Estrela de Davi

A Estrela de Davi é mais conhecida por sua conexão com a cultura judaica. Pode ser vista em sinagogas, em tumbas judias e na bandeira do estado de Israel.

Porém, o símbolo possui sentido em diferentes culturas, aparecendo na arte de povos tão diferentes como os sumérios, fenícios, maias, romanos; e em países como Itália, Vaticano, Romênia, Turquia, Tibete, Líbano, Islã, Mongólia, Arábia, Egito e Marrocos.

Significado da Estrela de Davi

Em idioma hebraico, o nome que se dá à Estrela de Davi é Magen David, em tradução livre, “escudo de Davi”. Mais exatamente, o símbolo associa-se à ideia de que Deus é o escudo de Davi.

Símbolo da Estrela de Davi

O símbolo é composto por dois triângulos equiláteros sobrepostos formando uma estrela de seis pontas. É chamado também de hexagrama. Há ainda a ideia de que o símbolo venha do nome Davi. Em hebraico, Davi possui três caracteres, sendo dois deles a letra chamada “Dalnet”. Em antigo hebraico, essa letra era escrita com forma similar a um triângulo. É dito que o símbolo da Estrela de Davi pode ser a sobreposição de dois triângulos remetendo a dois Dalnet.

A Estrela de Davi simboliza a honra ao rei Davi, que nasceu em Belém, na corte do rei Samuel, em que era harpista e poeta, sendo casado com a filha do rei, Micol, e amigo do príncipe Jônatas.

Davi foi famoso por suas vitórias em guerra, como a vez em que derrotou o gigante Golias. O rei Samuel, enciumado do sucesso, quis eliminar Davi, que fugiu, mas continuou a ser apoiado por muitas tribos que queriam vê-lo como rei.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz com asas

Davi só retornou à Judeia quando o rei e seu filho Jônatas estavam mortos. Ainda assim, guerreou com o filho mais novo do rei, Isbaal. Ao vencer, se tornou o novo rei de Israel. Transferiu a capital para Jerusalém. Diz a lenda que o exército do rei Davi trazia no escudo o símbolo do hexagrama para evocar proteção divina.

Simbologia da Estrela de Davi

A Estrela de Davi, a partir do século XIX, é usada em todo o judaísmo com um símbolo universal. Durante a Segunda Guerra Mundial, a simbologia ganhou ainda o significado de martírio e heroísmo. A Estrela de Davi estava presente nas faixas que os judeus eram obrigados a usar no braço pelos nazistas.

Normalmente, a Estrela de Davi é associada ao número 7. Isso porque são seis pontas e mais o centro. É feito um paralelo com os seis dias da criação e mais um dia de descanso, ou com os sete arcanjos de Deus, ou ainda com os sete braços do Menorá (outro símbolo do judaísmo).

Origem da Estrela de Davi

A Estrela de Davi tem origem na antiguidade e servia como símbolo mágico, mas também como símbolo decorativo. Foram místicos judeus da Idade Média que atribuíram a ela o significado relacionado à sua fé.

A comunidade judaica de Praga (República Checa) foi a primeira a usar a Estrela de Davi como seu símbolo oficial. Do século XVII em diante, o símbolo passou a ser o selo oficial do judaísmo. Não existe origem bíblica ou no Talmud. Hoje, a Estrela de Davi é para os judeus o mesmo que a cruz simboliza para o cristianismo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cacto

Estrela de Davi no Cristianismo

Na Idade Média, a Estrela de Davi aparece em algumas catedrais católicas e é identificada como símbolo do messias, Jesus Cristo. O símbolo de seis pontas também é utilizado na feitiçaria e na magia, o que foi combatido pelo cristianismo na Inquisição. Neste caso, as seis pontas da estrela remeteriam ao número 666, e, sendo assim, a Satanás.

Estrela de Davi no Hinduísmo

O símbolo do hexagrama aparece na cultura hindu por volta de 4000 a.C. Para o Hinduísmo, o símbolo significa a mescla de elementos espirituais, como masculinidade e feminilidade. Seu nome é Iantra e está associada aos deuses que compõe a tríade do hinduísmo, bem seja, Brahma (Criador), Vishnu (Preservador) e Shiva (Destruição).

Estrela de Davi na Maçonaria

Autores maçônicos fazem uma diferenciação entre a Estrela de Davi e o Hexagrama, ligado ao Selo de Salomão. A mesma tem relação com o modo como os triângulos se interconectam. A maçonaria usa o hexagrama como símbolo, representando equilíbrio, harmonia, proteção.

Estrela de Davi na Umbanda

Para a Umbanda, o hexagrama é símbolo da essência humana. O triângulo voltado para cima é a ascensão. O triângulo voltado para baixo é o livre arbítrio. Simboliza a lei do retorno e a escolha do caminho a seguir pelo livre arbítrio. Cada ponta da estrela simboliza um dos orixás (guias espirituais) da Umbanda, bem seja, Oxóssi, Ogum, Oxum, Xangô, Iansã e Iemanjá. No centro, está o orixá maior, Oxalá.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Caravaca

Estrela de Davi e Selo de Salomão

A ideia de conferir poderes mágicos à Estrela de Davi se deu do mesmo modo em que as tradições mágicas atribuíram à outra estrela de seis pontas o significado de Selo de Salomão, utilizado como uma proteção contra espíritos ruins.

Diz a lenda, que o símbolo estava gravado em um anel que o Rei Salomão usava para se proteger dos demônios. A diferença entre as duas estrelas é que, na Estrela de Davi, os triângulos são sobrepostos e rendem uma visão bidimensional; enquanto no Selo de Salomão eles são entrelaçados e possuem imagem tridimensional.

Tatuagem da Estrela de Davi

Remonta à ideia de um amuleto. Era muito solicitada por navegadores, que atribuíam a ela poderes de proteção, ajudando para que voltassem são e salvos para casa. Entre os russos, nos anos de 1950, ganhou um significado especial, pois simbolizava oposição ao regime político do país. Normalmente, é tatuada nos ombros e no peito.