Aranha

A aranha é um animal que sempre exerceu fascínio no ser humano. Prova disso são as inúmeras lendas que a associam ao trabalho das tecelãs, que, num sentido mais amplo, pode ser visto como a criação do Universo, e, portanto, da vida. Ao mesmo tempo, também há lendas que focam no seu lado predador e astuto, afirmando que ela traz a morte para o mundo, ou leva embora as almas dos mortos.

símbolo aranha

Mas como e por que foi criado o simbolismo da aranha? Por que sua presença em manifestações como sonhos e tatuagens é tão significativa?

Não deixe de conferir esta e outras questões lendo este texto!

Simbologia da aranha

A aranha se destaca no reino animal por sua habilidade em construir teias, que têm mil e uma utilidades: servir-lhe de casa, ninho, armadilha para capturar insetos, armazém de alimentos etc. Chamam a atenção por sua paciência e persistência, noção de espaço e de geometria e a beleza do trabalho final, provável razão pela qual se diz que ela foi o primeiro ser vivo a desenhar mandalas.

Assim, não é por acaso que várias mitologias da África e da Ásia lhe atribuem o papel de criadora do universo – ela teria tecido o cosmos como tece suas teias, que em si já podem ser vistas como seu mundo. No papel de criadora do Universo, ela pode ser deus ou deusa da criação, conselheiro do criador supremo ou demiurgo, isto é, alguém que criou não a realidade tal qual é, e sim uma miragem para mascarar a verdadeira realidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flor de Lótus

Estas visões destacam-se, por exemplo, na Índia, na qual surgiram o hinduísmo e o budismo. Enquanto para os hindus a aranha criou este mundo em que vivemos, o budismo alerta que esta realidade, percebida pelos nossos sentidos, é uma ilusão que nos impediria de atingir o nirvana, que é o conhecimento da realidade verdadeira. Portanto, esta é uma das dualidades que o símbolo da aranha carrega.

Outro elemento muito associado à aranha é o da arte, atribuindo a esta palavra um sentido que atualmente se traduz melhor como técnica (arte em grego antigo era techné, que quer dizer fazer). Neste caso, o animal está muito ligado à atividade das tecelãs, mulheres que, ao tecer fios com o tear, liberavam sua criatividade, produzindo tecidos para os mais variados fins. Há várias mitologias em que divindades tecem e cortam o fio da vida dos seres humanos, como representação do destino do qual não podemos fugir. No caso da grega, eram as três Moiras (Átropos, Cloto e Lachesis), que matavam ao cortar um fio, o que para uma tecelã comum significa o fim de uma trama (ou de um ciclo).

Outra lenda muito famosa é a de Aracne, que, ao vencer Atena num desafio para saber quem bordava melhor, acabou transformada pela deusa em aranha, eternamente condenada a fiar para sobreviver.

Veja também o significado do símbolo Atena.

Curiosamente, a aranha simboliza tanto a submissão ao destino quanto a constante construção de novos caminhos para a vida. E, se ela está relacionada ao destino, também foi associada à adivinhação entre povos africanos e sul-americanos: as caranguejeiras eram postas pelos sábios para mover determinados objetos, o que formava mensagens divinas que eles interpretavam.

Veja também. Significado do símbolo ->  Arroba

Pela ligação com a tecelagem e com a vida e a morte, a aranha também é associada com a Lua e com os mistérios da fertilidade, portanto da feminilidade.

Veja também o significado do símbolo Lua.

Ainda na questão da técnica, ela também aparece relacionada a pessoas que têm um trabalho criativo, como artistas. Principalmente escritores.

Aranha no mundo espiritual

Você é responsável pelo seu próprio destino – a aranha no xamanismo tem exatamente essa mensagem. E, para saber quais caminhos você deve seguir, precisa se observar para se autoconhecer cada vez melhor.

Partindo de considerações como essas, mais modernamente ela foi considerada um símbolo de introspecção, porque, ao tecer sua teia, seu objetivo é chegar ao centro da sua obra. Não por acaso, Jung a chamou de símbolo do Self, porque, diz ele, nosso objetivo também é chegar ao centro, onde está a nossa verdadeira essência, que é infinita.

Aliás, por ter 8 olhos e 8 patas, ela também é o símbolo do infinito. Basta deitarmos o número 8.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

Sonhar com aranha

Sonhar com aranha pode ter vários significados, dependendo da cor, tamanho, cenários, o que ela está fazendo e como você se relaciona com ela no sonho. Além disso, alguns sonhos podem ser ambíguos, ou seja, podem ter uma interpretação positiva e outra negativa, cabendo à pessoa decidir qual prefere levar em conta. Alguns exemplos:

  • Sonhar com aranha na teia: pode significar que você está preso a situações em que não está totalmente livre (neste caso, se você conseguir se soltar, conseguirá se libertar). Ou que em breve algum trabalho seu será reconhecido.
  • Sonhar com aranha preta: você está se sobrecarregando com culpas e arrependimentos excessivos. Procure pedir desculpas e consertar seus erros.
  • Sonhar com aranha atacando: apesar de assustador, é um bom sinal, porque significa que você está alerta para o que acontece à sua volta.
Veja também. Significado do símbolo ->  Gavião

Tatuagem de aranha

Embora não se possa dizer que seja moda, muitas pessoas fazem tattoo de aranha, ou de teia de aranha. Elas costumam ser pequenas e oferecem a possibilidade de se fazer o desenho em 3D, o que faz com que pareçam ser de verdade!

No geral, os homens ressaltam o aspecto predador da aranha, desenhando-as ameaçadoras ou ao lado de caveiras e espadas. Já as tatuagens das mulheres costumam ser mais delicadas, voltando-se para a representação da feminilidade que estes animais carregam.

Veja também: