Gato

Quem consegue resistir a um belo gato, não é mesmo? São um dos animais mais belos que já pisaram na natureza e, além disso, conseguem combinar uma elegância sem igual com uma fofura igualmente gigantesca.

No entanto, longe de ser somente um animalzinho de estimação encantador, você sabia que o gato é um animal com grandes poderes espirituais e que, ao longo dos milênios, tem sido venerado como divindade, como animais mágicos e que trazem grande sorte?

gato símbolo

Nesse artigo, você vai descobrir tudo sobre o símbolo do gato, qual é o papel do gato na espiritualidade, como são as representações do gato no misticismo egípcio e o gato japonês e, é claro, saberá se o gato preto dá sorte ou azar.

Qual é o significado de gato?

O gato parece sempre olhar para algo que as pessoas de “visão limitada” não conseguem ver. Há uma grande relação do gato com a espiritualidade, pois acredita-se que estes animais são detentores de um grande poder paranormal e, é claro, um conhecimento muito maior sobre os segredos da vida do que os seres humanos.

Este felino passa a impressão de que pertence a um plano superior e que possue uma consciência mais elevada. Mesmo quando não demonstramos, os bichanos parecem saber, exatamente, como estamos nos sentindo.

Além disso, eles compreendem cada palavra que o seu dono diz. Isso é tão verdade que, quando conversamos com os gatos, eles nos olham diretamente nos olhos. Em seu olhar penetrante, vibra a inteligência, a compreensão.

Embora a simbologia do gato seja muito positiva em diversas culturas, desde a Idade Média um tipo de gato tem sofrido grandes preconceitos: trata-se do gato preto.

Veja também. Significado do símbolo ->  Labirinto

Foi nessa época que começou a se espalhar a crença de que cruzar com um gato preto dá azar, pois dizia-se que o gato preto nada mais era do que uma bruxa disfarçada.

Entretanto, a simbologia do gato preto, para outras culturas, é tão positiva como as outras cores. Aliás, mais do que isso: são sinais de uma sorte imensa!

O que significa o gato no misticismo egípcio?

Os gatos são venerados no Egito desde a Antiguidade. Isso acontece porque o gato no misticismo egípcio é considerado como a personificação de Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade, além de ser a protetora das gestantes.

O gato no misticismo egípcio é tão forte que, quando vivo, recebia diversos cuidados especiais e, quando morria, era mumificado e enterrado em um lugar especial.

Qual é o papel do gato na espiritualidade?

Certamente, você ouviu falar que o Universo é energia pura, certo? O gato na espiritualidade é um animal muito especial, justamente porque eles possuem uma capacidade de absorver e neutralizar as energias negativas do ambiente e das pessoas que ali estão.

O local onde vive o gato é tido como “dele”, e ele se sente na responsabilidade de limpar as energias do local, isso inclui as das pessoas que integram a família que ali mora. O gato tem a capacidade de afugentar fantasmas, espíritos desnorteados e almas atormentadas que se encontram num lugar.

Sabe aquela “loucura de gato”, de correr de um lado para o outro sem parar? É justamente como o felino transmuta a energia negativa em positiva, deixando o ambiente limpo. Por isso, o significado do gato é ser um protetor do ambiente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triskle

E não é só isso: como o gato é muito apegado ao seu lado, se ele ver algum espírito, ele vai correr até que ele vá embora.

símbolo gato

Aliás, você já se perguntou o que significa gato olhando fixamente para determinado lugar por minutos a fio, com um olhar ameaçador ou até mesmo assustado? É porque, de fato, ele está observando alguma presença que não deveria estar lá! Pode ser momento, aliás, de fazer uma oração ou uma limpeza no ambiente.

Porém, se o felino identificar o espírito como um guardião, um antepassado, ele não o afugentará, pelo contrário, o receberá como um amigo e até mesmo brincará com ele!

Quando os gatos sentem que a energia de um indivíduo da casa está precisando ser “limpa”, é normal que se aproximem e se sentem no colo dele, que se esfreguem em suas pernas ou que se apoiem sobre uma parte do seu corpo quando está deitado. Se tem gatos e eles costumam deitar-se em cima de você, não os afaste: eles sabem o que estão a fazer, e essa é a sua maneira de sugarem as energias negativas que você tenha, retomando o seu equilíbrio energético.

O que é o Manekineko (gato japonês)?

Um simbolismo do gato muito conhecido é o Manekineko ou, literalmente, “gato acenando”. O gato japonês ganhou o mundo como um símbolo de grande sorte e prosperidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fênix

A imagem do gato japonês que lembra um gato se coçando pode ter dois significados diferentes:

  • Pata direita: Chama saúde e dinheiro;
  • Pata esquerda: Chama clientes e prosperidade.

Hoje em dia, porém, a simbologia do gato acenando ganhou muitos outros significados, como atrair amor, por exemplo.

O que os sonhos com gato querem dizer?

Apesar de ser um animal encantador, os sonhos com gato geralmente trazem um significado negativo, tal qual a energia que ele absorve.

Dependendo de como o gato estiver, você pode estar com problemas com hipocrisia, obstáculos a vencer, excesso de alguma coisa etc.

Preste muita atenção quando sonhar com gato, pois vem sempre no momento certo, trazendo a mensagem que você precisa receber.

gato

O que significa a tatuagem de gato?

A tatuagem de gato é muito popular, especialmente entre as mulheres, que possuem uma ligação muito forte com estes felinos.

O significado da tatoo de gato pode ser muito variado mais, geralmente, tem relação com o empoderamento, prosperidade, sorte, ligação com o mundo espiritual, inteligência, intuição, elegância etc.

Você gosta de gatos? Possui algum (alguns) em sua casa? Conte tudo para nós nos comentários!

Veja também os significados dos símbolos: