Terço

“Vocês querem ter paz? Rezem o terço todos os dias”. Foi a mensagem de Nossa Senhora em sua aparição aos pequenos pastores de Fátima, Portugal, em 1917.

Um dos mais importantes símbolos da fé cristã, o terço tem um forte significado para a religião católica. Para essa doutrina, rezar o terço é uma forma de reviver a Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, juntamente com sua mãe, Maria.

simbolismo do terço

Conheça neste artigo a origem, curiosidades e o simbolismo do terço, que tanto encanta fiéis no mundo inteiro.

O que é o terço?

Como o próprio nome diz, o terço é, literalmente, a terça parte de um Rosário, que é um cordão formado por 150 contas, usado para guiar a oração. As 150 contas, que representam Ave-Marias, são intercaladas por cinco contas grandes, que representam Pai-Nossos, finalizando com um crucifixo.

O Rosário é usado por fiéis nas orações e possui um valor extraordinário para quem professa a fé católica. Seu nome vem da associação com Nossa Senhora, visto que a rosa branca simboliza a pureza e inocência da Virgem Maria.

A origem do Rosário

Para o Papa Francisco, é a oração “dos simples e dos santos”. Para a Igreja Católica, é um guia para meditar sobre os mistérios da Vida, Paixão e Morte de Cristo.

A tradição do Santo Rosário surgiu por volta do ano 800, nos mosteiros. Como alguns monges e frades não sabiam ler, era usado para conduzir as orações. Inicialmente, eram 150 Pai-Nossos. Com o tempo, passaram a ser três conjuntos (terços) de 50 Ave-Marias.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

No ano de 1214, em uma aparição a São Domingos Gusmão, Nossa Senhora teria citado o Rosário como uma arma poderosa para a salvação do mundo.  Na famosa Aparição em Fátima, Ela pediu aos pequenos pastores, Lúcia, Jacinta e Francisco: – Filhinhos, rezem o terço todos os dias.

Qual a diferença entre o Terço e o Rosário?

Na prática, ambos têm o mesmo objetivo: a oração, sendo que o Terço corresponde à terça parte do Rosário. A versão atual do terço foi difundida pelo Papa Pio V (1566- 1572) e é formado por 50 Ave-Marias, ligadas por cinco Pai-Nossos.

Já o Rosário é composto de 150 orações Ave-Maria, o que equivale a três conjuntos de 50 (ou três terços). Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou ao Rosário mais um conjunto de Mistérios (Luminosos) e este passou a ser composto de 200 orações.

De acordo com a fé católica, cada Ave-Maria que se reza é uma rosa entregue a Nossa Senhora. Um rosário inteiro é, portanto, uma coroa de rosas.

O simbolismo do terço

Para os católicos, o terço simboliza a mais profunda ligação entre Deus e os homens, e é considerado, junto com a Santa Missa, uma arma poderosa para combater tentações e salvar a alma.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anjo

Isso porque, ao rezar o terço, são entoadas as principais orações, como a Ave-Maria, saudação a Nossa Senhora, o Pai-Nosso, oração ensinada por Jesus Cristo e o Credo, que é considerado a oração símbolo dos Apóstolos.

Como rezamos o terço?

A cada Mistério, reza-se um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, as Jaculatórias e contemplações. A finalidade do terço é ajudar a pessoa a se orientar sem perder a sequência da oração e dos Mistérios. Para isso, basta que se segure cada conta enquanto se faz as orações.

Os Mistérios do Terço

Cada parte do Rosário é chamada de Mistério. Juntas, elas recordam a a Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, desde o nascimento até a sua Crucificação, sempre acompanhado por sua mãe, Maria.

Para os católicos, a simbologia do terço é muito valiosa, pois, consta que, nas diversas aparições de Nossa Senhora, ela pede que a humanidade reze o terço. Durante a oração, os católicos meditam sobre os mistérios vividos por Jesus e Maria, sendo estes, cinco Mistérios Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos.

1)    Mistérios Gozosos – A vida de Cristo, desde a Anunciação até o Menino Jesus no Templo – reza-se de segunda a sábado.

2)    Mistérios Dolorosos – A Morte de Cristo – Desde a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras até a Crucificação e Morte – reza-se às terças e sextas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abelha

3) Mistérios Gloriosos – A Ressurreição de Cristo – Desde a Ressurreição até a Assunção e Coroação de Maria – reza-se às quartas e domingos.

Os Mistérios Luminosos

Esse conjunto de Mistérios foi instituído em 2002, pelo Papa João Paulo II. Deve ser rezado às quintas-feiras e contempla desde o Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia. Porém, mesmo como o Rosário dividido em quatro partes (quatro Mistérios), a expressão continua sendo “rezar o terço”.

A Tatuagem de Terço

Uma tatuagem de terço tem grande simbolismo para quem pretende mostrar na própria pele sua fé e devoção. A tattoo de terço, muitas vezes, é feita no pescoço, pulso ou tornozelo, de forma a dar ideia de estar pendurada no corpo.

O que é um Terço Bizantino

O terço bizantino é muito semelhante ao terço comum, podendo ser utilizado para oração, da mesma maneira, porém no lugar da Ave Maria, deve-se se recitar frases como “Jesus, me cura” e “Obrigado, Senhor”.