Formiga

Um verdadeiro símbolo de força de trabalho, as Formigas estão por todas as partes! Mas você sabe o significado de formiga como símbolo e a sua importância em algumas religiões?

Significado da formiga

Acima de tudo, o símbolo de formiga representa o trabalho duro! Afinal, não importa o tamanho que elas têm, você sempre vai ver um grupo de formigas usando sua força para ir atrás de comida, construindo formigueiros, com muita perseverança e sem desistir. Tudo isso representa a perseverança e esperança que muitos de nós, seres humanos, queremos para viver em sociedade. No entanto, a simbologia da formiga não tem mesmo significado em todas as sociedades e religiões.

formiga

Significado religioso da formiga

A formiga no budismo tibetano é vista de uma forma negativa, sendo relacionada diretamente ao apego materialista da nossa sociedade, onde é prisioneira a tudo que produz. Seu formigueiro, por exemplo, é tão protegido que os insetos dariam a própria a vida para assegurar tudo o que produzem, sem pensar na sua vida ou liberdade fora do grupo.

Essa visão é muito parecida com a da formiga na Índia, onde, sozinha, torna-se menor do que é e passa de maneira despercebida. Dispõem de valor apenas quando está em grupo, que é quando fazem coisas grandiosas. Isso também faz uma analogia profunda à importância da família, por exemplo, da necessidade que temos de estar junto com nossos. Sem eles, somos um enorme vazio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Invertida

O mesmo ideal segue na visão da formiga no Hinduísmo, em que é citada para a celebração de Brahma, o deus que representa a criação do universo, mostrando que, sozinhos, não somos nada, um grande invisível! Porém, juntos, podemos mudar tudo. Lembrando muito uma celebre frase do poeta Cervantes que dizia que quando o sonho é sonhado sozinho, é apenas um sonho; porém, quando compartilhado, é o início de uma realidade, um ditado que ganhou conhecimento geral ao ser citada na música Prelúdio, de Raul Seixas.

A formiga no Judaísmo, segundo o Talmute, o sagrado livro dos judeus, pode nos ensinar sobre cooperação com o próximo e honestidade. Uma mensagem muito importante para o mundo em que vivemos atualmente, não é mesmo?

A formiga no xamanismo

Na visão dos xamãs, a formiga simboliza a medicina da cooperação, prática para trabalhar com muita força, uma construção bem-feita trabalhada em detalhes e, obviamente, paciência! A formiga é conhecida por reunir o poder de animais: a força do leão, a ordem das abelhas, a hostilidade do texugo e dom de construção do castor. É na formiga que podemos evocar seu conhecimento de aprendermos como conduzir uma sociedade sustentável.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela-do-mar

Veja também o significado do símbolo Leão.

Significado espiritual da formiga

Curiosamente, o significado espiritual da formiga é controverso quanto às suas diversas características positivas. Para alguns líderes espirituais, as formigas dentro de casa representam a inveja de outras pessoas, especialmente de familiares! Mas, nesse caso, os mesmos líderes dizem que não se deve matar as coitadinhas! Mas que tenha um pé de arruda junto a pé de guiné na entrada da sala.formiga desenho

Outros pontos de vistas espirituais dizem que as formigas em casa também são um alerta para que você deva ter mais dedicação ao seu lar e, principalmente, ter mais amor ao seu espaço. Também pode querer dizer que o ambiente está triste. Mesmo assim, lembre-se: o caminho para resolver isso não as matando, e sim resolvendo os problemas à sua volta! A natureza é algo tão brilhante que até esses seres trabalhadores servem para nos alertar espiritualmente, não é?

Formiga na África

Em algumas cidades no nordeste da África, o inseto é um ser que representa vividez, algo enérgico! Já em outras tribos, a formiga é muito ligada à fertilidade, de modo que as mulheres, quando tinham receios sobre sua fecundidade, sentavam-se em cima de um formigueiro para se tornarem férteis. Esse simbolismo era muito parecido com os de algumas culturas no sudeste da Europa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sol

Formiga no Brasil

Em algumas tribos brasileiras, as formigas eram usadas em rituais de passagem da puberdade para a adolescência. No rito, o jovem ficava nu e teria de aguentar as picadas do inseto.

Sonho com formiga?

Se você sonhou com formigas, isso pode querer dizer que você está insatisfeito com algo na vida rotineira, pode ser que você esteja negligenciando ou até se sentindo insignificante na sociedade. Por outro lado, seu subconsciente pode querer dizer que você está se organizando além da conta, a bloquear suas emoções mais fluidas e naturais.

Veja também o significado do símbolo Grilo.