Delta

A palavra símbolo, que tem origem no grego symbolon, é usada para designar todo tipo de signo (sinal, emblema, imagem), usado para se representar algo, como, por exemplo, um conceito religioso, científico ou cultural.delta símbolo

Os símbolos são muito importantes em nosso processo de comunicação cotidiano. Alguns são conhecidos universalmente e outros apenas em ambientes restritos.

Mas todo símbolo, sem exceção, tem por função representar algo para alguém.

Acredita-se que alguns símbolos fazem mais do que transmitir uma identidade, sendo também uma fonte de transmissão de poder. Como exemplo de símbolo forte que atravessou milênios e é, até os dias atuais, conhecido mundialmente está a cruz, que representa o cristianismo.

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre um signo que remonta à Grécia Antiga e ainda hoje é muito usado em várias organizações: o símbolo Delta.

Delta triângulo

A origem do Delta como símbolo situa-se na Grécia Antiga e é carregada de significados. Quarta letra do Alfabeto Grego, que corresponde para nós à letra D, o Delta, em sua forma maiúscula (Δ), assemelha-se a um triângulo equilátero. O próprio simbolismo do triângulo como figura geométrica, por si só, já apresenta uma riqueza de sentidos. Numa interpretação esotérica, com seus três lados unidos, o triângulo representa tanto o início, meio e fim, como também corpo, mente e espírito.

Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore de Natal

Ainda para os gregos antigos, o símbolo Delta representa os elementos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar, indicando a totalidade do universo. Podemos dizer, assim, que o significado de Delta é “a soma de todas as coisas”. Também pode representar o fim de uma jornada, conclusão de uma missão.

Veja também o significado do símbolo Triângulo.

Delta na Maçonaria

Seguramente, é na Maçonaria, sociedade secreta, de fins filosóficos e filantrópicos, que o simbolismo de Delta encontra um dos mais fortes e significativos exemplos: o Olho que Tudo Vê.

Também chamado de Delta Luminoso, em um Templo Maçônico este símbolo é composto por um triângulo (Delta) que apresenta, em seu interior, um “olho”, representando, nesse ambiente, a sabedoria divina.

Delta e o Olho que Tudo Vêdelta olho que tudo vê

Na Maçonaria, o Olho que Tudo Vê é também conhecido como Olho Onividente e fica atrás do trono do Venerável Mestre, inserido dentro de um triângulo equilátero. Ele deve ser posicionado numa altura em que não fique encoberto pelo Mestre quando este estiver de pé.

Veja também. Significado do símbolo ->  Quebra-cabeça

Em um Templo Maçônico, todos os membros, ao cruzarem a Linha do Equador no Templo Maçônico, devem fazer uma reverência ao Olho que Tudo Vê. Este representa, para os maçons, conhecimento espiritual, crescimento e força mental. Indica ainda os três princípios da Maçonaria: Fé, Esperança e Caridade.

Veja mais sobre o significado do símbolo Olho que Tudo Vê.

Delta e a Estrela de Davi

A simbologia de Delta também pode ser encontrada em um dos mais poderosos e conhecidos signos judaicos: a Estrela de Davi. Ela é composta pela união de dois triângulos sobrepostos – um com a base para cima e, o outro, com a base para baixo. No judaísmo, a Estrela de Davi, também conhecida como “Escudo de Davi”, indica a junção de opostos. Tanto pode significar proteção, união de feminino e masculino, quanto ligação entre o céu e a terra.

Esse símbolo já era utilizado em 5.000 anos A.C.

Veja também o significado do símbolo Estrela de Davi.

Tatuagem de Delta

Mas não é só em associações religiosas que encontramos o símbolo Delta. Ele também tem bastante popularidade entre os adeptos de tatuagem. Para estes, tatuar um Delta (triângulo) na pele expressa um desejo de mudança, especialmente se um dos lados não estiver totalmente fechado. Indica que a pessoa está aberta a todas as possibilidades que possa surgir pela frente. A escolha de uma tattoo de Delta também atrai harmonia, criatividade e integração.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

Veja também o significado dos símbolos Pirâmide e Leão.