Águia

Águia é o nome dado à ave de rapina que enxerga oito vezes melhor do que os seres humanos. São grandes, contam com um bico encurvado e muita plumagem. Embora algumas espécies alimentem-se de ovos de pássaros e peixes, suas principais presas são os coelhos, cobras e outros animais, sobretudo roedores de pequeno porte.

Essas aves, cuja velocidade pode chegar até 100 km/h, tendem a construir seus ninhos em lugares elevados, como castanheiras, por exemplo.

águia ave

Significado da Águia

A águia, que pertence à família Accipitridae, alude à força e coragem. Essa ave, que também pode ser chamada de “Rainha dos céus” ou de “Rainha das aves”, também é associada à soberania e beleza.

Símbolo de Águia

Usualmente, a imagem da águia é tida como símbolo de poder e autoridade. Nesse sentido, em muitas culturas, a ave é vista como sinônimo de nobreza, liberdade e agilidade.

Vale mencionar que, no mundo nos negócios, a expressão “visão de águia” é muito associada. Isso se dá porque a ave simboliza indivíduos visionários, que veem coisas de longe que poucos conseguem, que avançam árduos caminhos e superam limites para chegar ao topo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Tatuagem

Águia de duas cabeças

A águia bicéfala, ou de duas cabeças, simboliza os impérios de Roma. Uma cabeça está voltada para o lado oeste, Roma, ao passo que outra está voltada para o leste, Bizâncio. Muitos estados, como o Império Russo, por exemplo, usam a águia bicéfala em suas bandeiras e escudos.

A águia de duas cabeças simboliza o poder e a nobreza dos grandes impérios. No que tange à sociedade secreta e filosófica, a Águia Bicéfala funciona como uma espécie de amuleto para o maçom, visto que é usada no colar. No símbolo sobre as duas cabeças, há uma coroa de ouro, as garras sustentam uma espada e dela pende uma faixa onde está a seguinte inscrição: “Deus Meumque Jus – Ordo ab chao”.

Ainda nessa perspectiva, a águia bicéfala é uma variante da poderosa figura representada em documentos encontrados por volta de 3000 a.C.

Tatuagem de Águia

É sabido que, com garras poderosas e porte inconfundível, a águia é consolidada como a Rainha dos Céus. Essa ave emblemática teve tanta importância ao longo da história que foi escolhida como símbolo da identidade dos Impérios romano, russo, austríaco, alemão e americano.

Veja também. Significado do símbolo ->  Joaninha

Tendo em vista as interpretações existentes para a águia, esse animal é um dos mais escolhidos pelo público para ser tatuado, visto que simboliza o espírito vitorioso e confiante.

águia símbolo

Águia nazista

Durante o Sacro Império Romano Germânico, a águia era associada ao poder dos deuses e imperadores que, por sua vez, simbolizava a espírito indomável e invencível.

Diante disso, uma vez que o nazismo tinha como símbolo a ideologia de superioridade racial, a águia passou a ser utilizada acima da suástica nazista. O objetivo consistia em ratificar a ideia de que eram poderosos e que estavam acima de tudo e todos.

Veja também o significado do símbolo Suástica.

Águia na mitologia

Essa ave de rapina é o símbolo universal de magnitude, além de fazer parte da história de deuses e heróis. Todas as grandes personalidades, como líderes e chefes, por exemplo, pensaram que deviam associar a sua imagem às características da águia. Isso não foi diferente na mitologia grega. A águia é o símbolo do deus mais poderoso, Zeus.

No que tange à cultura celta, a águia é símbolo de renascimento. Para os egípcios, essa ave simbolizava a vida eterna. Quanto à mitologia escandinava e alemã, a águia conta com o favoritismo do deus Odin, haja vista que envolve na escuridão da noite e nuvens carregadas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lírio

Águia na alquimia

Quanto ao campo da alquimia, a ave simboliza a metamorfose do metal, isso é, a mudança da substância impura em pura. Nessa perspectiva, para os alquimistas, as águias, uma vez associadas ao ar e mercúrio, simbolizam a restauração.