Cão

A simbologia do Cão está relacionada a diversos significados, entre eles a fidelidade, companheirismo e, principalmente, a lealdade, sendo exatamente as características que mais valorizamos nesses animais que são tão companheiros. Além disso, o simbolismo do cão também se relaciona à inteligência, obediência e proteção, que são outros aspectos, dessa vez relacionados à sua alta capacidade.

símbolo cão

Em diferentes mitologias, o cachorro está associado a impérios subterrâneos e invisíveis, podendo possuir um significado atrelado à morte ou mesmo ao inferno.

Símbolo de lealdade

A relação entre homem e cão surgiu há milhares de anos. Com o tempo, esses animais domesticados passaram a ter uma grande importância. O significado de cão passa muito pela sua relação de lealdade com os seres humanos. Seja como guarda, cães de caça ou apenas companheiros, esses animais são considerados os melhores amigos do homem.

Existem muitos casos de cachorros leais até mesmo depois da morte de seus donos. Não é à toa que o maior símbolo do cão é a lealdade. Até mesmo na mitologia, o cachorro é a figura responsável por guiar o homem na escuridão e na morte, sendo um verdadeiro intercessor entre os mundos, nos guardando e protegendo até mesmo no pós-morte.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abelha

cão tattoo

Cão e o Lobo

O que significa cão pode ser algo que apresente algumas ambivalências. Temos o seu lado mais amigável, na figura do cachorro fiel e companheiro do homem. Por outro lado, existe a figura do lobo, de quem os cães derivaram diretamente.

Os lobos são animais selvagens que foram domesticados, gerando a formação dos cachorros domésticos. Embora possam se parecer com os cães, ainda são animais selvagens e possuem seus instintos de sobrevivência fortíssimos. Dessa forma, são vistos por muitos como animais impuros ou até mesmo diabólicos.

Veja aqui tudo sobre o significado do símbolo Lobo.

Cão figura mitológica

O Cérbero, mitologia grega, é um exemplo de figura mitológica. Esse cão de três cabeças era o guardião da entrada do submundo, o reino dos mortos, governado por Hades. Ele permitia as almas entrarem, mas jamais poderiam sair. Qualquer mortal que se aproximasse seria destruído. Mais uma vez a relação entre o cão e a morte. Porém, diferentes culturas também possuíam sua relação com os cachorros em sua mitologia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Tridente

cão cérbero

Veja aqui tudo sobre o significado do símbolo Hades.

Cão na iconografia egípcia

Mais uma vez o cachorro se relaciona com a morte. Nesse caso, os egípcios acreditavam no deus Anúbis, que possuía corpo humano e a cabeça de cachorro. Estava relacionado à morte e ao processo de mumificação, sendo um protetor das pirâmides. Na iconografia em si, o cão era o guardião das portas sagradas e deveriam combater os inimigos da luz.

Veja aqui tudo sobre o significado do símbolo Pirâmide.

Cão nas antigas tradições mexicanas

Como alguns podem ter visto em filmes, os cães tinham uma função de guiar o dono no mundo dos mortos. Eles são criados justamente para acompanhar os seus donos nessa jornada. Alguns mexicanos tinham o costume de sacrificar os cães quando seu dono morria, para que eles pudessem seguir juntos para a morada dos mortos.

Cão nas mitologias ancestrais

Em diferentes mitologias, o cão pode estar associado ao fogo, como sendo o responsável direto pela sua descoberta. Ele simboliza um conhecido humano. Alguns chegam a relacionar a voracidade desse animal com o fogo e paixão sexual.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coiote

Veja aqui tudo sobre o significado do símbolo Fogo.