Leão

Majestoso e poderoso, o Leão é o animal mais reverenciado e temidos da selva. Ele é um símbolo solar e luminoso que representa a sabedoria, o poder e a justiça, o orgulho, a juventude, o domínio, a segurança e a ressurreição.

Nas diversas culturas espalhadas pelo mundo, o simbolismo de leão está vinculado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano. Esse animal possui uma natureza combativa, mas que pode sugerir impulsos agressivos saudáveis.

No espiritualismo, o leão é o lutador mais implacável face aos desafios da vida e representa força e coragem para superar dificuldades. Por outro lado, a presença desse animal pode simbolizar emoções que são difíceis de gerenciar, tais como raiva ou medo.

A simbologia de leão também está relacionada à realeza. Na Antiguidade, eram montados por heróis, reis e deuses, ou apareciam junto aos seus tronos.

símbolo de leão

Leão no Cristianismo

No cristianismo, o significado de leão está atrelado ao evangelista São Marcos, que descreve São João Batista como uma voz que clama no deserto, imagem tradicionalmente identificada com o rugido do leão (cf. Marcos 1,3).

Além disso, o leão também é símbolo do padre São Jerônimo, que teria começado uma relação de companheirismo com esse animal depois de ter removido um espinho da pata do felino. Nesse sentido, o leão representa, sobretudo, a força da fé cristã.

Leão de Judá

O Leão de Judá é um dos símbolos que representa Jesus na cultura cristã, isso porque, ele relaciona-se com a realeza. Existe uma passagem da bíblia que menciona Jesus nesses termos: “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5-5 )

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

Leão na Astrologialeão signo

Na astrologia, o leão é o quinto signo do zodíaco e faz parte do elemento Fogo. Nascidos entre 23 de julho e 23 de agosto, os nativos desse signo apresentam uma personalidade marcante, sendo ferozmente independentes, confiantes e controlados. Dentre suas principais características, destaca-se a nobreza, grandeza, dominação, vaidade, brilho próprio e muito afeto.

Leão no Xamanismo

Nas práticas xamãs, o leão é o animal com o poder de ativar a prosperidade plena e a autoconfiança, uma vez que ele reflete força, vitalidade, potência sexual e coragem. É a medicina da prosperidade e da liderança, capaz de equilibrar mente e coração.

Leão Rastafari

O leão também tem significado no movimento rastafari, que se originou na Jamaica. Em rastafari, Haile Selassie é considerado uma reencarnação de Cristo e o leão seria quem governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus.

Portanto, esse animal representa a luta e a força que os seguidores do movimento sofreram na mão dos opressores. O símbolo de leão pode ser encontrado na bandeira rastafari e em muitas outras coisas relacionadas a eles.

Leão na Alquimia

Para os alquimistas, o leão, reputado pela sua coragem, está associado ao ouro. A sua pelagem amarela contribui ainda mais para representar o mais nobre dos metais. Assim como o leão é o rei da selva, o ouro é o rei dos metais. Além disso, ele também é a divindade que encerra o mistério da morte e do renascimento em si mesmo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sino

Leão na Mitologia Egípcia

No Egito Antigo, esse animal era símbolo do calor feroz do sol, da ressurreição e de proteção nos rituais funerários. Leontópolis é uma cidade que está localizada no delta do Egito e foi construída inteiramente dedicada ao leões. Lá, é possível encontrar templos que foram feitos para homenagear sua natureza do fogo, uma vez que é a morada do sol.

Acredita-se que, no pico do verão, quando o sol está em seu mais alto grau de calor, o leão se aproxima. Nesta cidade, venera-se a deusa Tefnut, uma divindade feminina com cabeça de leoa. Memphis, localizada no baixo egito, também foi uma cidade construída a favor dos deuses em forma leonina.

Veja também os significados dos símbolos Delta, Pirâmide e Sol.

Leão na Era Medieval

Na Era Medieval, o leão era considerado um protetor contra os maus espíritos e um agente da ressurreição. Era comum encontrar sua gravura nos túmulos dos mortos como a representação da figura de um guardião. Além disso, o apelido de “leão” foi usado por vários governantes e guerreiros medievais como um sinal de reputação de coragem, força e bravura.

Veja também. Significado do símbolo ->  Concha

Leão na China

Na cultura chinesa, a figura do leão está muito presente em sua arte. Começaram a aparecer durante a dinastia Han (206 BC – AD 220), quando as esculturas dos “leões guardiões imperiais” começaram a ser colocadas nas portas dos palácios imperiais como uma forma de proteção.

Como os leões não eram nativos da China, essas representações eram um tanto irrealista e imperfeitas. No ano novo chinês, é comum comemorar essa data com a tradicional dança do leão com o intuito de aprisionar fantasmas e demônios.

Tatuagem de Leãoleão tatto

O significado da tatuagem de leão faz referência à força e à nobreza. Por ser o rei da selva, sua imagem expressa coragem, honra e liderança, bem como o poder de escolha dos seus próprios caminhos e da sua vida. A tattoo de leão é uma escolha que visa reforçar a autoestima e a força interior de cada um.

A tatuagem do símbolo do signo de leão é bastante popular dentre as pessoas que querem evidenciar as características dos nativos desse signo, como a independência e a autoconfiança.