Açucena

Linda e exuberante, a flor de Açucena também é chamada de tulipa tropical, pois, assim como sua “irmã holandesa”, seus bulbos podem florescer fora de época, se mantidos em ambiente escuro e baixa temperatura. Conheça um pouco mais sobre essa flor, suas características, curiosidades e simbolismos.

açucena símbolo

Talvez você já tenha visto essa flor enfeitando altares e eventos religiosos ou em decoração de festas, especialmente nas celebrações de fim de ano. Muito semelhante ao lírio, com o qual se confunde, ela é conhecida por diversos nomes, como flor-da-imperatriz, amarílis, flor-de-lis ou bela dona. Ela é uma herbácea originária da Ásia, mas que floresce muito aqui pelas bandas da América do Sul.

Veja também o significado do símbolo Lírio.

Características gerais da Açucena

De nome científico Hippeastrum hybridum, a flor de açucena pertence à família Amaryllidacea. Embora se origine da Síria ou Pérsia, a açucena encontrada em território brasileiro provém de regiões tropicais da América do Sul, especialmente México e Peru. Existem no Brasil cerca de 50 gêneros dessa bela e perfumada flor de seis pétalas, que apresenta cores variadas, desde o vermelho ao salmão, branco ou rosa.

Com um caule ereto e oco, e folhas longas verde-escuras, a açucena possui crescimento rápido, podendo a chegar a uma altura de 30 a 50 cm. Fácil de cultivar, adapta-se bem a qualquer terreno ou clima e floresce o ano inteiro. Por ser uma herbácea, possui grande resistência e longevidade, especialmente quando plantada diretamente no solo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pão

De onde vem o nome Açucena?

Também usada como nome próprio feminino, Açucena é uma variação de Susana que, por sua vez, vem do hebraico Shoushannah, uma junção de shus (lírio branco) e hannah (graça). No hebreu moderno, shus também significa “rosa”.

Já em grego, Xu-ana é um genérico para ídolos de madeira femininos. Alguns estudiosos defendem que a raiz etimológica de Açucena está no elemento egípcio sšn, que se traduz como “lótus”.

Simbologia de Açucena

Toda flor possui um simbolismo próprio, podendo transmitir diversas mensagens quando ofertada a alguém. Com a açucena não seria diferente. De aspecto delicado, ela simboliza pureza, altivez e elegância. Na mitologia grega, o símbolo de açucena está associado ao deus Apolo, conhecido por sua figura imponente e orgulhosa. A açucena ou amarílis vermelha também simboliza o sangue da ninfa Amarílis, que se deixou sangrar pelo amor de Alteu, um pastor tão belo quanto Adonis.

Na cultura popular, a flor de açucena transmite admiração e respeito, mas também pode significar saudade, tristeza e angústia por um amor perdido.

Simbolismo de Açucena na fé cristã

No cristianismo, a açucena representa pureza, castidade e feminilidade, sendo frequentemente associada à Virgem Maria. Também conhecida como a flor da anunciação, a açucena branca é representada em forma de ramo nas mãos do Arcanjo Gabriel, nas pinturas da Anunciação de Maria.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flor de Cerejeira

Usada para adornar altares religiosos, na fé católica três mudas de açucena plantadas no mesmo vaso simbolizam a Santíssima Trindade.

A açucena vermelha, por sua vez, é muito usada nas decorações de fim de ano, especialmente no Natal.

Os significados das cores da Açucena

As flores de açucena mais populares são as de cor branca, usadas em eventos religiosos, para simbolizar Nossa Senhora. Mas também são encontradas nas cores vermelha, salmão, rosa ou alaranjada. Conheça o significado de cada cor de açucena:

  • Açucena vermelha: paixão, amor (correspondido ou não) e beleza.
  • Açucena roxa: simboliza não apenas a realeza, mas também o lado espiritual da vida.
  • Açucena laranja: representa felicidade e saúde.
  • Açucena branca: simboliza pureza, feminilidade e filhos. Muito semelhantes aos lírios brancos, representam também o luto por um ente querido.
  • Açucena rosa: representa a amizade de ambos os sexos e de todas as idades.
  • Açucena amarela: símbolo de felicidade, boa sorte e desejo de conquistas.

Propriedades curativas da flor de Açucena

Desde a Antiguidade, se tem conhecimento das propriedades medicinais das plantas da família Amaryllidaceae. Quatro séculos a.C, o óleo dessa planta já era usado por Hipócrates no tratamento de tumores no útero. Até mesmo na Bíblia há relatos do uso de açucena (amarílis) para curar várias doenças.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Nero

As propriedades da açucena também eram conhecidas entre os índios latino americanos, que a utilizavam em forma de emplastro para curar feridas e manchas da pele ou em forma de chá para amenizar dores no estômago.

Na medicina popular, a açucena tem diversas utilidades:

  • Cicatrizar feridas
  • Analgésico para dor
  • Clarear manchas na pele
  • Alívio em picadas de inseto e coceiras.

A açucena é tão versátil que nada se perde dela:

  • Bulbos: seu óleo é usado na fabricação de cosméticos para a pele. Também trata inflamação e furúnculos e quando macerado em água, ameniza dores de estômago.
  • Pétalas: embebidas em aguardente, servem de antisséptico para feridas.
  • Raízes: podem ser usadas como laxante ou para tratar problemas da bílis.

Mas, atenção: o uso medicinal dessa planta é empírico, não havendo estudos toxicológicos científicos oficiais que garantam sua eficácia.

Veja também os significados dos símbolos: