Beija-flor

“Não se admire se um dia um beija-flor invadir a porta da sua casa, roubar um beijo e partir”.

Quem não se lembra do belo verso da canção de Vital Farias, que ficou conhecida na voz de vários artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zeca Baleiro?

beija-flor símboloPois o personagem citado nessa música é uma avezinha singela que, vez ou outra, figura em poemas e canções populares. Afinal, o que pode ser mais poético do que um pássaro que “beija” uma flor? Junte-se a nós em um voo sobre a história dessa ave, simbolismos e curiosidades, e descubra um pouco mais sobre o romântico e enigmático beija-flor.

Beija-flor: origem e características

Conhecido também como colibri, cuitelo, chupa-flor ou chupa-mel, o beija-flor é uma ave da família Trochilidae, de pequeno porte (6 a 12 cm, com peso de 1 a 6g) e plumagem colorida e brilhante. Pássaro da ordem dos apodiformes, guarda algumas similaridades com as populares andorinhas. No mundo todo, existem cerca de 325 espécies de beija-flor.

Curiosidades sobre o beija-flor

Uma característica do beija-flor é a sua capacidade de voar em marcha a ré e “parar” no ar: por possuir asas finas e compridas, ele consegue voar com extrema rapidez. Suas asas batem de 50 a 200 vezes por segundo. Um movimento tão acelerado que dá a impressão de que suas asas são invisíveis. Apesar de pequeno, o beija-flor é um pássaro valente, que ataca aves muito maiores que ele quando invadem seu território.

Veja também. Significado do símbolo ->  Vela

símbolo beija-flor

Outra peculiaridade dessa ave é sua forma de se alimentar: com seu bico longo e fino, e uma língua comprida e bifurcada, o beija-flor se alimenta, quase que exclusivamente do néctar das flores. Ele consome cerca de 50% do seu peso em açúcar por dia, e o faz até oito vezes por hora.

Era comum, em tempos passados (e ainda hoje), se avistar nas varandas das casas ou apartamentos, pequenas garrafinhas contendo água com açúcar, penduradas de forma a atrair os beija flores.

O beija-flor em diversas culturas

É impossível ficar indiferente à aparição de um beija-flor. Sua chegada desperta admiração e a sensação de paz. É como se a visão dessa ave fosse um presente da natureza. Isso não acontece por acaso, pois, para muitas culturas, o beija-flor simboliza a presença de Deus.

  • Beija-flor no xamanismo: para os adeptos dessa prática milenar, a simbologia do beija-flor indica o amor romântico, a graça e a cura. Outra característica dessa ave é o som suave de suas asas farfalhando. Acredita-se que esse som transmita energia curativa.
  • Beija-flor para os astecas: para esses antigos povos da América do Norte, as almas dos guerreiros mortos em combate retornavam à terra em forma de beija-flor. Eles costumavam usar beija-flores mortos pendurados em saquinhos no pescoço para trazer sorte e conquistar o sexo oposto.
  • Beija flor na cultura popular: o beija-flor é a única ave capaz de parar no ar no momento do voo, além de não suportar ser aprisionada. Ele é capaz de perecer lutando para fugir da gaiola. Por isso, na cultura popular, ele é o símbolo da liberdade. Outro simbolismo do beija-flor é o dom de despertar o amor e abrir corações, além de representar a renovação.
Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

  • Beija-flor entre indígenas brasileiros: para os índios guaranis, se essa ave circular um jovem casal, isso simboliza seu desejo de ter um bebê. Foram os indígenas caraíbas que deram ao beija-flor o nome de colibri, que quer dizer “área brilhante”.
  • Beija flor no espiritismo: para os espíritas, o beija-flor é visto como um mensageiro do mundo superior. Segundo essa crença, por sua capacidade de “flutuar” no ar, ele pode penetrar e circular em outras dimensões diferentes da nossa.

Sonhar com beija-flor

Se você sonhou com um beija-flor ou ele aparece de repente em seu dia, saiba que ele é um presente espiritual, uma oferta da mãe natureza, para fortalecer seu espírito e dar mais ânimo para enfrentar as batalhas da vida.

Tatuagem de beija-flor

Por sua delicadeza e romantismo, a tatoo de beija-flor é muito procurada por mulheres. Geralmente ela é bem colorida e acompanhada de uma ou mais flores. Entre os significados dessa tatuagem estão: superação de desafios, boa sorte, celebração da vida, amor e liberdade. Em geral, quem tatua um beija-flor na pele é uma pessoa romântica e, ao mesmo tempo, de espírito livre, em sintonia com a natureza.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anarquia