Aniversário

Aniversário é o dia em que se comemora o nascimento de uma pessoa, quando se fica um ano mais velho. O termo é também usado para definir o dia em que se celebra ou se completa um ou mais anos de determinada ocorrência.

O aniversário, conforme sua palavra de origem, significa “o ano que retorna”.

simbolismo do aniversário

Simbologia do aniversário

O simbolismo do aniversário está relacionado com a luz e com o fogo, já que representa o renascimento.

O dia do aniversário pode ser comemorado de maneiras diferentes em várias culturas. Por exemplo, no Ocidente, é costume apagar velas, sendo que estas simbolizam a vida – ao apagá-las, está se marcando o recomeço da vida, apagando-se simbolicamente o ano que se passou.

As velas de aniversário

Acredita-se que o aniversário tenha origem pagã, associado com a magia – as velas, nesse caso, mostram a ligação com o lado espiritual e com a proteção –, bem como com a religião. No entanto, o costume havia sido abolido até o século IV pelo Cristianismo, mas que recomeçou após a Igreja começar a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

O símbolo do aniversário também aparece em certas culturas onde há a celebração coletiva e não individual, no dia em que elas nasceram, mas sim no dia de ano novo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Terceiro Olho

Na astrologia, o aniversário simboliza o momento ideal para que a pessoa pense em si mesma e no que ela deseja mudar em mais um ano de vida, pois as energias estarão favoráveis a isso.

Veja também o significado do símbolo Vela.

O bolo de aniversário

Muito comum nas comemorações, o bolo de aniversário se originou na Grécia Antiga, sendo oferecido a Ártemis, a deusa da fertilidade. Era uma forma de homenagem à deusa, com um bolo e o uso da vela de aniversário em cima de bolos de mel redondos, que, segundo a mitologia grega, era a maneira da deusa se expressar.

Esse elemento simboliza o que o aniversariante construiu em sua vida até o momento, e o fato de dividir o bolo entre as pessoas presentes representa a partilha da vida com as pessoas que admira e ama.

Já o presente de aniversário aparece no Ocidente como uma tradição decorrente da mitologia cristã, quando ocorreu o nascimento de Jesus Cristo e da visita que ele recebeu dos três reis magos, cada um oferecendo-lhe um presente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Xadrez

As comemorações de aniversário, nas primeiras sociedades, eram um momento comum para as pessoas de classes sociais elevadas e aos deuses.

Sendo assim, os povos gregos e egípcios mantinham tal festividade apenas para seus deuses e faraós.

Para os romanos, as comemorações eram permitidas somente ao imperador, à sua família e aos senadores.

Na Idade Média, o hábito do aniversário chegou à Alemanha. Os camponeses festejavam os aniversários dos filhos com um bolo, além de uma quantidade de velas que se assemelhava à idade da criança, bem como uma vela a mais que simbolizava a luz da Vida.

Para a população da Idade Média, a profunda crença relacionada aos aniversários natalícios estava relacionada com a existência dos espíritos bons e dos ruins.

Com medo de que os espíritos ruins pudessem causar algum mal ao aniversariante, via-se necessário que ele ficasse rodeado da família e dos amigos – que desejavam sua felicidade e positividade – protegendo-o contra perigos desconhecidos que, de maneira supersticiosa, caracterizavam esse dia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coruja

Para eles, ainda, a oferta de presentes ao aniversariante era uma forma de causar uma proteção mais forte. O mesmo acontecia quando uma refeição em conjunto era realizada: servia para invocar a presença dos bons espíritos.

A intenção de proteger o aniversariante contra o mal era um dos objetivos dos aniversários natalícios para essa época, assim como tentava-se garantir que a pessoa tivesse um bom ano pela frente.

Atualmente, a ideia de afastar espíritos maus e invocar espíritos bons não existe mais nas festas de aniversário. A celebração mesmo é da conquista de mais um ano de vida, sendo um momento alegre e que é geralmente passado ao lado das pessoa que mais querem o aniversariante bem.