Estrela

símbolo estrelaOra, direis, ouvir estrelas!” – Já dizia o poeta Olavo Bilac. Esses corpos celestes fazem parte da nossa vida desde que o mundo é mundo. Seja em versos, canções, pinturas ou como símbolos de religiosidade, as estrelas representam luz em nosso caminho, sinal do destino, boa sorte e proteção. Se você quer entender mais sobre os significados da estrela, vamos lançar um pouco de luz sobre esse símbolo tão querido quanto misterioso para a humanidade.

O que é uma estrela?

Basta olhar para o céu em noites de lua para avistar milhares de estrelas a olho nu. Mas, na verdade, elas existem aos bilhões e, até hoje, não se sabe o número exato. Corpos celestes de luz própria, as estrelas apresentam a forma de uma imensa esfera de brilho cintilante. Compostas de gás hélio e outros elementos, elas se mantêm no firmamento pela força da gravidade e podem existir por trilhões de anos

Estrelas na Astronomia

Estrelas se agrupam em galáxias e, somente na Via Láctea, contamos com cerca de 100 bilhões de estrelas! Dela, faz parte a estrela mais próxima da Terra, o Sol, que é responsável pelo calor e energia vital em nosso planeta.

O Sol fica a apenas 8 min/luz da Terra, e sem ele não existiria vida aqui. Um grupo de estrelas forma as constelações, das quais as mais conhecidas são “as Três Marias” e o “Cruzeiro do Sul”, além das Constelações do Zodíaco, como Touro, Leão, Escorpião, Peixes etc. Já a famosa Estrela Dalva, que avistamos pela manhã é, na verdade, o planeta Vênus.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cavalo

Veja também o significado do símbolo Sol e Lua.

Estrela Guia

Desde sempre, as estrelas iluminam nossos caminhos. Grande parte das doutrinas religiosas têm nelas um símbolo da ligação com o divino.

No sentido popular, o símbolo da estrela representa luz, proteção, guia, esperança e sabedoria. Por serem vistas no céu, representam a ponte entre o espiritual e o material. Como uma metáfora para direção e luz, a estrela também simboliza o caminho para se chegar a Deus. Assim como a Estrela de Belém, que conduziu os Reis Magos até Jesus ou a estrela que guia os viajantes no caminho de Santiago. Não por acaso, diz a sabedoria popular que quem tem sorte na vida, possui uma boa estrela.

A simbologia da Estrela

A força e o poder místico de uma estrela se traduzem no número de pontas que ela traz em sua representação. Conheça cada uma delas e o que simbolizam.

estrela símbolo

Estrela de Quatro Pontas

A estrela de quatro pontas se assemelha a uma cruz e tem grande simbolismo para a fé cristã, pois foi ela que guiou os Reis Magos ao local exato de nascimento do Messias, como consta no Evangelho de São Mateus. De acordo com teólogos, o fato marcou o cumprimento da Profecia da Estrela no Antigo Testamento. É chamada carinhosamente de a Estrela de Belém.

Estrela de Cinco Pontas

A estrela de cinco pontas representa o sagrado e tem origem no Pentagrama de Pitágoras. Segundo esse matemático, cinco é o número do homem, porque seu corpo e alma se divide em cinco partes. O Pentagrama é usado por várias religiões e doutrinas, como cristãs, druidas, maçons e na cabala. Além de o número cinco simbolizar a perfeição, no Cristianismo também representa as Chagas de Cristo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abelha

Veja também o significado do símbolo do Pentagrama.

Estrela de Seis Pontas

Também conhecida como Hexagrama, é um símbolo do Judaísmo. Formada por dois triângulos sobrepostos de forma invertida, representa a união dos opostos: céu e terra, espírito e matéria. Na fé judaica, a Estrela de Seis Pontas é reconhecida como a Estrela de Davi ou Escudo de Davi (do hebraico Magen David).

Veja também o significado dos símbolos Hexagrama e Estrela de Davi.

Estrela de Sete Pontas

Formada pela união do quadrado com o triângulo, sua força espiritual vem do simbolismo do número sete. Representa a harmonia do mundo, as sete cores do arco íris e as sete zonas planetárias. Para a doutrina budista, simboliza os sete degraus necessários para a evolução espiritual. No Cristianismo, representa os sete dias (ou eras) em que Deus criou o Universo. E na Umbanda, cada ponta da estrela corresponde a um orixá.

Estrela de Oito Pontas

Formada por dois quadrados sobrepostos, no Hinduísmo a estrela de oito pontas, ou Octograma, é chamada de Estrela de Lakshmi, em homenagem à deusa da abundância. Suas oito pontas representam as riquezas concedidos a essa deusa. No Islamismo, essa estrela é chamada de Rub el Hizb e figura em emblemas e bandeiras, simbolizando plenitude, riqueza e regeneração.

A Estrela de Diamantes

Em 2014, uma equipe de astrônomos fez uma descoberta impressionante: localizou no espaço sideral uma estrela feita de diamantes do tamanho do nosso planeta. Trata-se de uma estrela anã branca, de luz fria, que se encontra em processo de cristalização, o que levou a formar essa espécie de diamante gigante. Essa verdadeira joia do espaço foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Milwaukee (USA).

Veja também. Significado do símbolo ->  Tridente

Estrela Cadente

Com todo simbolismo que encerra, a Estrela Cadente na verdade não é uma estrela e sim um pedaço de meteoro que penetra na atmosfera, deixando um rastro de luz. Estrelas cadentes são interpretadas como mensageiras de sorte e bons presságios. Por isso, na crendice popular, quem vê uma estrela cadente deve fazer um pedido.

Tatuagem de Estrela

Está pensando em fazer uma tatuagem de estrela? Saiba que elas têm várias formas e significados e trazem diferentes mensagens, de acordo com o número de pontas. Além disso, uma estrela tatoo serve tanto para demonstrar fé e busca de luz em seus caminhos, quanto homenagear alguém que já se foi e “virou estrela no céu”. Veja qual delas combina mais com você:

  • Estrela cadente: sorte e sucesso, desejo atendido.
  • Estrela de cinco pontas: harmonia com o divino.
  • Estrela de seis pontas: lembra a estrela de Davi e remete ao Judaísmo.
  • Estrela de sete pontas: simboliza o mundo místico e o número da perfeição.
  • Estrela de oito pontas: ligada ao Hinduísmo, representa desejo de prosperidade.