Fogo

fogo símbolo A maneira que conhecemos a sociedade humana ocorreu a partir do momento em que o homem passou a dominar o Fogo. Antes desse domínio, o homem vivia igual às demais espécies de animais, ou seja, com uma limitada capacidade de comunicação. Isso pode ser atribuído a um intelecto em desenvolvimento.

Nessa perspectiva, uma vez que o homem teve o domínio do fogo, o cérebro humano se expandiu e proporcionou a ele seu crescimento.

Os indivíduos estavam sujeitos a utilizar esse elemento apenas quando ocorriam queimadas, que poderiam ser decorrentes de causas naturais e/ou de descargas elétricas dos raios, antes das técnicas de controle do fogo.

Uma vez que esse domínio ocorreu, inúmeros avanços foram conquistados, sejam eles:

  • Preparo de alimentos e bebidas;
  • Atividades noturnas;
  • Afugentamento de animais;
  • Utilização em caçadas;
  • Emprego na agricultura;
  • Larga utilização da pecuária;
  • Limpeza de áreas; e
  • Fundição de metais.

É inegável a importância do fogo devido ao seu múltiplo uso na praticidade diária na vida humana, que possui um valor diferente para cada povo e cultura.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ômega

O que significa Fogo

O fogo significa a vida, iluminação, paixão, o conhecimento intuitivo e espírito. Diante disso, tanto no Ocidente quando no Oriente, o Fogo remete a um símbolo regenerador e purificador.

No que tange ao significado sobrenatural do fogo, ele vai desde as almas errantes até o espírito divino.

Simbologia de Fogo

O fogo simboliza renascimento e renovação. Sob outra perspectiva, também possui um aspecto destruidor. Isso pode ser imaginado pelo fogo do inferno, que representa o ato de arder eternamente sem possibilidade de regeneração.

O culto ao fogo pode ser encontrado nas lareiras, nos lares e em todos os povos. É possível notar, por exemplo, no Candomblé, uma forte relação com os elementos da natureza. Xangô, que é a entidade mais popular, é miticamente um rei. Ele tem o fogo como seu principal elemento natural. Além disso, muitos adeptos do Candomblé realizam inúmeras festividades ao longo do ano na presença de fogueiras.

símbolo do fogo

Simbolismo do Fogo no Zodíaco

O elemento Fogo, junto com a Água, Terra e Ar é um dos quatro elementos tradicionais do Ocidente. Ele está presente em todas as grandes religiões, na alquimia, astrologia e na maçonaria.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabeça

Ainda nessa perspectiva, Fogo é o elemento dos signos Áries, Leão e Sagitário. Fogo rege o Planeta da Guerra, Marte, que, por sua vez, rege apenas um signo do zodíaco: Áries.

Associação ao Fogo

O fogo também é visto como símbolo de purificação em culturas agricultoras, que representa os incêndios dos campos. Ele é muito usado, também, em rituais de passagem como símbolo de purificação, dado a sua qualidade de purificação.

Nos rituais de morte e nascimento, o fogo é associado à água, seu princípio antagônico. A purificação através do fogo é complementar à purificação que a água exerce, que também é regeneradora.

Em contrapartida, o fogo se distingue da água por simbolizar a purificação através da compreensão, que pode ser desde a forma espiritual até a verdade.

Cabe destacar que os rituais de cremação são oriundos da acepção do fogo como um mensageiro entre o mundo dos vivos e dos mortos. Ademais, o fogo possui um simbolismo sexual intrinsecamente ligado à sua obtenção por fricção, que consiste em um movimento de vai e vem. Além dessa imagem nos remeter ao ato sexual, é visto como resultado de uma união.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

Veja também o significado do símbolo Leão.