Suástica

Quando pensamos na Suástica, logo nos vêm um calafrio por associarmos diretamente o símbolo ao nazismo e com os terríveis acontecimentos genocidas que ocorreram na Alemanha Nazista no período da Segunda Guerra Mundial.

Porém, o símbolo da suástica perdeu o seu real significado no decorrer da história e se transformou em um emblema para marcar os homens que louvavam as loucuras de Hitler. Inclusive, muitos historiadores afirmam que o mundo amava esse símbolo até Hitler se apoderar dele. Depois disso, a suástica e o nazismo caminharão juntos para sempre. Mas isso está longe de ser o real significado de suástica. Entenda:

suástica

Símbolo da Suástica

Originalmente, o símbolo da suástica representava a busca pela salvação, felicidade e boa sorte. Seu desenho compõe a forma de uma cruz cujas extremidades curvadas definem um sentido giratório, em torno de um centro estático que também representa o ciclo de ação e regeneração da vida.

Registra-se que símbolo exista há mais de 7mil anos e esteve presente em diversas civilizações antigas no Período Neolítico. No entanto, o símbolo é mais comumente associado ao nazismo, que, durante a Segunda Guerra Mundial, o escolheu como figura de seu partido.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anel

Na maioria das civilizações em que a suástica, Cruz Gamada ou Cruz Suástica, como também é chamada, esteve presente, a forma simbolizava o sol, representando nascimento e renascimento, caracterizando o emblema do fogo divino e a fonte de energia criadora de todas as coisas do mundo, além dos quatro pontos cardeais, os quatro elementos e os quatro ventos.

Veja também o significado do símbolo Sol.

Suástica na Índia

Na cultura indianda, o símbolo era associado a Buda e ao conceito de auspicioso, termo usado na cultura indiana que indica sorte e esperança, sendo usado em celebrações religiosas. A palavra “suástica” procede do sânscrito, linguagem antiga da Índia, svastika, cujo significado aponta para condutora do bem-estar, felicidade, boa sorte e prazer.

Veja também o significado do símbolo de Buda.

No hinduísmo, o símbolo está associado a Ganesh, divindade da sabedoria. Na idade do ferro, estudiosos afirmam referenciar a uma suprema divindade, enquanto a suástica na Idade Média se relaciona com o poder e o movimento do Sol.

Tipos de Suásticassuástica símbolo

Há uma grande diversidade nos estilos e significados de suásticas, que variam de cultura para cultura. Existem duas principais: com os braços para direita, que representa o masculino, e para esquerda, o feminino.

Veja também. Significado do símbolo ->  Veado

Suástica Nazista

Mas o símbolo realmente se popularizou a partir do movimento nazista alemão, que se apropriou da suástica feminina com uma pequena alteração na sua posição, de forma que uma das pontas direcionasse para baixo. O movimento o transformou no ícone do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores a partir de 1920, e o tornou a representação da identidade e supremacia da raça ariana.

Há certas teorias acerca do porquê da escolha da suástica como ícone nazista, uma delas aponta para o poder cósmico que o símbolo possui por ter sido utilizado por povos ao redor do mundo que nunca tiveram contato; outra se dá pelas semelhanças entre o sânscritos e o idioma alemão, que indicavam que alemães e indianos seriam descendentes da raça ariana.

Com o fim da guerra, o símbolo foi oficialmente aposentado, mas a verdade é que, depois da apropriação nazista, ele foi verdadeiramente difamado, onde se atribuiu, permanentemente, um sentido negativo. Por conta das barbáries cometidas durante o período da Segunda Guerra Mundial, quando se vê a cruz gamada, o que vem à mente são as atrocidades desumanas cometidas pelos membros do III Reich. Por conta disso, o símbolo foi proibido em alguns países, inclusive no Brasil, que pode punir em até 5 anos de prisão quem usar a cruz como apologia aos ideais nazistas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Samurai

Veja também o significado do símbolo Águia.