Hipopótamo

Hipopótamo é um mamífero de grande porte que tem como habitat principal a África. É considerado o terceiro maior mamífero terrestre, com alimentação exclusivamente herbívora e de hábitos semiaquáticos, sendo encontrados em rios e lagoas profundas que possuam pastagens em suas áreas adjacentes.

hipopótamo símbolo

Atualmente é um animal em risco de extinção.

Simbolismo do Hipopótamo

O hipopótamo simboliza aspectos negativos e positivos, em especial por causa de sua agressividade – parte do seu comportamento relacionado com seu território ou em situações em que se sente ameaçado.

Por parte do hipopótamo fêmea, por exemplo, seu comportamento agressivo tem como justificativa o seu desejo de proteger suas crias.

O hipopótamo macho, por outro lado, representa diretamente as forças negativas pelo simples fato de destruir colheitas. É, portanto, um dos animais mais perigosos da África, com capacidade de aniquilar outros animais apenas por não se sentir confortável em sua presença.

A simbologia do hipopótamo está presente em várias culturas e religiões.

Um exemplo é no Xamanismo – prática de ecologia espiritual – que indica que o símbolo do hipopótamo se refere ao desenvolvimento do comportamento mental das pessoas.

Por ser um animal de poder, ele pode auxiliar a pessoa no desenvolvimento de sua psique, sua intuição e outras virtudes que possuem ligação Terra-Água, afinal este é um animal terrestre que vive na água.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bruxas

Da mesma maneira, por seu temperamento ser determinado e territorial, com chances de ser agressivo e hostil, o hipopótamo é um animal de poder muito bom a ser invocado quando se intenciona ter coragem e força.

Hipopótamo na Bíblia

Na Bíblia, o hipopótamo é citado no Livro de Jó, uma obra considerada séria que explora os limites da responsabilidade do homem diante da experiência destruidora do Mal.

Na obra, Jó faz um protesto contra o Mal que abate sobre sua história de maneira inexplicável. Tal protesto alcança Deus, afinal se sabe que Ele não isenta as pessoas justas das turbulências.

Deus, a seguir, propõe-se a interrogá-lo. O diálogo entre Jó e Deus contém o raciocínio do hipopótamo. Enquanto Jó apenas pensa em suas razões e aflições, Deus o desafia a olhar de frente para um hipopótamo.

O que Deus quer dizer em relação a isso – em Jó 40:15 – é que Jó deve trabalhar a medida do olhar humano, de maneira que ele visualize o incomensurável, tudo aquilo que não tem resposta, mostrando a Jó que se o Mal é tido como um enigma que faz o ser humano se calar, o Bem é um mistério ainda maior do que ele.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lua Crescente com Estrela

Além disso, o hipopótamo na Bíblia abrange certas características, como a vulgaridade, a selvageria e a violência, todas elas sendo análogas ao pecador que está precisando de Deus.

Hipopótamo no Egito

No Egito, o hipopótamo é associado a Seth, deus do caos, da desordem e da violência.

O animal – quando no sexo feminino – passou a ser venerado pelo povo egípcio como um símbolo da fertilidade, do rejuvenescimento e do renascimento, pois personificava a grande mãe, simbolizando a protetora das mulheres.

O hipopótamo macho trata das forças negativas que estão presentes no mundo, como a injustiça e a brutalidade.

Como criaturas positivas, os hipopótamos também eram reconhecidos pelos egípcios, estando associados à vida. Esses animais viviam no rio Nilo, conhecido como a “fonte da vida”.

Um comportamento que intrigava os egípcios era que os hipopótamos rugiam pela manhã, justo ao nascer do sol e à noite, quando ocorria o pôr do sol. Para a cultura egípcia, a interpretação dessa atitude do animal era como uma saudação e um adeus ao sol.

O hipopótamo Tawaret seria uma representação de uma divindade do Antigo Egito, sendo uma das guardiãs do parto. Seu simbolismo é de um hipopótamo fêmea que está esperando seus filhotes.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ceia de Natal

Sonhar com hipopótamo

Popularmente, sonhar com hipopótamo significa que o lado espiritual de uma pessoa precisa de fortalecimento. A pessoa possui influência sobre as outras, mas talvez não tenha conhecimento disso.

Hipopótamos pequenos em sonhos indicam o nascimento de uma criança.

Ver um hipopótamo em sonho é sinal de aviso, o sonhador deve-se preparar para entrar em uma competição árdua, porém saudável.

Cuidar e alimentar um hipopótamo em sonho sinaliza a presença de amigos leais.

Caso o sonhador tenha sido perseguido por um hipopótamo em seu sonho, o significado é de que há uma grande aflição em sua vida, fazendo com que haja falta de força espiritual para que o sonhador vença as lutas diárias.

Veja também os significados dos símbolos: