Ok

OK é uma expressão utilizada para indicar que está tudo certo, que está tudo bem ou que alguma informação foi compreendida.

A origem dessa expressão é desconhecida, mas bastante discutida pelos estudiosos da linguagem.

símbolo ok

  • Alguns acreditam que a primeira vez que a expressão apareceu foi em março de 1839, em um jornal de Boston.
  • Outros dizem que o significado de Ok se trata de uma expressão de origem alemã “Oll Korrekt” que foi abreviada e significa “está tudo correto”.
  • Outras teorias indicam que é uma expressão origem indígena da América do Norte, Okeh, que significa “sim”.
  • É dito também que se trata de uma expressão de origem grega, Ola kala, que significa “está tudo bem”.
  • Há quem diga que sua origem é africana e foi trazida à América pelos escravos.
  • Outros estudiosos acreditam que o Ok simboliza de uma expressão oriunda da Guerra Civil Americana, pois quando não havia mortos no campo de batalha, fazia-se a seguinte anotação: “0 killed”, que significa nenhum morto.
  • Também dizem que os escravos americanos trabalhavam no campo de algodão, e quando os capatazes davam uma espécie de ordem em francês a palavra era “auquai” cujo significado é “sim, confirmado”.
Veja também. Significado do símbolo ->  Coruja Maori

Mas o que nos interessa de fato é o símbolo e a simbologia do Ok. O símbolo do Ok pode ser realizado pelas mãos e é composto pelos dedos indicador e polegar formando um círculo ou um “o” e pelos outros três dedos levantados, formando um “k”.

Em diversos países da América e da Europa, esse gesto significa que está tudo bem com a pessoa, que está tudo certo. É um gesto de aprovação e concordância bastante utilizado.

Entre os mergulhadores, o gesto foi regulamentado para comunicar que está tudo certo com o mergulho, com as condições da água e com a não presença de animais perigosos. É um tipo de código de sinal entre os mergulhadores.

Já no Japão, quando este gesto é utilizado com o dorso da mão virado para baixo e o círculo virado para frente, significa dinheiro, pois o circulo formado entre os dedos polegar e indicador representa uma moeda. Em outras culturas também significa riqueza.

Já na Franca e em Portugal, pode significar o número zero.

Conotação negativa do símbolo do ok

Em muitos lugares do mundo, esse símbolo pode apresentar uma conotação negativa. Pode representar nulidade, inutilidade, fazendo menção de alguém que não “vale nada”. Em alguns países da Europa, o gesto é extremamente ofensivo sugerindo que alguém é desprezível.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ferradura

Em alguns países, como a Turquia e o Brasil, quando o gesto é utilizado com o dorso da mão virado para baixo e o círculo voltado para frente, é uma representação muito vulgar, ligado ao ânus, ou até mesmo um insulto, como “idiota”.

Em alguns países latinos, o mesmo gesto pode representar algo ligado à homossexualidade masculina, ou até mesmo sodomia heterossexual.

Já para os países árabes, este é um gesto de ameaça, algo como dizer “espere e verá”.

Símbolo do Ok no Budismo, no Hinduísmo e no Jainismo

No Budismo, no Hinduismo e Jainismo, esse símbolo é conhecido como Mudra. É empregado em práticas espirituais, como a meditação e a Yoga, e representa o fechamento de um ciclo, como da vida e da terra. Faz conectar o mundo espiritual com o mundo físico.

Também representa o humano e o divino. É muito comum encontrar estátuas do Buda fazendo esse símbolo com a mão esquerda. Tal sinal se chama Vitarka Mudra e representa a proliferação do Dharma, que são os ensinamentos de Buda, quando tal mestre os passa aos seus discípulos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ametista

Veja também os significados dos símbolos Buda e Dharma.

Símbolo do Ok como emoji

Emoji, ou emoticon, são sinais usados em conversas eletrônicas, muito comuns em redes sociais. Dizem os estudiosos que a linguagem por sinais escritos ou desenhados remonta ao Antigo Egito, quando os egípcios realizam os hieróglifos nas paredes dos templos e pirâmides.

Nos emojis atuais, também está representado o símbolo do Ok. E como foi falado, depende da cultura e do país o seu significado, mas geralmente é um gesto de aprovação.

Combinado com o emoji facial de desaprovação, pode ser considerado um gesto sarcástico.