Cruz de Nero

Cruz pé-de-galinha é também chamada de Cruz de Nero.

Ela se apresenta como uma cruz de cabeça para baixo, por isso os “braços” parecem estar quebrados ou caídos.

O símbolo da cruz-pé-de-galinha é antagônico. Isso porque de um lado ele é associado como o símbolo internacional da paz, mas por outro há quem acredite ser um marco satânico, que zomba da crucificação de Jesus, reproduzindo-o de cabeça para baixo e com os braços quebrados.

Nesse sentido pejorativo, a simbologia da cruz-pé-de-galinha aponta a paz sem Cristo, a derrota do Cristianismo. Com este significado, a cruz foi muito usada na Idade Média, apontada como um símbolo associado ao Satanás.

A cruz-pé-de-galinha é uma criação do imperador Nero, por isso o outro nome para indicar essa figura, onde há os braços em forma de “V”, idealizando o modo como mandou crucificar o apóstolo Pedro. Para Nero, esta cruz era o “sinal do cristão quebrado”.

Além disso, a cruz-pé-de-galinha foi usada pelo movimento hippie na década de 1960.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

Também, já foi símbolo da ecologia – já que sua imagem é similar a uma árvore de cabeça para baixo – quando é em cor verde. Atualmente, o símbolo tem três setas verdes que formam um triângulo.

Quando desenhada dentro de um círculo, a cruz-pé-de-galinha simboliza o emblema da Campanha de Desarmamento Nuclear, desde 1958, o que também traz como significado a paz para ela.

Diz-se que o símbolo da paz foi criado nesse ano pelo britânico Gerald Holtom, com o intuito de representar o desespero que ele sentia por conta do mundo que o cercava. Era nesse período em que as pessoas faziam protestos contra a construção de armas nucleares.

Sua criação se deu a partir do uso das letras N e D – do código homógrafo –, assim representaria o seu desejo pelo desarmamento nuclear e que o mesmo acreditava que se tornaria real.

Para Holtom, embora o seu símbolo tenha sido criado como um intuito positivo, é possível notar outro significado nele: além das letras, os traços internos (os pés-de-galinha) podem ser associados com partes do corpo de um boneco de palito, que tem os braços para baixo e as mãos espalmadas em sinal de desespero e agonia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Labirinto

A inspiração de Holtom para esse desenho veio do quadro “Três de Maio de 1808”, de Goya.

Sem ter registrado os direitos de imagem, Holtom viu seu desenho ser usado como um elemento para muitos outros protestos e ações – um deles foi nos Estados Unidos, em movimentos de contracultura dos anos 60. Outro local em que o símbolo da paz apareceu foi durante o apartheid na África do Sul, representando os direitos civis, a luta contra a opressão e a tirania (também em outras partes do mundo).

Holtom, como criador do desenho, sugeriu também que a imagem fosse virada para que assim a “pessoa” do desenho ficasse com os braços erguidos, mostrando felicidade, euforia. Assim, o desenho apareceria com as letras U e D, unilateral disarmament, que é desarmamento unilateral.

Cruz-pé-de-galinha paz e amor

Para os hippies, a cruz pé-de-galinha ainda é um símbolo de paz e amor, afinal este é o lema dessa cultura.

Aquela Campanha de Desarmamento em 1958 aconteceu um pouco antes do aparecimento dos hippies, por isso o símbolo foi facilmente adotado pelo grupo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bruxas

Tatuagem da cruz-pé-de-galinha

A tatuagem da cruz-pé-de-galinha geralmente vem com o círculo ao seu redor, assim ela se expressa justamente como o clássico símbolo da paz.

A tattoo é indicada para quem sente conexão com a cultura hippie, mas que especialmente quer destacar seus verdadeiros valores e a sua busca pela paz.