Chuva

A chuva é possivelmente um dos fenômenos naturais historicamente mais aclamados, principalmente pelas civilizações agrárias dos mais diversos lugares e épocas. Não é para menos, afinal é ela a principal garantia de fecundidade do solo e de água para pessoas e animais.

Por isso, o significado da chuva, que se interliga com o da água, tem fortes conotações espirituais, presentes tanto no simbolismo do dia a dia quanto em sonhos, apesar de também poder ser ambivalente, afinal uma chuva pode tanto reabastecer de água uma população quanto causar destruições com tempestades, enchentes, deslizamentos, virar embarcações, maremotos, corte de energia elétrica, pessoas atingidas por raios etc.

Quer saber mais sobre o símbolo da chuva? Então, continue lendo!

Simbologia da chuva

Em muitas civilizações, principalmente as que dependiam bastante da agricultura, a chuva significa o sêmen ou semente dos deuses, que vivem no céu (portanto, é a parte masculina e ativa da relação), que é lançado sobre a terra para fecundá-la (assim, ela seria a parte feminina e passiva da relação). Ou seja, muitas vezes os seres vivos surgiram do casamento/relação sexual entre o céu e a terra. E, como não havia diferença entre a terra e a mulher que podia conceber, a chuva também foi associada ao feminino e à fertilidade.

Isso tudo explica a importância das danças da chuva, que surgiram entre muitos povos de diferentes localidades, e que podiam variar bastante nos seus rituais, incluindo às vezes até derramamento de sangue, de animais ou de pessoas, porque para algumas culturas a chuva também era sangue a fertilizar a terra.

Como muitos desses povos concebiam a chuva como filha dos céus e das tempestades, ela está ligada não apenas à água, mas também ao fogo. Portanto, manifestações como raios, trovões e tempestades, muitas vezes temidos como castigo dos deuses irados, deviam ser suportados para que todos experimentassem as benesses da chuva.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lilith

Alguns exemplos dessa ideia:

  • Chuva para os hindus: Indra é o deus da chuva para eles, muitas vezes representado como um raio na mão, o que o torna ambivalente: ao mesmo tempo em que é capaz de garantir a fecundidade a mulheres, animais e boas colheitas, também é um deus da destruição (portanto, da renovação). Além disso, na Índia, uma mulher grávida, ou em idade de conceber, é considerada uma “chuva”, o que quer dizer que é uma fonte de abundância e prosperidade.
  • Chuva para os povos ameríndios: Tlaloc é o deus da chuva para os astecas, e dos trovões, raios e relâmpagos, representado com uma coroa de penas e sempre carregando vasos de água, com o que garantia a fecundidade agrária e a sobrevivência do povo. Para outros povos da América Central, a chuva é a semente do deus do trovão, e a mesma palavra para “chuva” também serve para “água” e “vegetação”. E, por sua vez, os incas acreditavam que a chuva era retirada da Via Láctea, que seria um grande rio no céu.
  • Chuva para os chineses: os dragões eram as divindades responsáveis pela chuva, por terem o poder de controlar as águas, portanto eram associados à fertilidade agrária. A chuva é uma manifestação do céu masculino (yin) para fecundar a terra feminina (yang), tem origem na Lua e é de natureza yin (mesma origem do orvalho, que, no entanto, é de natureza yang).
  • Lenda de Danae: na mitologia grega, Danae foi uma princesa encarcerada numa torre pelo próprio pai para que não tivesse filhos, pois um oráculo tinha previsto que um deles o derrubaria do trono. No entanto, Zeus a fecundou transformando-se numa chuva de ouro que caiu de um buraco no teto, e foi assim que o herói Perseu foi concebido, e cumpriu a profecia.
  • Chuva para os hebreus: uma exceção a essa regra. Como os hebreus tiraram qualquer aspecto de sexualidade da divindade, para eles Deus fazia chover ou não conforme eles respeitassem sua palavra ou não, ou seja, a ausência de chuva era sintoma de alguma culpa espiritual deles.
Veja também. Significado do símbolo ->  Veado

Chuva na contemporaneidade

Muitos de nós maldizemos um dia de chuva, sobretudo se ela chegar de repente durante o dia, pois atrapalha todos os nossos planos, não? No entanto, espiritualmente falando, esses momentos que nos obrigam a parar e apenas contemplá-la, quando o tempo perde importância, também podem oportunizar uma limpeza espiritual, principalmente nos nossos pensamentos. Se nos permitirmos apenas vivenciá-los, sairemos mais leves e relaxados. Até porque é difícil resistir ao barulho da chuva, não é? Sobretudo à noite.

Uma coisa que não mudou é que a chuva também pode continuar causando destruição: além dos desastres mencionados no início, que fazem com que moradores de áreas de risco entrem em pânico a cada nova previsão de chuva, também há o fenômeno da chuva ácida, que é causada pelo excesso de liberação de gases como nitrogênio e enxofre na atmosfera, que reagem com a água. Ela pode deteriorar mais rapidamente estátuas e outras obras de arquitetura ao ar livre, folhas e galhos de árvores, contaminar cursos d´água e solos, matar animais marinhos e aumentar doenças respiratórias na população.

Veja também. Significado do símbolo ->  Corrente

Sonhar com chuva

Sonhos com chuva podem ter a ver tanto com a personalidade do sonhador quanto com previsões do que pode acontecer, principalmente em sua vida financeira. Observe:

  • Sonhar com muita chuva ou chuva forte: boas notícias no campo profissional, como uma promoção ou aumento. Ou seja, significa abundância.
  • Sonhar com chuva fina: você está passando por dificuldades emocionais, possivelmente desânimo de tentar coisas novas. Para sair disso, insista em tentar algo que nunca tentou antes, e/ou procure ajuda com um psicólogo.
  • Sonhar com chuva com enchente: problemas com familiares, a acontecer ou já acontecendo. Procure resolvê-los da melhor forma possível, antes que se reflitam nos seus sentimentos.
  • Sonhar com chuva de tempestade: sinaliza que é um momento delicado na questão financeira. Assim, é melhor tomar decisões baseado no que sempre fez e sabe que dá certo. Não arrisque em algo novo e imprevisível.