é considerado a ave nacional, o significado do flamingo é paz de espírito.

Para o xamanismo, o simbolismo do flamingo está na capacidade de alcançar lições da alma, através da cor. Ele ensina a sair da inércia e do comodismo, para viver em equilíbrio na sociedade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Morcego

Significado espiritual do flamingo

No sentido espiritual, o flamingo é considerado um transmissor de luz. Representa a travessia das trevas em direção à luminosidade. Por isso, ele é conhecido em várias culturas, como o bramanismo, como um símbolo da alma em busca da luz.

Além de seu significado espiritual como caminho em direção à luz, o flamingo também simboliza renovação, felicidade, luxo, poder e ostentação.

O flamingo como divindade egípcia

Entre os antigos povos do Egito, o símbolo do flamingo era associado à divindade Rá, deus do Sol. A espécie Phoenicopterus minor, proveniente da África Oriental e com até 1 m de altura, teria inspirado a fênix egípcia. Nos dias de hoje, zoólogos classificam os flamingos com base em seu nome genérico Phoenicopterus, que significa “ave de cor púrpura”. Esse nome vem do grego phoinikos, que por sua vez deriva do latim Phoenix.

Veja também os significados dos símbolos: