Redemoinho

símbolo redemoinhoO redemoinho é um fenômeno natural que sempre impressionou a humanidade pelos mais variados motivos; existem histórias associando-o ao diabo ou, no caso brasileiro, ao Saci-Pererê, mas as religiões orientais tendem a vê-lo de forma positiva.

Além disso, todos temos também os famosos redemoinhos na cabeça, que podem ser relacionados a questões de energia mística, explicar habilidades motoras e cognitivas ou simplesmente atrapalhar penteados.

Quer saber mais sobre o simbolismo do redemoinho? Então, continue lendo!

O que o redemoinho simboliza?

Um redemoinho se forma quando um ponto da Terra está muito quente e transfere esse calor ao ar que está acima dele, o que o faz se elevar e se movimentar em círculos, criando uma área de baixa pressão no chão e levantando poeira, que fica girando em forma de funil. Por isso, é comum confundi-lo com um tornado. Porém, como a velocidade atingida pelos ventos do redemoinho normalmente não chega nem a 100km/h, o máximo de estrago que pode causar é a derrubada de umas telhas soltas.

No imaginário popular, a simbologia do redemoinho está relacionada ao descontrole e vida tirada do eixo por forças superiores, portanto uma forma de evolução longe do alcance de qualquer intervenção humana. E, tendo a forma de um cone, isso simboliza possibilidade de ascensão ou queda vertiginosas (ou seja, progresso ou regresso).

redemoinho símbolo

Esta interpretação é parecida no Oriente e no Ocidente, porém cada um deles lida com isso de maneira oposta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

Nas religiões orientais, ou de comunhão com a natureza, como o xamanismo americano, em geral o redemoinho remete à forma como a energia vital (kundalini) se movimenta pela natureza e pelo nosso corpo, em forma de círculos ou ciclos (o dia e a noite, as estações do ano, a vida e a morte etc.). Isso quer dizer que sua trajetória não tem início nem fim, é feita de um eterno retorno (portanto, o círculo é um símbolo da perfeição).

Veja também o significado do símbolo Círculo.

Para os hindus, o redemoinho no sentido horário representava lua, morte, experiências irracionais como sonhos, alucinações e intuições e desenvolvimento pessoal a partir de experiências interiores; o sentido anti-horário remetia ao sol, vida, racionalidade, crescimento a partir de experiências exteriores. Ou seja, forças opostas que se complementam atuando no mesmo corpo. Outros povos antigos enxergavam essa relação ao contrário.

No caso do Ocidente, que tem tendência a ver a vida como uma trajetória em linha reta, em geral o símbolo do redemoinho está associado ao desastre, pois interrompe essa ordem linear.

Veja também os significados dos símbolos Sol e Lua.

Não à toa, houve quem acreditasse que o redemoinho pudesse ser morada do diabo ou do Saci-Pererê, e que se alguém entrasse no meio dele com uma peneira e uma garrafa poderia capturar essas criaturas. E sonhar com redemoinho é visto como algo negativo. Costuma significar que a pessoa passará por um período de grandes dificuldades, que pode até acarretar alguma perda valiosa. Mas, se souber atravessar essa fase sem se afundar na tristeza, sairá mais forte e madura.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boca

Redemoinho no cabelo

É uma tendência do cabelo de crescer em círculo voltado para a direita ou esquerda. Todos temos pelo menos um desses sinais (há quem tenha dois, três ou mais), que ficam em evidência se o cabelo é mais curto. Eles podem aparecer na franja, centro, laterais ou nuca e, novamente, recebem interpretações distintas no Oriente e no Ocidente.

Redemoinho no Oriente

Especialmente no mundo antigo, costumavam ser associados à inteligência.

Na China Antiga, eram vistos como o lugar onde a força do Céu entrou no corpo. Se no momento do nascimento de uma pessoa havia um redemoinho no centro da cabeça dela, yin e yang estavam equilibrados entre si; se começa na frente, ela é mais yin; se começa em direção à nuca, mais yang; se está localizado à direita, mais yin (tendência a ser mais ativa); se à esquerda, mais yang (tendência a pensar mais antes de agir).

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Veja também. Significado do símbolo ->  Toyota

Redemoinho no Ocidente

No Ocidente, o redemoinho no cabelo gera desagrado, simplesmente por não permitir qualquer penteado que a pessoa queira. Embora não haja como removê-lo, existem maneiras de escondê-lo (deixar o cabelo crescer) ou domá-lo (pentear a franja com redemoinho logo após o banho para modelá-la, usar secador ou fazer escova no couro cabeludo etc.).

Redemoinhos na cabeça são sinal de inteligência?

Existem pesquisas associando o sentido do redemoinho na cabeça com a mão que a pessoa usa para escrever (da direita para a esquerda, canhoto; da esquerda para a direita, destro). A explicação para isso é que, quando o feto se forma, é o mesmo tecido que cria o cérebro, a pele e os pelos. Esta também é a razão de cada hemisfério do cérebro controlar o seu lado oposto, como podem ter intuído alguns povos orientais.

Por outro lado, também há espaço para estudos polêmicos relacionando o grande número de redemoinhos com pessoas com transtornos mentais, ou dizendo que o sentido do redemoinho indicaria se alguém tem tendência à homossexualidade.