Estrela Náutica

Estrela náutica é uma estrela que dispõe de cinco pontas e que possui uma origem forte com a Estrela Polar, sendo esta a mais brilhante da constelação Ursa Menor.

A estrela náutica é parecida com essa estrela estacionária, que é bastante importante para auxiliar os navegantes como um meio de referência à posição Norte ou Zero Graus em uma bússola, que possui a marcação de uma estrela de cinco pontas.

estrela náutica símbolo

Simbolismo da estrela náutica

A estrela náutica simboliza a sorte, assim como a boa opção e os novos caminhos. Pode também significar a proteção, especialmente para os marinheiros.

Por fazer referência à Estrela Polar (conhecida também como Estrela do Norte), a simbologia da estrela náutica indica a posição correta, isto é, o “norte” no mapa. Isso era imprescindível para que o navio permanecesse no trajeto adequado, usando a estrela de guia. Nesses casos, o símbolo da estrela náutica expressar o retorno para asa em segurança.

O significado da estrela náutica se expandiu ao longo dos anos. Em várias culturas, por exemplo, essa estrela se tornou uma metáfora não somente para a volta para casa, mas também a um retorno para si mesmo, isto é, uma forma de representar o caminho da vida, quando há o encontro entre a sorte e a opção certa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Celta

Um exemplo é na Irlanda, que a considera como um símbolo de boa saúde.

Pela estrela náutica, é possível definir a posição das outras estrelas. Errantes e navegadores se concentram na posição da estrela náutica para se deslocarem com segurança, principalmente porque ela é fixa no céu – de caráter estacionária – e servirá de orientação.

Dentro desse contexto, a estrela náutica também sinaliza o ato de viajar, o de deslocamento e de direção.

Nos dias atuais, a tatuagem de estrela náutica é bastante comum entre marinheiros e soldados pelo fato de ser uma espécie de guia para voltar para casa com segurança.

Além disso, outras pessoas optam pelo desenho da estrela náutica por razões equivalentes, interpretando tal tatuagem como uma luz dentro da escuridão quando se está perdido na vida.

Nas comunidades LGBT, a tattoo de estrela náutica no pulso sinaliza a disposição.

A estrela náutica também tem uma ligação com o punk rock.

Veja também os significados dos símbolos Estrela e Bússola.

Estrela náutica na China

Na China, assim como em certas partes da Ásia e da Europa, a estrela náutica representa a nobreza. Ainda, tal estrela pode simbolizar o centro do universo, o “umbigo” do mundo, o que claramente impõe que ela também se refere à porta do céu.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fogo

É claro que outras culturas, como as mais primitivas, viam a estrela polar (ou a estrela náutica) como a sede do ser superior e divino que gerou e administra o universo.

As pirâmides chinesas foram construídas usando o alinhamento com os pontos cardeais, mas algumas delas se encontram quase que perfeitamente ordenadas a partir do Polo Norte.

De acordo com os pesquisadores, alguns arquitetos chineses construíram as pirâmides alinhadas com o Polo Norte, enquanto algumas que apresentam um certo “desvio” foram erguidas com o intuito que ficassem apontadas para a Estrela Polar. O posicionamento hoje destas pirâmides consiste com o eixo de projeção da Terra, levando-se em conta que a estrela náutica é a estrela mais próxima ao Polo Norte.

Estrela náutica no Egito Antigo

No caso do Egito Antigo, a estrela náutica era o local onde as almas dos faraós mortos moravam.

A estrela também estava relacionada ao Deus Seth – deus do caos, da violência e da desordem –, bem como com o demônio fenício Baal Saphon.

A estrela náutica (estrela polar) foi utilizada pelos antigos egípcios como uma forma de referência para o posicionamento das pirâmides. Um exemplo é a Pirâmida de Quéops que, mesmo sutilmente “torta”, teve sua construção realizada há aproximadamente 4,5 mil anos e está quase perfeitamente alinhada com os pontos cardeais, na sequência a seguir: norte, sul, leste, oeste.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coruja

Veja também os significados dos símbolos Pirâmide e Triângulo.

Além desta pirâmide, a Pirâmide de Quéfren (na Necrópole de Gizé) e a Pirâmide Vermelha (em Dahshur) também estão dispostas da mesma forma.

Conforme os estudiosos, esse posicionamento está um pouco no sentido anti-horário pelo respeito aos pontos cardeais – uma característica que fez com que certos cientistas avaliassem que os antigos egípcios tiveram como base a sombra do Sol ou ainda na própria localização da Estrela Polar no momento de erguer as suas estruturas.

Veja também os significados dos símbolos: