Menorá

A Menorá, ou Menorah, é um dos principais símbolos do Judaísmo. Representando a luz da Torá, a primeira foi feita conforme orientações do próprio Deus na época em que os judeus saíram do Egito, conduzidos por Moisés.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a simbologia do Menorá e seus significados.

O que significa Menorá?

Juntamente com a Estrela de Davi, a Menorá é o principal símbolo do Estado de Israel. Mas, o que significa Menorá? A palavra “Menorah” significa “lâmpada” ou “lâmpada candelabro” e é justamente isso o que é: é um candelabro que possui sete braços.

Foi construído de ouro maciço puro, feito pelo próprio Moisés seguindo as seguintes instruções do Altíssimo:

“Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro. Numa hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. Haverá uma maçaneta sob duas hásteas que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem ele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; assim se fará com as seis hásteas que saem do candelabro. As suas maçanetas e as suas hásteas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. As suas espevitadeiras e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro se fará o candelabro com todos estes utensílios. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.” Ex. 25:31-40(RA)

Veja também. Significado do símbolo ->  Cervo

Veja também o significado do símbolo Candelabro.

Ele foi colocado no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo de Jerusalém, junto com o Altar de Incenso e a Mesa dos Pães da Proposição. O candelabro possui 1,5 metro de altura e 43 quilos. Em cada uma de suas sete pontas, há uma lâmpada que nunca se apaga. Nela, queima óleo de oliva.

menorá

E qual é o significado do símbolo do Menorá em relação ao seu material? Ora, o ouro nunca enferruja, assim como a onipotência e a grandeza divina, que também não muda. A luz nunca se apaga, justamente para mostrar que a luz de Deus também nunca se apagará.

Ainda há uma simbologia do Menorá que se relaciona com as chamas avistadas por Moisés no Monte Sinai.

Além disso, o Menorá Árvore da Vida diz que cada ponta representa uma das raízes da Árvore da Vida, sendo que o seu centro é a parte mais importante.

A simbologia do Menorá também diz respeito ao número de braços: sete. Assim como em diversas culturas, este número também é muito importante para o Judaísmo: O sétimo dia é o dia em que a Criação terminou e Deus foi capaz de descansar. Além disso, o sábado judeu, também conhecido como Sabbat (ou Shabat,) o sábado dos judeus, é um dia que o judeu deve descansar.

Veja também. Significado do símbolo ->  Atena

Os judeus também acreditam que o Universo é formado por sete céus e, por fim, também há sete espíritos de Deus no Messias: Senhor, Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza Conhecimento, Temor do Senhor.

Veja também o significado do símbolo Árvore da Vida.

O que é Menorá Chanukiá?

A Menorá Chanukiá é um candelabro que possui nove braços, utilizado durante o feriado de oito dias da Festa das Luzes, que comemora a libertação do Templo de Jerusalém do domínio grego, no século II a. C.

O braço do meio, conhecido como Shamash, ou servente, é onde coloca-se a vela que é utilizada para acender os outros braços.

Você já conhecia o Menorá? Há alguma outra simbologia do Menorá que não dissemos aqui? Deixe nos comentários!