Estrela Cadente

Hoje não é difícil explicar cientificamente o fenômeno da estrela cadente: um corpo celeste qualquer (principalmente asteroides ou cometas), que, sob a ação do Sol, perde pedaços, os quais podem cair em qualquer lugar, por exemplo na Terra. Ao entrar em contato com a nossa atmosfera, essa matéria se incendeia, e ou se consume totalmente ou sobra um pouco para cair na superfície do nosso planeta.

É por causa dessa combustão que ela ganha a famosa cauda da estrela cadente, que deixa um rastro no céu. Não é um fenômeno incomum de acontecer; apenas é incomum de ser flagrado, principalmente por quem vive em grandes cidades. Existem até mesmo as chuvas ou tempestades de meteoros, que podem ser previstas pelos astrônomos, devido ao estudo das suas órbitas.

estrela cadente símbolo

Atente-se também à nomenclatura que os astrônomos usam: os corpos celestes de fora da Terra que dão origem a este fenômeno são meteoroides; os pedaços que se desprendem dos meteoroides e atravessam nossa atmosfera são conhecidos como meteoros; e os fragmentos de meteoros que chegam ao nosso chão recebem o nome de meteoritos. Portanto, a rigor, não são estrelas, embora recebam este nome popularmente.

Vamos conferir neste texto a simbologia da estrela cadente, para entender por que são atribuídos tantos significados místicos a ela. Continue lendo!

Simbolismo da estrela cadente

O simbolismo da estrela cadente faz parte do simbolismo da estrela no geral: devido à sua luz e ao fato de estar no céu simboliza esperança, mudança, iluminação, sorte, bons ou maus presságios, nascimento e renascimento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ébano

No entanto, a estrela cadente se destaca na variedade de estrelas existentes (náutica, pentagrama, de Davi etc.) por vir do céu em direção à Terra – isso representa uma ligação do céu com a Terra, ou do humano com o divino. Não à toa, o momento do avistamento de uma estrela cadente é considerado propício para se pedir algo: para os antigos, é quando os deuses estão espiando a vida na Terra, portanto estão mais dispostos a ouvir e atender desejos.

Também era comum em várias mitologias a ideia de que cada estrela guarda a alma de uma pessoa que vive na Terra, ou é a morada de um espírito protetor da alma de alguém (o que no cristianismo foi convertido em anjo da guarda), marcando a interferência das estrelas no destino das pessoas.

E ainda existe outra questão muito importante: muitos povos antigos também atribuíam à queda da estrela cadente presságios positivos ou negativos. Vejamos alguns deles:

  • Na mitologia grega: estrelas cadentes simbolizavam as lutas entre deuses, e foram muito frequentes durante as guerras destes com os Titãs, antes do completo domínio de Zeus, que, aliás, perseguiu a deusa Astéria, que, entre outras funções, controlava as estrelas cadentes. Filha do titã Ceos ou Koios e de Febe ou Phoebe, antiga deusa grega da Lua, ela simbolizava o lado escuro da noite, e pode-se ver nessa lenda mais um indício de que o culto a Zeus foi imposto pelo patriarcado e sufocou a cultura matriarcal original (representada pelos Titãs). Além disso, os gregos também acreditavam que as estrelas cadentes eram espíritos dos mortos indo ao céu ou vindo em direção à terra.
  • Em algumas partes da Ásia, as estrelas cadentes representavam as lágrimas da Lua, que chorava por estar prevendo algum acontecimento trágico.
  • Em Portugal, há lendas muito antigas dizendo que se uma estrela cadente caísse na Terra seria o fim do mundo. Para evitar que isso acontecesse, era de uso, ao se avistar alguma, desejar a ela “Deus te guie e te leve para bom lugar”. Elas também podiam ser associadas às almas dos mortos que, por não terem encontrado ainda seu destino devido aos seus pecados, erravam pelo céu procurando sua morada final.
  • Na Amazônia, contava-se de um tempo em que o céu tinha muito menos estrelas, sendo bem menos brilhante. As estrelas, infelizes, invejavam a vida alegre dos belos rapazes da Terra. Querendo trazê-los a si, foram à Terra na forma de estrelas cadentes, onde se transformaram em lindas moças, seduziram alguns deles e os levaram para o céu ao amanhecer, aumentando o número de estrelas. Este tema de uma divindade-estrela e um humano que se tornam um casal também é constante em várias mitologias.
  • Teriam sido os ciganos que espalharam pelo mundo a crença de fazer pedidos a uma estrela cadente.
  • Na tradição judaico-cristã, o símbolo da estrela cadente é associado com anjos caídos, ou seja, demônios.
Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela Náutica

Conclusão: a simbologia da estrela cadente pode ser toda traduzida pelo significado místico da estrela cadente.

Sonhar com estrela cadente

É sinal de bom presságio: quer dizer que a realização de um desejo se aproxima, ou que o sonhador viverá um momento de grande felicidade. Da mesma forma, sonhar com muitas estrelas cadentes ao mesmo tempo quer dizer que vários desses momentos felizes se aproximam.

Tatuagem de estrela cadente

Tattoos de estrela, no geral, são mais comuns entre as mulheres, embora os desenhos sejam considerados unissex. Elas costumam fazer artes muito delicadas em locais discretos, como punhos, pés, atrás da orelha, pescoço, costas e ombros.

Tattoo de estrela cadente geralmente significa um acontecimento repentino que, apesar de ter passado muito rápido, marcou a vida da pessoa para sempre. Por exemplo, um curto romance, um encontro especial etc.

Veja também: