Ampulheta

Compartilhe tudo sobre os simbolos:

O significado da ampulheta é justamente a passagem inexorável do tempo. A ampulheta é um instrumento muito antigo e fantástico de marcação de uma fração de tempo. Existem ampulhetas de diversos tipos: de uma hora, de duas horas, de cinco horas etc. Durante muito tempo, ela foi utilizada justamente para marcar aquela fração de tempo designada para determinada atividade, como para jogos na Idade Média, por exemplo.

A simbologia da ampulheta é magnífica e poderosamente verdadeira. O significado da ampulheta se relaciona com a passagem do tempo, mais precisamente com inevitabilidade de sua passagem.

ampulheta

O fluxo do tempo é o que significa a ampulheta. Logo, ela também tem como simbolismo o fluxo da vida, a transitoriedade de tudo, como a lenda do anel do rei que possuía uma frase “Isso também passará”. Em outras palavras, tudo no Universo um dia passará. Tudo tem começo, meio e fim, e nada dura para sempre, principalmente os seres humanos.

Em conclusão, podemos afirmar que, quando nascemos, nossa ampulheta é virada e começam a cair os grãos de areia do nosso tempo, que é limitado, que uma hora vai acabar. Muitas pessoas não pensam no final de sua ampulheta de vida, mas, para se viver bem, não há como não pensar no final da vida, no final da areia na ampulheta do nosso tempo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onça

Significado espiritual da ampulheta

O significado espiritual da ampulheta tem mais relação com a passagem das coisas divinas à terra, um recipiente cheio que passa seu conteúdo ao recipiente de baixo, que está vazio. Pode se considerar esse conteúdo como o próprio tempo, ou o sopro da vida, ou mesmo o tecido de todas as coisas que acontecem no mundo, a que chamamos de coincidências ou acaso.

Depois, quando o conteúdo do lado de cima passa todo para o recipiente de baixo, inverte-se a ampulheta, ou seja, é o conteúdo terreno sendo enviado aos planos divinos, completando, assim, o eterno ciclo da vida.

Percebe-se que o frágil fiapo de areia que escorre do ambiente superior para o inferior também representa a fragilidade do fluxo da vida humana. Apenas um fino fio que pode ser interrompido a qualquer hora.

Esse fiapo pode ser considerado o fluxo do sopro divino em nós, chamados por uns de espírito, por outros de alma. Ele é contínuo e sútil.

Ampulheta como marcador de tempo

A ampulheta começou a aparecer nos registros históricos na metade do século VIII, sendo o principal objeto de marcação do tempo durante toda a Idade Média, até a invenção dos relógios mecânicos, que seriam mais precisos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Orquídea

As escrituras não dizem quem foi inventor da ampulheta, e isso se perdeu ao longo do tempo, um pouco razão da perseguição ao conhecimento científico realizado pela Igreja. Lembre-se que, naquela época de dominação religiosa, o pensamento era todo voltado a Deus. Ou seja, medir o tempo poderia ser considerado algo demoníaco.

ampulheta símbolo

Com o tempo, a própria Igreja começou a utilizar a ampulheta para a marcação do tempo das missas por exemplo.

Na verdade, a utilização da ampulheta ficou mais marcada pelas grandes navegações, onde os navegantes utilizavam-na (geralmente de duas horas) para marcar o tempo da viagem, realizando os registros em um diário. E daí poderia se dizer que uma viagem até as Índias, saindo da Inglaterra, duraria 7 meses.

Com essa informação, eles poderiam programar a viagem com os suprimentos de alimentação e água justamente para esses 7 meses. Conseguiam calcular também o tempo de volta, para dizer aos governantes quanto tempo duraria a viagem, e em quanto tempo estariam de novo no país de origem com as especiarias para o comércio, por exemplo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Veado

Origem do nome ampulheta

A origem do nome ampulheta vem da palavra “ampulla” que, em latim, quer dizer redoma de vidro vazia. Muitos historiadores, em razão da origem do nome, acreditam que a ampulheta tem origem muito antes do que se pensa, muito antes do século VIII, remontando até mesmo ao início do Império Romano.

Tatuagem de ampulheta

A tattoo de ampulheta é um dos símbolos mais utilizados pelos amantes da marcação da pele. Os desenhos de ampulheta no corpo têm relação direta com seu significado de fluxo do tempo, transitoriedade de tudo. É usada como um lembre-te para a finitude e geralmente vem acompanhada da frase em latim “Carpe Diem”, outra expressão em latim que significa “aproveite o dia”.

ampulheta tattoo