Boneco Daruma

O boneco Daruma, também é conhecido como Dharma, é um dos mais importantes símbolos japoneses.

É um boneco oco, redondo e confeccionado artesanalmente. Esse boneco é visto como um amuleto, símbolo de prosperidade e perseverança.

simbolismo do boneco daruma

Cores do Boneco Daruma

O boneco Daruma é feito à base de cinco cores e seus respectivos significados:

  • Amarelo: segurança
  • Azul: vitalidade e longevidade
  • Branco: harmonia e amor
  • Preto: ventura e prosperidade
  • Vermelho: sorte e alegria

Boneco Daruma no Budismo

Esse talismã japonês ganhou esse nome devido ao Bodidharma, um monge indiano. Ele perdeu o movimento dos braços e pernas após um período de nove anos meditando na caverna. Diante disso, para evitar a sonolência, Bodidharma decidiu remover as pálpebras para se manter acordado.

Segundo a lenda, após esse período, ele conseguiu atingir o almejado “estado de iluminação”, que consiste em ver com a mente ao invés dos olhos. Desde então, correlaciona-se a esperança e a realização dos objetivos devido à força de vontade e determinação.

Olhos do Boneco Daruma

Como os bonecos são vendidos sem olhos, segundo a tradição, um olho deve ser pintado no ato do pedido. Quando ele se realizar, o outro deverá ser pintado também.

Ainda segundo a tradição, quando o pedido for atendido e os olhos pintados, o boneco Daruma deverá ser queimado. Preferencialmente, esse ritual deverá ser feito no início do ano, visto que isso pode simbolizar um novo ciclo de sorte e esperança.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cereja

Cores do Boneco Daruma

Os bonecos Daruma estão sempre pintados de vermelho, haja vista a referência a um manto sacerdotal.

Acrescenta-se que a cor vermelha também está relacionada à sorte, a julgar por ser reconhecida por afastar o mau agouro.

Características do Boneco Daruma

O boneco Daruma é confeccionado artesanalmente de madeira com a colaboração do papel machê.

Esse boneco, que pode chegar a 75 centímetros, é oco, arredondado e sem braços, tampouco pernas. O formato do boneco alude à silhueta do monge, que teria meditado com os membros encolhidos e paralisados dentro do manto. Ainda segundo a lenda, devido ao fato de o monge ter permanecido nessa posição por anos a fio, seus membros se atrofiaram.

A fato de o boneco ser confeccionado na posição arredondada favorece para que ele nunca tombe, independentemente das condições climáticas. O formato corrobora com os conceitos do boneco, que são a paciência e a perseverança.

Tradição do Boneco Daruma

É essencial destacar que o boneco Daruma deve ser recebido de presente e não adquirido com o seu próprio dinheiro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Labirinto

Quem conhece a tradição, sabe que o boneco deve ser mantido ao alcance da visão, sendo assim, além do pedido ser constantemente trago à tona, impulsionará o indivíduo a correr atrás dos objetivos. Pode-se, também, escrever o pedido no verso no boneco Daruma, onde está situado o coração.

Logo após a realização do desejo, queime-o, preferencialmente em um templo que possua uma fogueira. Essa prática transmite gratidão.

Esses bonecos são frequentemente utilizados por candidatos a cargos políticos, pintando um dos olhos no começo da campanha eleitoral e o outro quando ganham as eleições.

Versão feminina do Boneco Daruma

De acordo com os historiadores, o boneco Daruma começou a ser valorizado no final do século XVII no sudoeste do Japão. Isso se dá porque, segundo a história, o templo Daruma explicou às famílias que tiravam o seu sustento da agricultura a fazerem bonecos com o auxílio do papel machê para venderem.

Sendo assim, mais de oitenta famílias passaram a fazer cerca de um milhão de Darumas para vender, o que representa quase 80% de bonecos confeccionados.

Essa versão enfatiza ainda mais a riqueza da cultura japonesa.

Tatuagem do Boneco Daruma

As tatuagens de boneco Daruma são tidas como um amuleto para quem as possui. Esse boneco, que alude ao fundador da seita Zen do budismo, tem sido muito considerado nos estúdios de tatuagem.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hades

Embora ele seja considerado um brinquedo, o Daruma é considerado um símbolo de força de vontade e perseverança para os japoneses. Nesse sentido, ter esse desenho no corpo pode simbolizar que você não desiste facilmente e que está sempre pronto para enfrentar as adversidades.

Cabe destacar que há um santuário dedicado aos Daruma na província de Gunna Ken. Lá, diversos artesãos trabalham na confecção dos amuletos que, geralmente, são feitos em papel machê.

As sobrancelhas são pintadas de maneira a simbolizar o pássaro tsuru e a barba na forma de uma tartaruga, cujos símbolos aludem a vida longa no Japão.