Corrente

Corrente é uma palavra com inúmeros significados no português. De um modo geral, é descrito como um liame composto de elos ou anéis metálicos.

O termo pode aparecer também como um conceito para um movimento contínuo de coisas, animais ou pessoas em um mesmo sentido, assim como um uma reunião do que é compartilhado por um grupo, como se fosse uma tendência.

Como adorno, é possível encontrar a corrente de prata, de ouro e a corrente de ferro (vista principalmente como coleira para animais).

corrente símbolo

Simbologia da corrente

Em geral, corrente simboliza a união e um elo, podendo este ser tanto físico quanto espiritual.

O símbolo da corrente está relacionado também aos laços entre o céu e a terra, de dois extremos, de dois seres, por isso pode significar a ligação entre os seres do universo.

Existem várias alusões ao simbolismo da corrente e de encadeamento em povos e civilizações, com correntes entrelaçando-se, outras se sustentando ou mesmo com a união entre correntes – todas essas ideias dão sentido de unificação.

Além disso, a corrente representa os laços de encadeamento, de coordenação e união. Isso pode abranger uma nação, uma família, uma comunidade, um casamento ou qualquer outro tipo de ação coletiva em comum. É uma corrente entre indivíduo para indivíduo ou para com a coletividade, entre coletividades e, até mesmo, do físico com o espiritual.

Veja também. Significado do símbolo ->  Obelisco

Ainda, aparece também como símbolo da corrente a necessidade de adaptação de vínculo e integração a um grupo, sendo esta uma visão mais sociopsicológica, mesmo que tal seja uma integração imposta ou espontânea.

Se for possível notar, o rosário – que é um acessório utilizado em diversas crenças – pode ser considerado uma corrente, afinal são diversas contas unidas entre si por meio de um cordão.

A corrente, para os gregos, aparece na sua mitologia, simbolizando a relação entre o céu e a terra, onde o vínculo está entre o superior (que é o céu) e o inferior (que é a terra).

No Mito da Caverna de Platão, é possível notar que a corrente é vista como algo que aprisiona os mortais, fazendo com que eles fiquem presos na escuridão, não permitindo que os mesmos vejam a luz e a verdade, ou seja, basicamente sendo condenados a viverem nas sombras.

A corrente na Maçonaria se apresenta na “corrente fraternal”, recordada no final dos trabalhos onde os integrantes se dão as mãos em círculo. Cada elo da corrente é visto como um anel de cada participante. Inclusive, a Maçonaria em si é considerada uma grande corrente que engloba a Terra além das fronteiras.

Veja também o significado do símbolo Anel.

A corrente na antiga Alquimia aparecia prendendo uma águia a um sapo, representando assim a tensão entre o racional, o “fixo” e o “volátil”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pomba

Veja também os significados dos símbolos Águia e Sapo.

Corrente de ouro

A corrente de ouro, de acordo com o Cristianismo, é a representação da união de Deus com os homens. Os elos dessa corrente simbolizam as ações de Deus na vida dos homens.

Tal referência inclusive aparece na mitologia grega – Zeus manda colocar uma corrente de ouro que liga o céu à terra para que seja possível guiar os mortais no caminho da perfeição, da beleza e da pureza divina, fazendo com que eles acreditem que podem alcançar a grandeza de seus deuses.

Corrente elétrica

Corrente elétrica é um conceito presente na Física que trata do movimento ordenado das cargas elétricas – as partículas eletrizadas conhecidas como íons ou elétrons – dentro de um sistema condutor.

A corrente elétrica que transita nestes resistores poderá transformar a energia elétrica em energia térmica (que é o calor), um fenômeno chamado de Efeito Joule.

Denomina-se de corrente elétrica, portanto, como uma grandeza fundamental da Física, afinal sem corrente elétrica não é possível fazer com que qualquer aparelho elétrico ou eletrônico funcione, por exemplo.

Uma corrente elétrica pode ser contínua ou alternada. A corrente elétrica contínua (CC) é aquela que tem intensidade e sentido constantes, um tipo que é gerada por baterias e pilhas. Já a corrente elétrica alternada (CA) tem intensidade e sentido variados, cuja geração acontece nas usinas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Balança

Tatuagem de corrente

A tattoo de corrente possui umas vasta quantidade de significados. Por isso, a simbologia principal de uma tatuagem de corrente vai depender de cada pessoa.

No entanto, é possível definir como significados mais comuns da tattoo de corrente os seguintes:

  • Proteção,
  • Força,
  • Controle,
  • Autoridade,
  • Poder,
  • Unidade,
  • Encarceramento,
  • Fundamento,
  • Prisioneiro,
  • Liberdade,
  • Perseverança.

Força e proteção são os dois significados mais populares quando uma pessoa escolhe um tatuagem de corrente.

Muitas pessoas veem esse desenho como uma forma de proteção contra qualquer outra coisa que pode causar o mal ou até mesmo contra inimigos ou o mundo.

A corrente representa a força, sendo um símbolo que demonstra a perseverança da pessoa ao longo da vida, que fornece força durante períodos obscuros.

Por sinal, a tatuagem de corrente pode vir acompanhada de outros desenhos, como caveiras, cadeados e âncoras, por exemplo.

Veja também: