Uva

Se tem uma fruta que é conhecida desde Antiguidade, é a uva. Afinal, ela aparece em diversas passagens da Bíblia e em registros da civilização antiga, seja no vinho servido na Santa Ceia, nos banquetes do Império Romano ou nas referências a Baco e Dionizio, deuses do vinho.

uva símbolo

Mas você sabe a origem dessa fruta, tão presente em nosso dia a dia, na alimentação e festejos? Conheça mais sobre a origem, simbolismos e curiosidades sobre aquela que é conhecida como o fruto da prosperidade.

Veja também o significado dos símbolos Vinho e Ceia de Natal.

Características das uvas

A uva, cujo nome científico é Vitis vinfera, é o fruto da videira, uma planta trepadeira pertencente à família das Vitaceae.

Fruto tipo baga, disposta em cachos, sua polpa tem um sabor que varia do doce ao amargo, ácido ou adstringente. Ela pode apresentar coloração vermelha, preta, azul escura, verde, amarela, laranja ou rosa.

As uvas verdes, também chamadas de uvas brancas, são derivadas da uva roxa por mutação genética. A uva pode ser consumida tanto in natura, quanto na forma de geleias, passas, sorvetes, refrigerantes e vinhos.

Origens da uva

Originária da Ásia e cultivada principalmente em regiões de clima temperado, a videira (também chamada de vinha ou parreira) apresenta tronco retorcido, com ramos flexíveis.

Suas folhas se dividem em cinco lóbulos pontiagudos e as flores, esverdeadas, são dispostas em ramos. Mas, para saber onde tudo começou, temos que dar uma voltinha ao passado, no tempo das civilizações ancestrais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

Uva e vinho

In vino veritas. Já dizia um provérbio famoso, que associa a bebida a um relaxamento e torpor que leva a não temer a verdade. O cultivo de uvas para produção de vinho é uma das mais antigas atividades de que se tem notícia.

Há referências ao plantio de videiras há cerca de 6 mil anos, no Oriente Médio. Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia (atual Iraque, Síria e Turquia), o vinho era considerado uma bebida exclusiva da realeza e do clero.

O cultivo da uva para produção de vinho também foi registrado na Grécia, Fenícia, Roma e Pérsia. Mais tarde, essa cultura se espalhou pela Europa, norte da África e América do Norte.

O cultivo da uva no Brasil

A uva começou a ser cultivada no Brasil, na Capitania de São Vicente, por volta de 1535, trazida pelos colonizadores portugueses, mas só ganhou impulso no século XIX, com a imigração italiana para São Paulo e Sul do Brasil.

Hoje, as maiores produções de uva do país estão no Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Bento Gonçalves, cidade serrana do Rio Grande do Sul, apresenta a maior produção de uvas do Brasil, sendo conhecida como a “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ômega

A uva na Bíblia

Tanto na civilização moderna quanto na antiga, a uva é símbolo de religiosidade e renovação. Ela é mencionada diversas vezes na Bíblia, sendo que a primeira referência acontece quando Noé planta videiras em suas terras (Gênesis 9:20-21).

O vinho também é citado no livro de Provérbios (20:1) e no livro de Isaías (5:1-25). Já a videira, é mencionada por Jesus, no Evangelho de São João: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos”. (João 15:1-5)

Simbologia da uva na religião cristã

Para os cristãos, o vinho simboliza o sangue de Cristo, sendo considerado, nas celebrações católicas (missa), uma bebida sagrada, usada na celebração da Eucaristia. Uma referência à Última Ceia de Jesus com os apóstolos, quando ele ofereceu pão e vinho, referindo-se a estes como seu corpo e seu sangue.

Além da católica, outras religiões como a Judaica e a Cristã Ortodoxa também adotaram o vinho como bebida sagrada.

A uva na Páscoa

O simbolismo da uva na Páscoa vem do vinho, que, junto com o pão, está associado à Ressureição de Jesus. Assim como o pão representa o corpo, o vinho representa, na visão dos cristãos, o sangue de Cristo, estando relacionado, assim, à promessa de vida eterna.

Veja também. Significado do símbolo ->  Báculo

Veja também o significado do símbolo Crucifixo.

Simbolismo das uvas da Terra Prometida

Para os judeus, a uva representa o fruto da Terra Prometida por Deus aos descendentes de Abraão, simbolizando a vida nova, com fartura e prosperidade.

Também significa união e unidade, pois o cultivo da vinha sempre é feito em comunhão, assim como sua colheita. Por outro lado, o fato de a uva nascer em cachos, indica que não existimos em separado.

Símbolo da uva na cultura popular

Uma fruta que pode representar tanto o sagrado quanto o profano, a uva simboliza, na cultura popular, prosperidade, fartura e fertilidade, sendo associada frequentemente a festas, celebrações e alegria.

Enquanto, na mitologia romana, Baco é o deus do vinho e do prazer, entre os gregos, o deus do vinho é Dionísio. Ambos são representados com folhas de parreira na cabeça. Por simbolizar a fartura, é costume na tradição popular o consumo de uvas no último dia do ano, como desejo de boa sorte e prosperidade.