Lua

Todas as noites estamos perto dela. Às vezes passa despercebida, outras é admirada por sua beleza e luz, que ilumina os céus escuros. Estamos falando da Lua, um astro que o homem sempre venerou, sendo muitas vezes adorado em ritos místicos de tribos ou em letras de canções que marcaram nossas vidas, sendo trilha sonora para momentos de solidão ou de casais apaixonados, como em “Fly me to the moon” do conceituado artista Frank Sinatra, ou “Lua de São Jorge”, de Caetano Veloso. Mas você sabe o significa a lua como símbolo?

lua cheia

Símbolo da lua

Conhecida como a sombra do sol, ou o seu reflexo noturno, a lua sempre foi um símbolo místico na nossa história, principalmente por conta de seus fenômenos que influenciam diretamente o nosso planeta, como a sua atuação sobre as marés, ou em relação à fecundidade, com a ligação entre seus ciclos e o ciclo genético do embrião.

Veja mais sobre o significado do símbolo Sol.

Além disso, ainda temos outros significados místicos da lua, como o fato de ela ser um símbolo forte do secreto, do amago mais íntimo, contemplador dos sonhos, segredos, desejos e declarações que, muitas vezes, parecem inalcançáveis. Por outro lado, temos o lado mais obscuro, que evocava feras e luzes das trevas, como lobisomem a contemplando.

Veja mais sobre o significado do símbolo Lobo.

Ao todo, esse astro faz um paralelo à vida humana, com diversas fases passageiras que alteram tudo e todos ao seu redor, é o grande reflexo psicológico que passamos da infância até o dia de nossa morte. Como nós, a lua age de forma passiva, instável e receptiva.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pomba

Fases da Lua e significado das luas

fases da lua

Lua cheia

Quando a luz está sendo iluminada pelo sol e resplandece branca em seu noturno céu, chamamos de lua cheia. Ela ocorre quando completa o seu movimento de 180º graus.

Simbolicamente, é o momento em que representa o equilíbrio, a união, a junção do lado negativo e positivo. Nesse momento, a lua cheia favorece o crescimento, a força e a movimentação. Por isso, é o momento de se expor, de ser mais sociável, de cortar o cabelo para dar mais volume, paquerar e ganhar promoções no trabalho.

Lua crescente

Já a fase crescente, também chamada de Quarto Crescente, é quando só a metade da lua recebe a luz do sol, enquanto a outra está no mítico lado obscuro.

Simbolicamente, ela é a renovação, o crescimento, sendo um ótimo momento para investir em projetos novos, conhecer pessoas novas para se relacionar e cortar o cabelo para esperar um bom crescimento.

Lua nova

Praticamente invisível aos olhos mundanos, nessa fase, a lua some por estar alinhada à terra e ao sol.

Também propicio para encarar novos projetos, essa fase é perfeita para se reorganizar, mas de maneira pessoal, encarar as questões particulares e romper correntes do passado. Por conta disso, é hora de renovar, comprar roupas, iniciar procedimentos de beleza, investir financeiramente etc.

Lua minguante

Representa o final das fases e o início de um novo ciclo, que ocorre quando a Terra, Lua e Sol ficam em um ângulo aproximadamente reto, de um jeito que só conseguimos enxergar metade do disco lunar.

Veja também. Significado do símbolo ->  Unha

Esse é o momento de se recolher, poupar-se de conflitos, favorecer tratamentos cirúrgicos, aplicar tingimento nos cabelos, avaliar negócios e introspecção em relacionamentos.

Sol e Lua

O homem sempre enxergou a lua como um segundo sol, por isso a sua relação sempre esteve ligada. Ao mesmo tempo que existe essa ligação, eles são vistos como opostos que, juntos, buscam o equilíbrio. Enquanto o sol exalta e é um símbolo quente, a lua retém e é vista como mais frio. Como o Yin-Yang, um princípio da filosofia chinesa, yang (sol) é a claridade e Yin, a escuridão. Por isso, o eclipse é muitas vezes visto como um momento de harmonia, a junção dos dois lados.

Veja mais sobre o significado do símbolo Yin-Yang.

Significado no Tarot

O significado da lua no tarot é algo muito misterioso e traz energias que podem se modificar durante o caminho da leitura. Mas, no geral, ela surge para alertar sobre enganos e situações ilusórias na vida de quem virou essa carta. Ela traz como simbolismo o instinto, tendo a capacidade de prever as questões levantadas pelo consulente.

Enquanto, no amor, ela traz um aviso para que a pessoa se mantenha mais pé no chão no relacionamento, no trabalho ela indica novas portas na área de criatividade, mas também alerta para as fofocas que possam estar fazendo de você.

Khonsu

Também chamado de Chonsu, Chons, Khons, Khensu ou Khonshu, Khonsu é um deus egípcio da lua, cujo significado é “viajante”, o que se refere diretamente às viagens noturnas da lua pelo céu estrelado, onde dizem que ele foi fundamental no surgimento de novas vidas em todos os seres vivos. Khonsu tem uma reputação que ultrapassou o Egito, a de curandeiro, principalmente por ter a história de que a princesa Bekhten foi curada após ter se aproximado da imagem do deus egípcio de lua.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Caravaca

Veja também o significado do símbolo Estrela.

Tatuagem de Lua

Como explicamos no decorrer do texto, a Lua é um forte símbolo místico que representa fases e, nas tattoos de lua, isso não é diferente. Elas estão muito ligadas ao público feminino, principalmente pela história dela ser a contrapartida do sol.

As tatuagens de lua são muito versáteis em suas mais diversas fases e formas, mas geralmente elas estão ligadas a um lado místico, oculto, de muita sabedoria, ao equilíbrio (ou Yin-Yang, como citamos). Também é muito comum mamães as tatuarem como representação de um novo ciclo, da maternidade, de seus filhos.

Veja mais sobre os significados dos símbolos Trevo de Quatro Folhas e Coruja.