Alfa

Quando ouvimos a expressão Alfa, nós logo a associamos a algo dominante, não é verdade? Mas o significado do termo vai muito além disto! Alfa está no Alfabeto Grego, na Física, nas expressões do dia a dia, na religião e muito mais! Ficou interessado e quer saber mais? Venha descobrir!

Símbolo Alfa

Alfa é o nome da primeira letra do alfabeto grego clássico (álpha), e representa o início. No entanto, sua origem vem álefe, que é o nome da primeira letra do alfabeto hebraico.

Segundo o historiador e filósofo Plutarco, essa é a primeira letra do alfabeto grego, que teria sido elaborado por Cadmus. Afla também é a primeira letra do antigo alfabeto fenício.

Significado de Alfa

Segundo a ordem natural do filósofo Plutarco de atribuição de vogais aos planetas, alfa estava conectada à Lua, que também era comumente associado ao simbolismo religioso tanto de sumérios quanto de egípcios, em razão do formato de seus “chifres”.

É válido lembrar que a letra Alfa maiúscula normalmente não é usada como símbolo porque costumeiramente é escrita de maneira idêntica à letra A latina. Na Física, a letra α minúscula é empregada como ícone para a aceleração angular, o coeficiente linear de dilatação térmica e proporcionalidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Girassol

O símbolo Alfa normalmente é utilizado como adjetivo para mostrar o que é principal ou a ocorrência mais importante, como a estrela Alfa, o macho Alfa, ou a versão Alfa de algum programa.

Alfa e Ômega

Juntamente com Ômega (última letra do alfabeto grego), Alfa representa Deus no Cristianismo. Essa alusão se dá na Escritura Sagrada e simboliza que Ele é o início e o fim de tudo. Isto quer dizer que todas as coisas existentes terminam em Deus, que representa a totalidade.

Eu sou o Alfa e o Ômega. O princípio e o fim.” (Apocalipse 1, 8).

Alfa e Ômega (que equivalem a A e Z no alfabeto da língua portuguesa), simbolizam também a fé na existência Dele. Para os fiéis cristãos, a existência de Deus se dá desde o início dos tempos e continuará para sempre, com a sua eternidade.

O símbolo foi descoberto inscrito em símbolos cristãos, como a cruz e o círio pascal. Ele foi usado como símbolo secreto pelos seguidores primitivos da doutrina cristã. Importante lembrar que a expressão moderna “de A a Z” representa algo completo ou feito detalhada e cuidadosamente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boca

Veja também o significado do símbolo Ômega.

Alfa símbolo grego

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e dispõe do valor numérico de 1. Ela é derivada da letra fenícia Álefe ou Aleph. É representada pelo símbolo α, e , dentre as letras que surgiram de alfa incluem o A do latim e a letra A do alfabeto cirílico.

Alfa tatuagem

Pessoas que procuram tatuar alfa em seu corpo na maioria das vezes o fazem por motivos religiosos, e geralmente esta é uma tatuagem que vem acompanhada do sinal de Ômega, pois, representados em conjunto, eles apontam para as palavras da Bíblia que o Deus criador — o Alfa e o Ômega de tudo. Tanto homens quanto mulheres procuram por este tipo de tatuagem.