Anarquia

O símbolo do Anarquismo é a letra A envolta por um círculo e seu significado é “ausência de governo”.

Nesse sentido, sua simbologia está no fato de que a letra A é a primeira letra da palavra anarquia. Já a letra O simboliza ordem. Ou seja, a letra A, dentro da letra O, é a referência mais famosa da anarquia, realizada pelo filósofo Pierre-Joseph Proudhon, que diz que “Anarquia é Ordem”.

anarquia símbolo

Origem da Anarquia

A palavra anarquia vem do grego Anakhia e quer dizer “ausência de governo”. A anarquia simboliza princípio político que prega uma sociedade totalmente independente, em que os indivíduos têm total liberdade, mas responsabilidades com a sociedade.

O anarquismo tem por característica se opor a qualquer modelo de dominação hierárquica, seja ela política, social, econômica, religiosa ou cultural. A pessoa anarquista quer superar a ordem social na qual se faz presente, baseada na defesa da autogestão enquanto forma de organização.

Ao contrário do que muitos pensam, anarquia não significa desordem total ou confusão. Ela simboliza uma organização social não imposta, mas sim acordada entre os componentes da sociedade.

Pode se dizer que o objetivo da anarquia é de neutralizar a opressão do autoritarismo, e a sociedade então passaria a ser mais fraterna e igualitária, como resultado do esforço de cada cidadão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Basilisco

Anarquia e Anarquismo

Existe uma diferença entre anarquia e anarquismo. A anarquia é a teoria, a ideia, o conceito. E o anarquismo é o sistema que os aplica.

O anarquismo surgiu no final do século XIX e começo do século XX como retaliação à organização da sociedade da época, com hierarquias de poder tal qual a religião, o estado e, inclusive, a família.

Ou seja, historicamente, o anarquismo é moderno, e surgiu no contexto da Segunda Revolução Industrial. Entre 1868 e 1894, o anarquismo já havia criado bases e raízes para seu desenvolvimento e se espalhado pelo mundo. A partir daí, passou a ter influência muito forte nos movimentos operários e trabalhistas, bem como revolucionários, embora tenha continuado a exercer influência nos movimentos sociais do período pós-guerra até os dias de hoje.

Tipos de Anarquismo

Existem duas correntes do anarquismo: o Anarquismo Insurrecionário e o Anarquismo Social ou de Massa.

O primeiro se posiciona contrário aos movimentos de massa organizados, contra o sindicalismo. Acredita que as lutas reivindicativas são inúteis. Para eles, somente a revolução social é que poderia promover a transformação social desejada. Essa corrente é minoritária entre os anarquistas, contudo, foi a que mais se espalhou pelo mundo e forjou a o caráter negativo do anarquismo, indicando que o anarquista seria um conspirador e terrorista.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lírio

símbolo anarquia

Já o segundo, é favorável à organização, defende a transformação social pelos movimentos populares. Posiciona-se a favor das lutas sociais e defende as reformas realizadas pela massa popular. Essa corrente é a majoritária.

Entre os anarquistas famosos, pode-se citar: Mikhail Bakunin, Buenaventura Durruti, Fernand Pelloutier, Rudolf Rocker, Voline, Ricardo Flores Magón, Ba Jin, Edgard Leuenroth, Makhno, Kropotkin e Malatesta.

Anarquismo, Socialismo e Comunismo

São ideologias políticas absolutamente distintas, mas têm um objetivo em comum: derrubar o capitalismo.

A principal diferença entre essas três ideologias é que, enquanto o socialismo e o comunismo buscam alterar o Estado em prol de uma realidade menos desigual para o proletariado e as classes mais baixas da população, o anarquismo pretende que o Estado seja abolido, pois qualquer reforma do Estado ou que o Estado fizesse seria entendido como autoritarismo e opressão.

A Bandeira Negra

A bandeira negra é considerada um outro símbolo do anarquismo, que é sempre utilizada em movimentos sociais, manifestações, protestos de qualquer natureza. Já é utilizada desde 1880 com simbologia da ideologia e das revoluções anarquistas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Ansata

A cor negra é a representação para a negação total as todas as hierarquias, formas de estrutura e organização de uma sociedade, de um Estado, de um governo. Na verdade, a bandeira negra é uma contraposição à bandeira branca. Enquanto a bandeira branca, como é amplamente difundido, propõe resignação, paz, rendição, equilíbrio e concordância, a bandeira negra anarquista representa justamente a luta e a violência anarquista.

Tatuagem de Anarquia

A tattoo de anarquia geralmente é feita com o primeiro símbolo citado, sendo a letra A dentro da letra O, e simboliza que seu adepto concorda com os princípios anarquistas, e é um revolucionários contra toda e qualquer forma de opressão e de poder.