Ômega

ômegaO símbolo e a simbologia do Ômega possuem diversos significados geralmente relacionados ao fim de algo. Pode ser de um projeto, de uma vida, mas o mais comum é que o seu significado tenha relação com a espiritualidade.

Na espiritualidade, o simbolismo do ômega se relaciona com a evolução espiritual e a iluminação, sendo o fim do ciclo e recomeço de um novo ciclo. O símbolo aproxima a experiência humana com o divino, pois, segundo as tradições, das espiritualidades do divino saímos e a ele voltaremos.

É também um símbolo utilizado na física para representar a unidade de medida da resistência elétrica.

Em suas variações, existem diversos outros símbolos, como o 8 dos numerais gregos, e o símbolo do infinito, todos relacionamentos com o conceito de princípio e fim de algo. No caso do infinito, representa também o recomeço, pois para se recomeçar algo é necessário sempre um fim.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

O que significa Ômega

A palavra ômega vem do grego “ó mega” que significa basicamente algo muito longo, muito grande, extenso, mas que possui começo, meio e fim.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pentagrama Invertido

Alfa e Ômega

O conceito de Alfa e Ômega vem da tradição judaico-cristã. Na Bíblia, no livro do Apocalipse, em seu capítulo primeiro e versículo oitavo, temos a seguinte citação: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, o que é, o que era, e o há de vir, o Todo Poderoso”.

A letra Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e a letra Ômega é a última, então entende-se que Deus é o princípio e o fim de tudo. Tudo se inicia na divindade e termina na divindade sendo essa eterna.alfa e ômega

A Bíblia foi traduzida do grego, por isso, nesse versículo, fala-se em Alfa e Ômega, mas se fosse uma obra em português, o equivalente seria dizer “Eu sou o A e o Z”.

O conceito é de que Deus sempre existiu e sempre existirá. Deus criou tudo que existe e determina quando tudo começa ou acaba.

Outra referência bíblica para tal conceito está no livro de Gênesis, no capítulo 3, versículo 19, na expressão “Pois tu és pó, e ao pó retornarás”. Nota-se que novamente se faz referência ao início e ao fim de algo, nesse caso, do homem que Deus criou do pó da terra e quando o homem morrer irá voltar a ser pó da terra, pois seu corpo se decomporá.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

Além da tradição judaico-cristã, nas tradições espiritualistas também se possui o conceito de que a consciência humana se trata de uma faísca divina que se separou do Ser Supremo para experimentar uma vida humana, evoluir, e voltar a se integrar ao divino, dessa vez integrando-se a ele, numa consciência cósmica universal.

Logo, mais uma vez tem-se o conceito de Alfa e Ômega. Princípio e fim.

Veja também o significado do símbolo Alfa.

Ômega no alfabeto

Ômega no alfabeto é o nome da última letra do alfabeto grego, a 24ª letra. A letra do alfabeto português correspondente ao ômega é a “z”. Por isso, todo conceito de fim é relacionado ao Ômega.

Tatuagem de Ômega

A tatuagem de um Ômega geralmente tem viés religioso e sempre está acompanhado da letra Alfa, ambas do alfabeto grego. Essa tatuagem geralmente está relacionada com o conceito do divino. As oportunidades em que não são usados com conceito religioso são utilizados como símbolo do fim de um ciclo na vida da pessoa que a tatuou.

Veja também. Significado do símbolo ->  Duende