São Jorge

símbolo são jorgeNo Brasil ele é um dos santos mais venerados. Sua oração é tida como das mais poderosas. Sua imagem estampa camisetas, quadros e posters. Um dos mais populares santos da religião católica, também é cultuado na umbanda, por conta do sincretismo religioso, onde corresponde ao orixá Ogum. Ele é São Jorge, o santo guerreiro, que tem devotos no mundo todo.

Mas você sabe o que São Jorge simboliza e qual a história desse santo tão querido pelos brasileiros? É o que vamos conhecer nesse artigo. Mas antes…Salve, Jorge!

Quem foi São Jorge

Nascido entre 275 e 280 d.C, na Capadócia, atual Turquia, Jorge era filho de uma família de posses. Seu pai era militar e a mãe, cristã. Recebeu uma excelente formação e ao perder o pai, na adolescência, mudou-se com mãe para a Palestina, onde se alistou no Exército Romano.

Destacando-se por sua bravura, recebeu do imperador Diocleciano o título de Conde da Capadócia. Com a morte da mãe, mudou-se para a Corte, onde assumiu a guarda pessoal do imperador. Foi quando sua vida começou a mudar. Almejando a salvação, converteu-se ao cristianismo e doou toda a sua riqueza para os pobres.

Mas sua fé seria ainda mais desafiada. Revoltado com a crueldade com que os cristãos eram tratados no Império Romano, levantou-se contra tal prática e declarou-se cristão, passando a ser perseguido pelo imperador. Preso, torturado, nunca negou sua fé em Jesus Cristo, motivo pelo qual foi decapitado, no dia 23 de abril de 303. Seu túmulo localiza-se ainda hoje na cidade de Lida, Israel.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coelho

A devoção a São Jorge

Depois de sua morte, Jorge passou a ser venerado pelos cristãos como mártir e santo. Anos depois, o primeiro imperador cristão, Constantino, ordenou que se construísse para ele um oratório e outras igrejas dedicadas a São Jorge foram erguidas em Constantinopla, capital do Império Romano no Oriente. A devoção a São Jorge se espalhou por outras regiões como Armênia, Bizâncio e Estreito de Bósforo, na Grécia, chegando até os dias atuais.

Conhecido como Santo Guerreiro, São Jorge é cultuado em todas as religiões cristãs, como o Catolicismo, Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana e padroeiro de várias regiões, como Inglaterra, Portugal, Catalunha, Bulgária, Etiópia, Sérvia, entre outras.

São Jorge no Brasil

A devoção a São Jorge também chegou ao Brasil, onde é um dos santos mais populares. Além de cultuado pela Igreja Católica, é venerado na umbanda, religião afro. Isso porque São Jorge, na cultura africana, corresponde a Ogum, Orixá da Guerra e defensor da ordem e da justiça.

Para os umbandistas, Salve Jorge é uma maneira de saudar e dar boas-vindas a Ogum, responsável por abrir caminhos e ajudar a vencer batalhas. São Jorge também é o padroeiro (não oficial) da cidade do Rio de Janeiro, e seu dia é comemorado em 23 de abril. Desde 2008, o dia de São Jorge tornou-se um feriado estadual para os cariocas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lua

A lenda de São Jorge e o Dragão

Vestido de armadura e montado em um cavalo branco, a imagem de São Jorge é representada enfrentando um dragão. Isso, por conta de uma lenda difundida na Idade Média.

Segundo essa lenda, Jorge acampava com sua tropa na Líbia, norte da África, onde um enorme dragão atormentava a população. Para se proteger, eram ofertados a ele sacrifícios animais e humanos. Ao saber que a filha do rei, de 14 anos, iria ser sacrificada, Jorge decidiu enfrentar a criatura. Mas antes, exigiu que, em troca, ele e seu reino se convertessem ao cristianismo.

são jorge símbolo

Armado com sua lança e sua fé, Jorge conseguiu acertar a cabeça do dragão e cravar a espada debaixo de sua asa, ferindo-o mortalmente. Com isso, todo o reino da Líbia se converteu ao cristianismo. Desde então, no mundo todo, o símbolo de São Jorge enfrentando o dragão representa a batalha do Bem contra o Mal.

Simbolismo de São Jorge

Além da conversão e morte de São Jorge por conta da fé em Jesus Cristo, existe um grande simbolismo em torno desse santo, relacionado ao lendário dragão que ele enfrentou.

O dragão de São Jorge simboliza o mal e a idolatria que provoca a morte de inocentes. A fé seria a arma poderosa do cristão para vencer os desafios da vida. A armadura simboliza a justiça. O capacete, a certeza da salvação e o cinturão representa a verdade. Sua capa vermelha representa o sangue derramado em nome da fé.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boneco Daruma

Para completar a simbologia de São Jorge, a espada com a qual ele fere e derrota o dragão, representa a palavra de Deus e a menina salva por ele na lenda, representa a vitória da fé cristã sobre o mal.

Veja também o significado do símbolo Dragão e Espada.

Representações de São Jorge

Entre outros simbolismos, São Jorge representa coragem, fé e proteção. Ele é representado como um cavaleiro de armadura da Idade Média enfrentando um dragão. A tatuagem de São Jorge também já foi muito usada por prisioneiros, simbolizando seu desejo de seguir no caminho do bem. Também já foi vista como um símbolo da luta do povo contra os poderosos.

Tatuagem de São Jorge

Ricas em cores e detalhes, as tatuagens de São Jorge são escolhidas principalmente por seu simbolismo religioso. Seu design, elaborado, exige uma habilidade especial do tatuador.

Em geral, quem escolhe a tatoo de São Jorge busca representar nela a proteção em todos os sentidos, pois a principal simbologia de São Jorge está na vitória da fé sobre a heresia e do bem contra o mal.