Vampiro

Vampiro é um ser folclórico que sobrevive às custas da natureza vital dos seres vivos. O simbolismo do vampiro está associado à sua lenda originada na Europa Medieval.

Origem do mito

Acredita-se que, por conta dos casamentos entre parentes da nobreza, a porfiria, uma doença genética que afeta a fisionomia do rosto em razão da má formação da pele, manifestava-se bastante.

Pessoas com essa doença ficam com os dentes expostos e têm uma grande sensibilidade à luz, com uma forte aversão a ela. Como resultado, caso se exponham à luz do sol, suas peles ficam com bolhas e queimaduras. Por conta de sua aparência abalada, e até mesmo assustadora, evitavam espelhos.

símbolo vampiro

Além disso, a terapia para esses sintomas, naquela época, era feita com o consumo de sangue. Parece claramente com a descrição de um tradicional vampiro, mas é apenas a de pessoas doentes que originaram o mito.

Veja também os significados dos símbolos Sangue e Sol.

O Conde Drácula

O símbolo do vampiro é fortemente associado à figura do Conde Drácula, que se originou do príncipe da Valáquia, nascido na Transilvânia, Vlad Drácula. Ele era um líder cruel, conhecido como o Empalador, por atravessar os seus rivais com uma estaca.

Veja também. Significado do símbolo ->  Mariposa

Porém, além dos exemplos “reais”, temos a simbologia do vampiro. São criaturas sombrias e noturnas, que caçam pessoas para sugar o sangue de seus pescoços usando seus grandes caninos pontiagudos. Eles, portanto, só se mantém vivos graças ao sangue de suas vítimas.

Fazendo um paralelo, o significado de vampiro para o nosso dia a dia está no campo psicológico. Eles representam forças interiores transformadoras, com muito apetite, mas com um potencial destrutivo. Eles costumam ser um símbolo da nossa autodestruição. Isso ocorre porque o vampiro simboliza alguém incapaz de encontrar vitalidade em si mesmo.

Sonhar com vampiro

Para entender o que significa vampiro em seu sonho, é importante lembrar da sua relação com o psicológico. Eles representam justamente um processo de autodestruição. Dessa forma, esse sonho é um representativo da sua relação com pessoas que tiram a sua energia e necessitam ser afastadas da sua vida.

O vampiro é incapaz de se ver no espelho, portanto possui dificuldade de se reconhecer. Dessa forma, eles representam um obstáculo do reconhecimento de suas próprias falhas. Você tem claros problemas em realizar uma autocrítica e não aceita quando apontam seus defeitos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Malta

Por fim, essa figura mitológica pode estar relacionada com algum tipo de dificuldade de aceitação social. Afinal, os vampiros perdem o dia todo fugindo da luz do sol e isso pode ser uma metáfora do seu subconsciente lhe falando que você também está se escondendo da luz do dia.

Vampiro e sangue

Os vampiros possuem uma relação muito forte com sangue, pois este é o seu alimento. Eles costumam atacar pessoas pelo pescoço para sugar todo o seu sangue. Pode acontecer, também, de a pessoa ser transformada em um vampiro.

Vampiro na literatura

Os vampiros eram figuras principais de diferentes lendas e superstições. Entretanto, apenas no século XVIII que surgiram as primeiras histórias literárias. O príncipe Vlad lll, o Empalador, o filho do dragão, foi o potencial inspirador do livro de Bram Stoker, de 1897, Drácula. Além de seu caráter cruel, seu aspecto místico surgiu justamente após uma desaparição: a de seu corpo, desaparecido de seu túmulo.

vampiro símbolo

Esta não foi a primeira história de vampiro, mas foi capaz de sintetizar todo o imaginário já criado e escrito sobre vampiros em uma das principais obras de todos os tempos: um vampiro rico, nobre e sedutor, que tinha aversão a espelhos e símbolos religiosos, como cruzes e orações, além da sua conhecida ligação com morcegos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lírio

Depois dele, outras obras surgiram, como Entrevista com o Vampiro, filme de 1993 estrelado por Brad Pitt, Tom Cruise e Antônio Banderas, e a contemporânea saga Crepúsculo.