Om

om símboloVocê já ouviu falar em Om? Provavelmente não soou familiar a você, não é verdade? O Om é um mantra mundialmente conhecido, principalmente pelos praticantes de yoga e de meditação.

Caso você tenha se interessado pelo assunto e queira saber mais sobre ele, nós preparamos um texto incrível para você! Confira!

Significado de Om

O Om é um dos símbolos mais sagrados do Hinduísmo. Se originou do Devanagiri, que é um manuscrito baseado em sânscrito, de onde outras linguagens também emergiram.

A palavra é composta dos sons à (foneticamente como em “manhã”), U (foneticamente como em “ungir”) e M (foneticamente como em “mamãe”). O som conta com o Trimurti, que é uma união de três deuses, sendo eles: Brahma (o criador), Vishnu (o conservador), e Shiva (o destruidor).

Muitos acreditam que o som “ãum” corrige problemas e melhora capacidades vocais. As três letras fazem referência aos três estados (despertar, sonhar e sono profundo), as três divindades (Brahma, Vishnu e Shiva), os três Vedas (Cordame, Yajur e Sama) e os três mundos (Bhuh, Bhuvah e Suvah).

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho que Tudo Vê

Também é conhecido como “pranava”. Porém, qual é o seu significado? Pois bem, é o símbolo ou som pelo qual o Senhor é elogiado. É dito que o Ele começou criando o mundo após entoar o cântico “Om”. Portanto, seu som é utilizado como criação de um início promissor para qualquer tarefa que alguém deseja realizar. O canto do “Om” deve ser atribuído como o som feito por um sino quando bate (ããuumm). É um dos símbolos mais antigos conhecidos no Hinduísmo.

Veja também o significado do símbolo Shiva.

Simbologia do Om

O que significa exatamente o Om? Esta é uma dúvida muito comum, considerando-se a quantidade de vezes pela qual ela é repetida por aí. Om quer dizer Tudo – o meio e a meta de vida, o mundo e a sua verdade, o mundo material e o sagrado, toda forma e o que também não tem forma. O Om tem grande efeito no corpo e na mente daquele que o canta.

Basta prestar atenção para perceber que grande parte dos mantras e orações se iniciam com Om. Muito utilizado durante a meditação, este som é usado para auxiliar na concentração, sendo repetido e meditado como um mantra. Sua forma é dita de maneira adorada, e utilizada como um presságio promissor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho de Hórus

Om na Yoga

símbolo om

O Om é um símbolo universal do Yoga, algo já bem conhecido por seus praticantes. É um símbolo que transmite força, energia positiva e perseverança aos praticantes da atividade. Não raro encontramos a imagem do Om em diversos locais. Porém, ainda que seja cada vez mais difundido no mundo ocidental, a maior parte das pessoas não conhece suas origens.

Por todo significado atribuído ao Om, fica bem clara a sintonia que ele traduz com uma vibração que muitas vezes transcende a matéria, colocando os indivíduos que creem em seu poder em contato com as forças universais contidas nele.

Tatuagem de Om

As pessoas que optam pela representação da sílaba Om em seus corpos pretendem demonstrar a sua crença na força desse mantra, que representa o pilar da existência humana, segundo a tradição Hindu. Não há preferência de locais para esta tatuagem, assim como não há uma diferença considerável entre a procura por homens e mulheres.