Papagaio

Papagaio é uma ave pertencente à família dos psitacídeos, que vive, principalmente, no Hemisfério Sul. O papagaio é muito conhecido pelos brasileiros por estar espalhado pelo país inteiro, com algumas espécies específicas em certas regiões.

De modo geral, o papagaio apresenta uma plumagem verde e detalhes em vermelho, amarelo e azul, um bico curvo e tem a capacidade de repetir palavras ou frases completas de pessoas, podendo imitar perfeitamente a voz do ser humano.

símbolo papagaio

Os papagaios são aves que vivem muitos anos, com boa sociabilidade e inteligência.

Simbologia do papagaio

O papagaio é descrito como um animal de grande valor simbólico desde alguns povos antigos. Dependendo da cultura desses povos, o papagaio simboliza o fogo, o sol, a verdade e o inconsciente.

Veja também os significados dos símbolos Fogo e Sol.

Para os maias, o símbolo do papagaio está relacionado ao fogo e à energia solar, em especial por suas penas vermelhas. Além disso, para esse povo, o papagaio também tinha o poder de prever doenças graves e até tragédias que poderiam ocorrer no meio ambiente.

Para algumas tribos de regiões da Colômbia, o papagaio – principalmente o vermelho – é utilizado em suas práticas e rituais para os mortos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Borboleta preta

O simbolismo do papagaio chega até Maomé, assim como seria a petrificação em decorrência do caráter repetitivo da fala que se desvincula de qualquer forma de raciocínio. No caso, o que é repetido não se torna algo de questionamento e avaliações.

A ave se projeta como um símbolo do inconsciente.

Para lendas árabes, o papagaio representa o psicopompo – uma figura que orienta a alma em ocasiões de iniciação e transição (função atribuída, tradicionalmente, a Hermes, conforme a mitologia grega), onde ele sempre fala a verdade, muito embora isso seja feito de uma maneira duvidosa.

Uma representação do papagaio bastante interessante é do animal ser um espelho universal que promove o reflexo de tudo aquilo que ouve, sem qualquer julgamento. Isso porque a ave não só é capaz de imitar as falas humanas, mas também outros sons, barulhos e ruídos.

O papagaio, para os índios Bororo, por outro lado, possuía uma forte impressão onde se associava com uma parte do ciclo projetado na denominada transmigração das almas, sendo um período em que as almas reencarnam provisoriamente em um papagaio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Karma

Já o papagaio no Cristianismo tem ligação com a imagem da Virgem Maria.

O papagaio na Índia, por sua vez, representa o desejo sexual erótico.

Antigos povos orientais, como os chineses e japoneses, faziam relação do papagaio com a deusa Guan Yin.

Na crença hindu, o papagaio era um símbolo do amor e do namoro, pois o deus do amor – Kama – havia escolhido um papagaio como seu símbolo.

Vale ainda comentar que na cultura nativa americana, mais especificamente o povo Kopi, localizado no sudoeste da América, tem o papagaio como um símbolo de abundância.

No Xamanismo, o papagaio é um animal espiritual que, assim como a arara, é multicolorido e pode transmitir a alegria e a força do arco-íris. Como uma ave vistosa e expansiva, o papagaio desperta a retórica, o ato de saber falar e o que falar.

Ainda, o papagaio tem grande poder de comunicação que faz com que ele se aproxime do ser humano, podendo ser assim considerado uma ponte entre o mundo dos pássaros e dos humanos.

Tatuagem de papagaio

Com extremo charme e beleza, o papagaio é uma opção incrível de animal para uma tatuagem.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

Utilizado há séculos como um símbolo dos piratas, a tattoo de papagaio pode até ser mesclada com outros desenhos para trazer ainda mais simbologia. Alguns desenhos de papagaio para tatuagem contam com o animal usando um tapa-olho – igual aos piratas.

Muitas das tatuagens de papagaio encontradas hoje em dia são bastante coloridas e mostram o animal voando, o que simboliza a liberdade proporcionada por sua capacidade de voar.

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

Não somente pela beleza, mas o papagaio é escolhido como uma opção de tattoo por outras características de profundos significados. Por isso, a tatuagem de papagaio se associa com esses aspectos:

  • Parceria,
  • Inteligência,
  • Beleza,
  • Virgindade,
  • Amor,
  • Cuidado,
  • Aspirações,
  • Família,
  • Zombaria,
  • Milagre,
  • Fragilidade.

Veja também os significados dos símbolos: